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Pedagogia Hospitalar e Pedagogia Social

Devido às mudanças econômicas, políticas e culturais vistas no Brasil, principalmente após a década de 80, a educação tem forçado a atribuição de cada vez mais novas tarefas aos professores e aos alunos que atendem. Nesse sentido, o próprio entendimento de pedagogia foi sofrendo alterações durante seus anos de formação, segundo Libâneo (1991), afirmou que:

“Uma Pedagogia social voltada para os conteúdos culturais entende que há saberes universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos incorporados pela humanidade e que devem ser permanentemente reavaliados em face às realidades sociais, através de um processo de transmissão-assimilação reavaliação crítica. O objetivo da escola, assim, será garantir a todos, o saber e as capacidades necessárias a um domínio de todos os campos da atividade humana, como condição para redução das desigualdades de origem social.” (LIB NEO, 1991,p.166)

Esse movimento deixa claro a ideia de que é preciso voltar a atenção para a necessidade de educação socialmente consciente nas escolas. A educação está presente nos meios de comunicação, movimentos ecológicos, organizações não governamentais (ONGs), fóruns profissionais, sindicais e políticos, onde se vê uma redefinição da pedagogia e se fala em "sociedade pedagógica".

As mudanças no entendimento da ação educativa estendeu seu alcance para além da sala de aula para incluir as pedagogias sociais, profissionais e familiares, sendo as ações educativas realizadas em ambientes de saúde denominadas práticas educativas extracurriculares. Os responsáveis pelos ensinos se diferenciam em duas formas em relação ao exercício das atividades nestas modalidades.

No primeiro caso seriam aqueles que o fazem de forma sistemática, prática, objetiva, sem levar em consideração as nuances do processo que muitas vezes se diferenciam das condições tradicionais pedagógicas.

Já o segundo tipo, seriam aqueles que se preocupam em criar atividades apropriadas para o seu público, por isso, muitas vezes podem ser chamados de formadores, instrutores, animadores, técnicos, consultores, orientadores, organizadores, que realizam ações pedagógicas fora da sala de aula, em diversos ambientes diferentes, como órgãos públicos, privados, em instituições de saúde, para promoção social, entre outros.

Essa mudança da orientação pedagógica em relação à educação deixou de ficar restrita aos muros da escola. Ela ocorreu através da mídia em uma variedade de locais, incluindo hospitais, pré-desenvolvimentos e na rua. É importante ter em mente que, quando os professores começam a lecionar em ambientes diversos, a educação assume características muito próprias que a diferenciam das instituições formais de ensino, preservando elementos em comum.

É importante ter em mente que esses métodos educacionais incluem compromissos significativos com o desenvolvimento tanto do educador quanto do aluno.

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