Área do Aluno


ou



Perfil Ideal do Gestor de Compras

Há características específicas do profissional que faz a gestão das compras que podem facilitar muito o seu trabalho. Elas podem estar ligadas à personalidade natural do indivíduo ou - até mesmo - serem desenvolvidas, de acordo com o amadurecimento e a experiência adquirida pelo profissional. Dentre essas características, vale destacar:

1. A ética

Ética é fundamental para qualquer profissional e empresa sérios. Para o gestor de compras não é diferente, caso contrário, a credibilidade e - até mesmo - a existência da empresa ficarão ameaçadas. Esse é um setor onde muitas vezes o gestor de compras é assediado por fornecedores e por propostas de parcerias ilícitas, onde terceiros são quem acabam sendo os grandes beneficiados nas transações. Por isso, honestidade e integridade são essenciais para o exercício dessa função.

2. A competitividade

Um bom gestor de compras sabe que está inserido num contexto onde a concorrência pelo nicho de mercado está, cada vez, mais acirrada. Por isso, a competitividade tem que “estar no seu sangue”. Trabalhar pautado em metas audaciosas, buscando sempre otimizar seu tempo é vital para o bom desempenho da função.

3. A organização

Há situações que - muitas vezes - levam o gestor de compras a trabalhar sob pressão e, principalmente por isso, estar amparado por um bom follow up é fundamental para atravessar esses momentos de forma bem sucedida. Além disso, é comum que o profissional lide com várias frentes de trabalho em posse de documentos extremamente importantes para a empresa e, mais uma vez, ser organizado na gestão desses processos se faz totalmente necessário.

4. A habilidade para negociar

Já disseram que “propaganda é a alma do negócio”, porém, não há nada que represente melhor o negócio do que o próprio produto - ou serviço - que ele comercializa. Sendo assim, a capacidade de negociar por esses produtos/serviços irá influenciar - até mesmo - na identidade da empresa. Por essas, e outras, que a habilidade para negociar é fundamental para o gestor de compras.

5. A criatividade

Criatividade é mais um atributo que é bem valorizado nas mais diferentes áreas de trabalho. Como não poderia deixar de ser, para um gestor de compras também é muito importante. Ela se faz necessária na solução de problemas, tais como imprevistos oriundos do setor de estoque ou do transporte dos materiais (que nem sempre são tão raros assim).

6. A flexibilidade

Há situações em que o plano traçado não evolui de acordo com o que se esperava dele. Por isso mesmo, o gestor de compras precisa ser flexível e estar apto a "recalcular a rota”. Nesse sentido, o desprendimento das ideias preliminares e o desapego das alternativas que, outrora foram bem significativas, e - em determinado momento - pararam de funcionar como antes, são essenciais para o gestor de compras.

7. A atualização ao mercado

O conhecimento é a chave que abre as mais variadas portas. Por isso, estar atualizado às inovações de mercado e bem munido de informações e detalhes técnicos do produto, ou serviço, é essencial para o gestor de compras. Muitas vezes, esse conhecimento pode ser expandido através da participação em feiras, congressos, workshops e simpósios relativos à área. Dessa forma, além de aumentar o seu poder de barganha com os fornecedores e ampliar o seu network, o gestor de compras se mantém atento às oportunidades de mercado que surgem em prol da sua empresa.

8. A habilidade para lidar com números

Sim, os números são companheiros inseparáveis do gestor de compras. E, vale ressaltar que - nesse caso - não se trata apenas de ser bom em matemática (algo que também é necessário em função das muitas operações que o gestor de compras realiza de forma rotineira), mas sim de desenvolver um senso crítico, capaz de interpretar gráficos de forma mais analítica, fugindo da superficialidade dos leigos e, eventualmente, antecipando tendências. Essa característica é fundamental na definição de estratégias, na tomada de decisão e na perspectiva de crescimento da empresa.

9. A capacidade de se relacionar bem

O gestor de compras, de maneira geral, possui uma grande necessidade de se relacionar com diversos setores da empresa, sejam eles internos ou externos. Assim como para qualquer outro profissional de área distinta, saber trabalhar em equipe pode significar o sucesso da sua função.

10. O senso de responsabilidade

Como já foi dito, o gestor de compras lida diretamente com o que é mais importante na empresa, que é o seu produto, ou serviço. Sendo assim, ele precisa demonstrar que está ciente que é responsável por parte da identidade da empresa, isto é, suas ações no dia-a-dia precisam refletir esse comprometimento. Além disso, por desempenhar atividades ligadas ao financeiro da empresa, um gestor de compras irresponsável pode acabar causando enormes prejuízos para a instituição.

11. A boa comunicação

Finanças, setor de estoque, recursos humanos, produção, fornecedores, são só alguns exemplos de setores que - invariavelmente - estão em contato frequente com o gestor de compras. Por isso, uma comunicação clara e objetiva é bem quista no exercício dessa função.

Além disso, a cordialidade, a gentileza e a educação no modo de falar ou reportar-se aos seus colegas de trabalho costumam ser trunfos na comunicação do gestor de compras. Dependendo do ramo da empresa, ter domínio de línguas estrangeiras (como inglês e espanhol, por exemplo) também pode se fazer extremamente necessário, uma vez que o mercado de compras é internacional.

12. Liderança

De certa forma, a capacidade de liderança do gestor de compras vai ser resultante da soma de todas as características abordadas no transcorrer dessa lição. Aliadas à elas, é necessário ter um bom feeling para delegar tarefas e disciplina para liderar pelo exemplo.



Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Compras

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados