Perspectiva de Mercado - Curso de Cabeleireiro Básico
Qualificando-se como um dos campos mais promissores do país, o mercado da beleza em geral faturou o equivalente a R$35 bilhões no ano de 2020, de acordo com os dados obtidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O alto faturamento deste campo de trabalho, está associado ao comportamento vaidoso do consumidor brasileiro. Em concordância, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população brasileira gasta mais dinheiro com beleza, do que comida.
O surpreendente resultado está atrelado ao alto consumo de produtos para cabelos e unhas. Ainda de acordo com a pesquisa, o gasto da população com shampoos e condicionadores equivale a 1,46% do salário mensal de um cidadão com renda entre dois a três salários mínimos. Este gasto com cosméticos de uso capilar é mais que o dobro dos gastos realizados com a compra de alimentos como arroz e feijão (0,68%) e se aproxima com os custos destinados à compra de carnes e derivados (1,73%).
Dessa forma, a perspectiva do mercado de beleza no brasil, firma-se como um dos mais promissores do mundo, concretizando oportunidades tanto para as grandes empresas de cosméticos, quanto para microempreendedores individuais.
De acordo com dados divulgados pela revista Exame no ano de 2020, o ramo da beleza é o que lidera o ranking das 10 profissões formalizadas no Brasil. Esses trabalhadores representam cerca de 7,4% dos microempreendedores individuais no país (MEI) e referem-se a cabeleireiros, manicures e pedicures, totalizando cerca de mais de 820 mil registros no país.
Os crescentes registros podem ser associados a alta taxa de desemprego que assolou o país pós-crise sanitária, originada pela pandemia do coronavírus. Após a necessidade de isolamento social, o número de pessoas formalizadas como microempreendedores disparou no país. Este disparo está relacionado com a necessidade de geração de renda pela população frente ao desemprego em massa, que originou a recessão econômica no Brasil.
Somente em 2020, o país apresentou a maior taxa de adesão em MEI’s durante o período de cinco anos. Em tempos de crise econômica, é comum que a população recorra à prestação de serviços e venda de produtos como alternativa de ocupação e renda. De acordo com estudos realizados pela SEBRAE, é possível notar comportamentos sociais similares durante os anos de 2014 e 2016, momentos em que o país obteve uma leve recessão na economia do Brasil.
Logo, foi através do empreendedorismo que a classe de trabalhadores e especialistas de beleza puderam se reinventar e fornecer os seus serviços para os cidadãos brasileiros. Dessa forma, através deste curso você será capaz de entender os principais requisitos para tornar-se cabeleireiro e possível microempreendedor individual no país, bem como a história por trás da garantia desses direitos ao cidadão autônomo.
Durante muito tempo na história brasileira, os trabalhadores autônomos atuaram em suas ocupações por meio da irregularidade. Foi através do estabelecimento e da formalização do registro dos microempreendimentos, que trabalhadores como cabeleireiros, manicures e podólogos puderam adquirir direitos como auxílio maternidade e o registro de CNPJ.
Portanto, mergulhe nos conhecimentos compartilhados neste curso, ganhe experiência, e construa uma rede fiel de clientes e seguidores por sua cidade. Para adquirir sucesso nesta emocionante e criativa fase profissional, aqui te daremos todas as informações que você precisa para tornar-se uma respeitada referência no assunto. Vamos lá!
Este artigo pertence ao Curso de Cabeleireiro Básico
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