Massagem no Corpo Humano e seus efeitos
Atualmente já sabemos que a massagem é um artifício de extrema importância para a manutenção da saúde e da qualidade de vida de diversas pessoas ao redor do mundo. A sua terapêutica é capaz de auxiliar na garantia de conforto para indivíduos com doenças que ainda não possuem cura, fornecendo um alívio no tratamento das dores e sintomas de suas enfermidades.
De maneira geral, a massagem é uma técnica que provoca um maior fluxo sanguíneo na região trabalhada devido a dilatação dos pequenos capilares. Dessa forma, conseguimos promover uma sensação de maior fluidez e a remoção de substâncias que são consideradas maléficas para o bom funcionamento do organismo.
Isso acontece pois, quando temos a realização das manobras de massagem provocamos o processo de hiperemia local. É a partir dessa hiperemia que conseguimos gerar um efeito positivo na troca de nutrientes e oxigenação dos tecidos, retirando os resíduos metabólicos que podem estar prejudicando o bom funcionamento do nosso metabolismo.
Além disso, quando aplicamos a massoterapia, também fornecemos o relaxamento do corpo, possibilitando assim o alívio de tensões e a regulação do ritmo cardíaco.
O corpo humano é um complexo intrinsecamente conectado através de órgãos e sistemas distintos. Esses sistemas são os mecanismos responsáveis por manter o equilíbrio do organismo através da homeostase. Como consequência, um pequeno desequilíbrio, falha, superprodução e qualquer alteração em um desses sistemas provocará alterações no corpo como um todo.
E da mesma forma como a homeostase atua na transmissão dos impactos negativos do corpo, ela também é capaz de realizar regulações a partir dos efeitos positivos exercidos nos nossos sistemas. Dessa forma, toda vez que uma região for manipulada com as manobras de massagem, o corpo inteiro será afetado.
Isso acontece pois a massagem pode proporcionar um relaxamento do organismo e também fornece alternativas terapêuticas para a garantia de melhores condições emocionais. Como resultado, as técnicas da massoterapia acaba por influenciar diretamente nos processos orgânicos, sejam esses produtos de maneira direta ou através dos metabolismos secundários, gerando os chamados efeitos reflexos.
Por fim, podemos concluir que de maneira geral, a prática da massoterapia pode promover diversos benefícios para a saúde dos nossos corpos. Como exemplo podemos citar as vantagens dessa técnica para a restauração muscular, já que, conforme os movimentos e manobras de massagem são realizados, conseguimos remover com mais eficiência o ácido lático presente nos músculos.
Assim, garantimos uma movimentação mais firme da musculatura e consequente retorno do tônus muscular. É por esse motivo que hoje, a massoterapia é largamente utilizada no preparo de atletas, visto que ela consegue melhorar a oxigenação muscular, deixando a musculatura mais flexível e relaxada, melhorando as tensões.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Massoterapia
Faça o Curso completo grátis!!