Orientações de Segurança para a Merendeira
Acidentes de trabalho são sempre indesejáveis por nos limitar fisicamente ou impedir que o trabalho seja realizado, bem como as rotinas do dia a dia. Dessa forma, é importante a adoção de alguns cuidados para vivermos mais e com qualidade. Uma maneira de se alcançar isso é através da prevenção, evitando acidentes.
No caso das merendeiras não há diferença, alguns protocolos também são importantes de serem seguidos, e é exatamente sobre isso que este capítulo irá falar.
O fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) é algo obrigatório e gratuito, este deve ser adequado às necessidades da função, além de estar dentro dos padrões de qualidade e aprovado pelo órgão regulamentador.
Por outro lado, a merendeira, e qualquer outro empregado nos demais segmentos de mercado que necessitem desses equipamentos, têm o dever de utilizar da forma e da maneira orientada nos momentos que exigem esse equipamento, deve zelar e se responsabilizar pela guarda e conservação e é importante que a merendeira aponte ao seu superior quando este material sofrer alguma avaria que necessite alteração. Além do uso correto, é importante tomar medidas preventivas para que os riscos não sejam recorrentes.
1.Orientações de segurança dentro da cozinha
Os eletrodomésticos e equipamentos dispostos na cozinha estão lá para auxiliar as merendeiras e auxiliarem no trabalho de preparar e servir as refeições. Por outro lado, apesar de conferir agilidade e benefícios, vários destes devem ser usados com bastante atenção para não trazer prejuízos à saúde do trabalhador.
- Riscos existentes no ambiente:
Podem ocorrer choques devido à fiação ou plugue danificados ou mal conservados, além disso os choques podem ocorrer na higienização dos equipamentos conectados à tomada e também na manipulação com as mãos ou pés molhados.
Acidentes envolvendo as mãos durante a operação de algum equipamento com lâminas ou prensas também são possíveis. Paralelo a isso, também ocorre queimaduras na má manipulação do forno, afetando mãos, braços e rosto.
- Prevenção
Observar se o equipamento que será limpado está desconectado da tomada, bem como manipular ele com as mãos secas e pés calçados. É indicado que a mão esteja seca também para que nenhum material fique escorregadio, possibilitando algum corte ou dado maior, observe se os encaixes estão seguros para que nenhum equipamento seja projetado.
Travar o forno, evitar a circulação nas proximidades e acender a chama após liberar o gás também são ações preventivas contra queimaduras e explosões.
Além disso, é importante não depositar utensílios nas bordas de prateleiras para que não caia sobre algum funcionário e em caso de utilizar algo que está guardado em locais altos é necessário o uso correto da escada.
Caso o uso de determinado equipamento seja desconhecido pela merendeira, esta deve informar a necessidade de esclarecimentos acerca daquele material. Em hipótese alguma o profissional deve se aventurar e “tentar descobrir” como ocorre o funcionamento, é importante que haja um manual de instruções, mas o indicado é que uma pessoa experiente esteja ao lado do leigo para passar as informações e supervisionar a manipulação nos primeiros dias.
2.EPI’s necessários para a função de merendeira
Os EPI’s não são os mesmos para todas as profissões, existindo equipamentos específicos de acordo com a função do profissional responsável pela merenda da unidade escolar. Estes equipamentos têm relação direta com a prevenção de muitos acidentes
a) Luva de malha de aço (02 fios)
Esse tipo específico de luva é indicado para o corte de carnes cruas e vegetais, mas também pode ser utilizado para outras finalidades que envolvam cortes por facas.
Estas luvas devem ser devidamente higienizadas após o uso, e isso pode ser feito com detergente e enxaguar com água corrente e posteriormente ser desinfetadas sob fervura durante 15 minutos. Feito esses passos, as luvas devem ser guardadas em um local limpo e seco reservado apenas para seu armazenamento.
b) Luva cirúrgica descartável
Neste caso, as luvas são utilizadas quando talheres e agarradores estiverem disponíveis ou se a finalidade não permitir seu uso.
c) Luva de Látex
A luva de látex é ideal para a limpeza, principalmente para aquelas que utilizam produtos químicos, ou para a coleta de lixo. O seu uso também pode ser realizado pelas merendeiras de pele sensível que possuem alguma alergia a determinado sabão ou detergente, lembrando que nenhum produto deve ser utilizado sem proteção caso a pessoa perceba o desenvolvimento de algum processo alérgico.
d) Botas e sapatos de segurança antiderrapantes
Os calçados com essa característica impedem que o funcionário executor da merenda caia quando, eventualmente, o piso estiver molhado. O seu uso é necessário até mesmo sem que haja essa umidade, pois, a prevenção é importante.
e) Avental de PVC branco
Isso impede que respingos do cozimento chegue até a farda ou a pele, promovendo proteção principalmente quando a manipulação for de alimentos em altas temperaturas nos fogões ou fornos.
f) Touca
A touca foi citada anteriormente como um item que age na higiene dos alimentos, impedindo que o cabelo chegue aos alimentos, mas ela também tem uma função de proteção para a merendeira, já que vapores não irão chegar diretamente à sua cabeça.
Este artigo pertence ao Curso de Merendeira
Faça o Curso completo grátis!!