Pilates na Sexualidade - Feminina e Masculina
Já vimos que o Pilates é excelente para várias coisas, mas além de auxiliar no desenvolvimento das crianças, na gestação, na saúde mental, em doenças, etc., esse método também é capaz de melhorar o sexo! Sobretudo no que se refere à sexualidade feminina.
Estudos apontam a associação entre o Pilates e a melhora da função sexual feminina devido ao fortalecimento do assoalho pélvico. Nesse sentido, um trabalho feito no Brasil e publicado em 2017 (clique aqui para ler o artigo na íntegra) buscou analisar a influência da prática de Pilates na vida sexual de oito mulheres de 18 a 35 anos.
O programa de Pilates ao qual as participantes foram submetidas contou com sete exercícios de 12 repetições cada. Foram 16 sessões de Pilates, com duração de 50 minutos cada, duas vezes por semana. As participantes responderam questionários antes e após o período de realização dos exercícios e, como resultado, os pesquisadores identificaram melhora significativa nos seguintes parâmetros: satisfação, desejo, orgasmo e excitação. Dessa forma, é possível concluir que o Pilates realmente exerce influência na sexualidade das mulheres e pode promover maior qualidade de vida para elas.
A contração dos músculos abdominais e pélvicos que ocorre durante as sessões de Pilates fortalecem a região e contribuem com a disposição durante o ato sexual. Isso é ainda mais benéfico para as mulheres, uma vez que pode facilitar e prolongar o orgasmo.
O Pilates também fortalece as partes interna e externa da coxa, assim como os glúteos e a panturrilha, que são muito trabalhados durante o sexo.
Para os homens, os exercícios de Pilates fortalecem os membros superiores e o abdome, além de proporcionar maior flexibilidade para as costas e melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda na hora da ereção.
Este artigo pertence ao Curso de Pilates
Faça o Curso completo grátis!!