Os Sistemas de Canais de Distribuição dos Produtos
Os sistemas de distribuição fazem parte de uma estratégia logística de longo prazo de uma empresa que visa maximizar a utilidade do tempo, de lugar e de posse.
Nessa realidade, existem vários tipos de estruturas alternativas de distribuição que as empresas podem adotar.
Como você viu anteriormente, é possível lidar com a distribuição direta de produtor para varejista, de fabricante para atacadista, de fabricante para representantes, entre outros modelos.
Somente com os estudos dos aspectos mercadológicos que é possível eleger qual o melhor tipo de distribuição para seus produtos, sem esquecer o segmento que se deseja atingir.
Nesse contexto, um dos grandes pontos de preocupação dos profissionais da área de marketing é com o nível de controle que é possível exercer sobre os intermediários presentes no canal de distribuição dos produtos.
Sem os esforços devidos e cooperatividade de todos os intermediários, nenhum esforço de marketing será suficiente para atingir as metas estabelecidas pelas empresas.
Diante disso, as empresas fornecedoras e produtoras costumam trabalhar para obter o maior controle possível do desempenho dos intermediários.
Para que isso ocorra, existem sistemas que geram um maior controle daqueles que trabalham na distribuição de seus produtos.
Os dois principais são: sistemas verticais e sistemas horizontais.
Nesta seção, veremos em detalhes sobre cada um deles:
Sistemas Verticais de Marketing
Os sistemas verticais de marketing, também chamados de Programação Distribuída, é uma estratégia na qual o trabalho do distribuidor é monitorado pelos fabricantes, em especial, nas atividades chave, como o planejamento de vendas, estoque, treinamento de vendedores, marketing e propaganda.
Esse modelo de administração de intermediários podem ser classificados nos três principais tipos abaixo:
- Sistema Cooperativo
No sistema vertical cooperativo uma empresa adquire outra empresa dentro de um mesmo canal.
Para clarear, vamos pensar em uma fabricante que compra uma empresa do tipo varejista.
Nesse caso, a fabricante passa a ter total domínio sobre a distribuição do seu produto.
De maneira oposto, também é possível que um varejista se torne proprietário de uma empresa fabricante.
Dessa forma, o varejista passa a ter um maior controle no canal de distribuição dos produtos.
- Sistema Administrado
- Sistema Contratual
- Sistema contratual de distribuição: Costuma acontecer em forma de franquias e algumas fabricantes licenciam que os intermediários distribuam os produtos.
- Sistema contratual varejista: Os intermediários são licenciados pelos fabricantes que representam. Um exemplo clássico desse sistema são as concessionárias de veículos.
- Sistema contratual de serviço: Nesse sistema, as empresas de serviços que licenciam outras a atuarem em seu nome. Para que isso ocorra, o licenciado ou franqueado deverá obedecer às exigências feita proprietária da marca.
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