Organização de Guarda Roupa

Nossas rotinas estão cada vez mais agitadas e corridas, sobrando pouco tempo para realizar as tarefas de casa consideradas menos importantes, como a arrumação do nosso guarda roupa ou closet.

Entretanto, deixar um guarda roupa desorganizado, sem uma ordem das peças e sem manter os cuidados necessários com cada uma delas, atrapalha bastante na hora de escolher quais roupas irá utilizar, além de que, você provavelmente esquecerá algumas peças importantes, que se perdeu em meio a tanta bagunça.

Por esse motivo, um consultor de moda deve sempre auxiliar seu cliente no que diz respeito à organização de seu guarda roupa. Nesse caso, a organização envolve tudo, desde a limpeza e higienização, até as melhores formas de armazenar, disposição de peças e setorização das peças. É sobre isso que esse tópico de nosso curso irá tratar.

• Reveja peça a peça

É natural que ao longo de nossa vida tenhamos algumas peças preferidas, que de tempos em tempos dão espaço a outras. Essas peças que acabam ficando esquecidas podem não se enquadrar no estilo pessoal atual, ou ter sido apenas uma roupa da moda, que não faz parte da tendência

Portanto, chegou o momento de rever cada item do guarda roupa e separá-lo em 3 montes.

Jogar fora: todas as roupas velhas, sem utilidade devem ser descartadas. Lembre-se que não se deve doar nenhuma roupa que não esteja em um bom estado, ou seja, se você não usar, outra pessoa também não deve usar!

Doar: Roupas que já não cabem mais, ou que seu cliente tenha certeza que não quer guardá-las, muitas vezes por alguma lembrança negativa ou por não gostar do modelo, deve ser doada.

Manter: É tudo que sobrou. Essas são as peças que farão parte do leque de opções na hora de se vestir. Devem estar em um bom estado de conservação e vestir bem o corpo.

É importante limitar a quantidade de peças que somos mais apegadas, as famosas “roupas de recordação”. É claro que elas são importantes, pois trazem uma boa lembrança, remete ao afeto ou a alguém importante. Entretanto, também é necessário aprender a desapegar e não guardar cada peça do passado.

• Categorize tudo o que ficou

Agora que você já sabe tudo o que irá ficar, que tal separar por categorias? Podem ser feitas as categorias básicas como: camisetas, calças, vestidos, casacos, etc. Ou se preferir categorizar em: roupas para o inverno, roupas do dia a dia, e roupas para o trabalho.

Dessa forma, você conseguirá saber quais itens estão em maioria, que necessitam de maior espaço do guarda roupa.

• É hora de colocar cada coisa em seu devido lugar

Após categorizar as peças, chegou o momento de definir setores para elas no guarda roupa. É importante que antes de guardar qualquer roupa, seja feita a higienização correta do móvel, utilizando um pano úmido e um pouco de detergente líquido, desinfetante ou álcool. Evite utilizar água sanitária, pois resquícios do produto podem manchar as roupas.

Com isso, guarde cada peça em seu lugar definido, seja uma gaveta, prateleira, cabideiro, lado do guarda roupa, etc. Apenas se certifique de delimitar bem os locais.

• Invista em cabides

Quando há bastante espaço é preferível que a grande maioria das peças sejam armazenadas em cabides e não dobradas. Isso favorece com que ela não fique amassada, e seja mais fácil de ser visualizada.

Junto a isso, é importante padronizar o tipo de cabide. Existem vários modelos no mercado, podendo ter visuais, cores e formatos diferentes. Na hora de guardar casacos de inverno, por exemplo, é necessário utilizar cabides reforçados. Para peças com tecidos delicados, um cabide revestido é o mais interessante para evitar marcas.

• Mantenha e cuide

Com tudo arrumado em seu devido lugar, agora basta preservar a organização. O cuidado com cada peça é essencial, por isso, esteja atento às instruções que o fabricante coloca na etiqueta.

No mais, você ainda pode sugerir para seu cliente utilizar uma mistura com amaciante, água e álcool para deixar o local perfumado e as peças limpas.

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll