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Perda de Carga

Para finalizar esse tópico, falaremos sobre a perda de carga. A perda de carga pode ser definida como o fenômeno resultante do atrito das partículas de água com a parede dos tubos (resistência) e as mudanças de direção.

Como o nome dá a entender, o atrito e a mudança de direção levam a perda de carga ou perda de força, fazendo com que a água sinta mais dificuldade para percorrer o trajeto, diminuindo a sua pressão, podendo não chegar ao seu destino.

Não existe trajeto de água sem perda de carga. Durante toda a sua trajetória ela irá perder carga por estar em contrato com o interior dos tubos. No entanto, é possível reduzir essa perda (ou aumentar, caso esse seja o intuito).

Por exemplo, considera a Figura 7. Na letra A está um tubo de interior liso, e na letra B um tubo de interior rugoso. A perda de carga que ocorre no tubo com rugas é muito maior, devido aos obstáculos enfrentados pelas moléculas de água, enquanto o tubo liso a água irá percorrer com muito mais fluidez.

Existem modelos de tubos que prometem uma perda de carga quase nula, como é o caso dos tubos de polipropileno com parede interna extra lisa, a água terá baixa resistência em seu interior, escoando rapidamente.


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  • Tipos de perda de carga

Podemos dividir as perdas de carga em dois tipos, distribuída ou localizada. Cada uma delas representa uma maneira de perda de força, entenda.


1. Localizada

A perda de carga localizada ocorre por conta da mudança de direção. Como falamos anteriormente, a mudança de direção do fluxo da água, provoca uma diminuição de sua anergia. Geralmente isso ocorre quando a água chega a conexões ou dispositivos que interligam a rede de tubos (Figura 8).

Essa perda de carga é decorrente do choque com a parede do tubo para mudar de direção, além do choque provocado por outras correntes de água que chega de uma outra direção. Portanto, se você pretende reduzir a carga de uma residência, o ideal é fazer várias conexões.


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2. Distribuída

A outra maneira de perder a carga de uma tubulação é justamente o atrito provocado pelas partículas em seu interior (Figura 7 - B). No entanto, além disso, o diâmetro do tubo também tem muita relação com perda de carga distribuída.

Quanto menor for o diâmetro, maior será a perda de carga (Figura 9). É como se tentássemos passar uma grande quantidade de água por um funil, a carga passada vai ser bastante inferior em relação ao volume. No entanto é preciso atenção, visto que a pressão exercida sobre uma região com um diâmetro menor é grande, já que mais água ficará paralisada no local. Mais água parada = maior pressão hidrostática.


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