Área do Aluno


ou



Massoterapia e seu perfil profissional

O profissional a frente de um serviço é a principal propaganda de uma marca. Por isso, é importante que você entenda qual o perfil profissional mais esperado para o público de consumidores da massoterapia e como você pode potencializar a sua atuação frente a um público crítico e seletivo.

Imagem Interna

Assim como qualquer outro profissional, é de extrema importância que você tenha conhecimento, técnica e aptidão física para conseguir realizar as diferentes manobras de massagem, para assim atender as demandas dos seus consumidores.

Outro ponto importante é que além da sua eficiência como profissional, você também deve estar ciente do comportamento e responsabilidade ética esperados enquanto um profissional que está lidando diretamente com a saúde das pessoas.

Dessa forma, é de suma importância que você seja capaz de superar desafios e promover um atendimento de qualidade e segurança para todos os clientes. Tudo isso sem contar os aspectos como a disposição para o trabalho e a sua flexibilidade para conseguir lidar com as diferentes situações inéditas que poderão ocorrer em sua trajetória profissional.

Veja abaixo alguns dos principais pontos a serem trabalhados no seu perfil profissional:

  • Tenha conhecimento sobre a anatomia e fisiologia humana:
Diferente do que muitos pensam, fazer massagem não é apenas conseguir realizar manobras com suavidade. Na verdade, além do conhecimento acerca das técnicas de massagem é importante que o massoterapeuta possua conhecimento sobre as estruturas do corpo humano, como os músculos, as diferentes condições de pele e os seus limites de aplicação da massoterapia. Assim, você será capaz de compreender todos os efeitos que a massagem provoca no organismo e saber fazer as indicações de cada técnica para cada objetivo.

  • Ser comunicativo pessoalmente e saber descrever as situações:
É importante lembrarmos que nem sempre os nossos clientes estarão por dentro de todos os termos e informações técnicas provenientes da nossa profissão. Porém, é de responsabilidade do massoterapeuta saber se comunicar e criar vínculos com seus clientes,de forma a estabelecer uma relação de confiança e transparência com os seus consumidores. Para te auxiliar nessa demanda é importante que o profissional deixe documentado por escrito tudo que está sendo realizado, juntamente com as autorizações, anamnese e solicitação de contrato.

  • Saber ouvir:
Um dos principais problemas entre a relação dos pacientes com os profissionais da saúde é a incapacidade de alguns especialistas de saber ouvir as dores, expectativas e objetivos dos seus pacientes ao buscarem por um tratamento. Dessa forma, um dos pontos mais importantes na construção do seu perfil enquanto massoterapeuta é tentar desenvolver uma relação comunicativa e criar vínculos com seus pacientes, de maneira que você consiga fornecer conforto e segurança para você enquanto profissional e para o seu cliente que precisa de solução para os seus problemas.

  • Transmitir uma boa imagem profissional:
É sempre importante lembrarmos que, independente de qual seja o local em que estamos inseridos, o nosso comportamento frente às pessoas gera uma avaliação e uma opinião sobre a nossa imagem. Dessa forma, enquanto profissional atuante para a resolução de problemas voltados à saúde, precisamos construir uma imagem que possa transmitir segurança e profissionalismo para aqueles que estamos tratando.

Como consequência, devemos refletir acerca das vestimentas que utilizamos no processo de atendimento, às condições das roupas, a utilização de equipamentos de segurança, fardas e jalecos, assim como a higiene pessoal, cuidando para que as unhas estejam sempre limpas e cortadas, os cabelos presos e o uso de sapatos confortáveis que permitam que as técnicas sejam realizadas de maneira adequada sem interrupções.

  • Ter conhecimento sobre a ética da profissão:
Além de todas as questões de técnica e comportamento, de maneira geral todo profissional deve entender acerca das questões éticas e morais que circundam a sua prática enquanto fornecedor de serviços. Um dos pontos de maior destaque na nossa sociedade atual é voltado para a segurança e o sigilo de informações dos clientes. Portanto, seja você um autônomo, terceirizado ou empregado, enquanto massoterapeuta é de extrema importância que você se mantenha dentro dos limites com relação à confiança e ao nível de proximidade com o paciente.

Por fim, sabemos que contato diário com diversas pessoas requer paciência, flexibilidade, empatia e compreensão, já que situações imprevistas poderão ocorrer a todo momento. Além disso, tenha consciência de que cada cliente é único, com suas dores, queixas e esperanças e até mesmo na forma de tratar o profissional responsável por sua saúde. Por isso, é importante cativar a confiança do seu cliente visando o seu bem-estar e o tratamento de suas enfermidades.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Massoterapia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados