Peso e composição corporais
O corpo humano é um organismo extraordinário, e é composto por diversos elementos. O peso ou massa corporal total se refere à soma dos músculos, ossos, órgãos, gordura e os fluidos corporais.
Esses componentes podem ser variáveis de acordo com alterações fisiológicas do indivíduo, como idade, crescimento, envelhecimento, condição reprodutiva, além do nível de atividade física, modificações alimentares e questões de adoecimento.
Gordura corporal total
A gordura corporal total ou massa gorda é a junção das gorduras essenciais (como os ácidos graxos insaturados que fazem parte das células) e as gorduras de armazenamento (reserva de gordura que se acumula embaixo da pele).
A gordura essencial é necessária para o bom funcionamento do organismo, está presente em órgãos como coração, baço, fígado, rins, pulmão, além dos músculos, sistema nervoso e medula óssea. Os homens tendem a ter 3% dessa gordura no corpo, e as mulheres até 12%, por conta da gordura das mamas, coxas e quadris.
Já a gordura de armazenamento é a nossa reserva de energia, como quando comemos mais do que devemos e o corpo armazena os nutrientes sob a forma de gordura. Está presente ao redor dos órgãos e embaixo da pele. O excesso desse tipo de gordura pode ser facilmente reduzido através da alimentação e de exercícios físicos.
Massa livre de gordura
Esse tipo de composição se refere à soma dos outros componentes do corpo, a água, elementos minerais e proteínas, excluindo a gordura. Mas para avaliar apenas os músculos, existe uma outra categoria, que é a massa corporal magra ou massa magra. Esse componente está relacionado apenas aos músculos do corpo, onde normalmente os homens possuem mais do que as mulheres, mas isso pode ser aumentado quando se tornam praticantes de atividade física (tanto homens quanto mulheres).
Além disso, os idosos também tendem a ter menos massa muscular do que os jovens. A massa magra é o principal componente relacionado ao gasto energético dos indivíduos, ou seja, quanto mais músculos, maior a necessidade energética.
Água corporal total
Contribui com cerca de 60% do peso total de um adulto, e o estado de hidratação ou desidratação que a pessoa se encontra pode provocar modificação de alguns quilos.
Peso ideal
Muitas pessoas já ouviram falar que existe um peso ideal para cada uma delas, e isso pode ser feito através do cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), mas é algo que varia bastante de acordo com a sua composição corporal.
O cálculo do IMC consiste em uma relação entre peso e altura, e é apresentado na seguinte fórmula: peso/altura². Ou seja, supondo que uma pessoa tem 80 kg e 1.70 metros de altura, o cálculo é este: IMC= 80 kg / 1.70 ² de altura = 27,68 kg/m²
Então basta classificar o resultado de acordo com o quadro abaixo. Nesse caso dizemos que o indivíduo do exemplo apresenta sobrepeso.
Quadro 09: Classificação do Índice de Massa Corporal (IMC).
Mas esse indicador apresenta algumas limitações, por exemplo, se esse mesmo indivíduo é um atleta, esse peso será referente a uma maior quantidade de músculos, não de excesso de gordura, então não podemos classificá-lo como pré-obeso!
Por isso, esse indicador não pode ser aplicado em todos os casos, pois o que realmente importa é não possuir uma grande quantidade de gordura corporal! Visto que o excesso dela é responsável por diversas complicações, como pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.
Portanto, existem técnicas mais adequadas para avaliar a composição corporal, como alguns equipamentos, a exemplo da bioimpedância, que através de eletrodos conectados ao corpo, a máquina consegue medir os componentes existentes.
Este artigo pertence ao Curso de Introdução à Nutrição
Faça o Curso completo grátis!!