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Os Sistemas de Canais de Distribuição dos Produtos

Os sistemas de distribuição fazem parte de uma estratégia logística de longo prazo de uma empresa que visa maximizar a utilidade do tempo, de lugar e de posse.

Nessa realidade, existem vários tipos de estruturas alternativas de distribuição que as empresas podem adotar.

Como você viu anteriormente, é possível lidar com a distribuição direta de produtor para varejista, de fabricante para atacadista, de fabricante para representantes, entre outros modelos.

Somente com os estudos dos aspectos mercadológicos que é possível eleger qual o melhor tipo de distribuição para seus produtos, sem esquecer o segmento que se deseja atingir.

Nesse contexto, um dos grandes pontos de preocupação dos profissionais da área de marketing é com o nível de controle que é possível exercer sobre os intermediários presentes no canal de distribuição dos produtos.

Sem os esforços devidos e cooperatividade de todos os intermediários, nenhum esforço de marketing será suficiente para atingir as metas estabelecidas pelas empresas.

Diante disso, as empresas fornecedoras e produtoras costumam trabalhar para obter o maior controle possível do desempenho dos intermediários.

Para que isso ocorra, existem sistemas que geram um maior controle daqueles que trabalham na distribuição de seus produtos.

Os dois principais são: sistemas verticais e sistemas horizontais.

Nesta seção, veremos em detalhes sobre cada um deles:

Sistemas Verticais de Marketing

Os sistemas verticais de marketing, também chamados de Programação Distribuída, é uma estratégia na qual o trabalho do distribuidor é monitorado pelos fabricantes, em especial, nas atividades chave, como o planejamento de vendas, estoque, treinamento de vendedores, marketing e propaganda.

Esse modelo de administração de intermediários podem ser classificados nos três principais tipos abaixo:

  • Sistema Cooperativo

No sistema vertical cooperativo uma empresa adquire outra empresa dentro de um mesmo canal.

Para clarear, vamos pensar em uma fabricante que compra uma empresa do tipo varejista.

Nesse caso, a fabricante passa a ter total domínio sobre a distribuição do seu produto.

De maneira oposto, também é possível que um varejista se torne proprietário de uma empresa fabricante.

Dessa forma, o varejista passa a ter um maior controle no canal de distribuição dos produtos.

  • Sistema Administrado 
No modelo de sistema administrado, o desempenho das vendas dos produtos é influenciado justamente pela força que a marca tem.

Então, por exemplo, o sistema administrado funciona bem se a marca é líder na preferência da maioria dos consumidores do segmento em que a mesma atua.

Nesse caso, a fornecedora tem uma maior cooperação dos intermediários na venda de seus produtos quando comparada com uma marca que ainda não é conhecida pelo mercado.

A marca dominante do mercado costuma ter um maior controle dos seus revendedores, contando com a garantia de cooperação dos intermediários, graças ao tamanho do seu poder.

  • Sistema Contratual
O sistema contratual é um modelo que existe graças à celebração de um contrato  operacional entre todos os membros, canal de distribuição. 

Ainda dentro desse sistema, existem 3 subdivisões:

  1.  Sistema contratual de distribuição: Costuma acontecer em forma de franquias e algumas fabricantes licenciam que os intermediários distribuam os produtos.
  2. Sistema contratual varejista: Os intermediários são licenciados pelos fabricantes que representam. Um exemplo clássico desse sistema são as concessionárias de veículos.
  3. Sistema contratual de serviço: Nesse sistema, as empresas de serviços que licenciam outras a atuarem em seu nome. Para que isso ocorra, o licenciado ou franqueado deverá obedecer às exigências feita proprietária da marca. 
Os Sistemas Horizontais 

Os sistemas horizontais de marketing ocorrem quando uma empresa passa a ter posse de uma concorrente sua.

Ao adquirir a concorrência, a empresa pode ter uma maior participação no canal de distribuição.

Para evitar a formação de monopólio, o Governo monitora de perto essas aquisições.

Nesse tipo de  sistema as empresas passam a crescer mais rapidamente e ganham escala, pois aumentam seu número de pontos de venda.

No nordeste, por exemplo, o Grupo Pão de Açúcar vem adquirindo supermercados menores para aumentar a rede.

No e-commerce, a B2W é a fusão da Submarino, Shoptime, Americanas.com, uma empresa que atua em aproximadamente 40 categorias de produtos.

Esses sistemas horizontais procuram para além de aumentar sua quantidade de clientes, também estar mais perto dos mesmos. 

Por isso, essas empresas investem fortemente em ações de marketing de relacionamento.

No varejo, as empresas precisam otimizar a logística de distribuição dos produtos que revendem.

Nesse caso, muitas delas investem na construção de centros de distribuição em localizações estratégicas, diminuindo assim o tempo de entrega aos clientes. 

Além disso, são reduzidos os gastos de entrega com a construção desses centros de distribuição, podendo causar menos impacto no preço final dos produtos.

Mesmo sendo um grande investimento, na maioria das vezes, o valor é altamente recompensado com a fidelização do cliente.

Afinal, não há nada que se compare com a satisfação do cliente em receber a sua mercadoria em um curto espaço de tempo.


Este artigo pertence ao Curso de Noções de Logística

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