Muito utilizados no mundo da moda e constantemente confundidos, a estampa e a padronagem são dois tipos de artifícios que conferem características específicas a uma roupa. Ambos estão presentes em diferentes estilos e são desmistificados a partir das técnicas utilizadas para compor um ou outro numa determinada roupa.
Na padronagem o desenho formado é realizado na trama do tecido, ou seja, no processo de tecelagem. Caso você possua alguma dúvida, basta olhar o lado contrário do tecido, se for padronagem, você notará um padrão contrário, ou seja, ao avesso.
Já a estampa consiste num processo de adição de um padrão ao tecido já pronto, ou seja, é realizado após o processo de tecelagem. Logo, ao virar o tecido pelo avesso, por exemplo, você não conseguirá encontrar nenhum padrão, além do tecido liso.
Em relação a utilização, ambas as composições são muito aplicadas na construção de looks, podendo incrementar o visual, tornando-se a peça chave da produção.
A questão das estampas e padronagens é que elas têm a capacidade de chamar atenção diretamente para elas, dessa forma, compor um look com mais de um tipo desses artifícios ainda é uma das tarefas mais difíceis para os consultores de moda. Logo, tais peças são comumente aplicadas de forma separada, sendo que, normalmente são utilizadas as paletas de cores para escolher as peças que irão casar de forma harmônica com esses artifícios.
Padronagens famosas na moda
- Pied-de-Poule e Pied-de-Coq