Área do Aluno


ou



PIS / COFINS – Cumulativo

A aplicação é realizada de acordo com o faturamento das operações de saídas para empresas tributadas pelo Método do lucro presumido é a base de cálculo do PIS e COFINS Cumulativos.

O Faturamento das Saídas é composto pelas Vendas + Prestações de Serviços

FATURAMENTO DE SAÍDAS = VENDAS – IPI DE VENDAS – DEVOLUÇÕES DE VENDAS + IPI DE DEVOLUÇÕES DE VENDAS + (Prestação de Serviços)

A alíquota aplicada é:

PIS (para LUCRO PRESUMIDO) =                        0,65%

COFINS (para LUCRO PRESUMIDO) =             3,00%

Deverá ser acumulado para o próximo recolhimento dos tributos do impostos federais (PIS,COFINS,IPI) cujo cálculo resulte um valor menor que R $10,00.

Veja o exemplo abaixo:



Imagem Interna


Apuração do PIS e COFINS - Cumulativo

Imagem Interna

Lucro-Presumido:

As pessoas jurídicas impedidas de exercer a opção pelo Simples Nacional, Lucro Real ou Arbitrado, desde que acompanhando as disposições legais poderão optar pela admissão no regime do lucro presumido. É essa legislação que estabelece quatro formas de lucros para fins de cálculo do imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A opção é manifestada com o pagamento da primeira quota ou quota única do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração, sendo considerada definitiva para todo o ano calendário. Porque o lucro presumido é uma forma simplificada de apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social onde é determinado por períodos de apuração trimestrais, encerrados em de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano calendário, baseado no faturamento da empresa.



Este artigo pertence ao Curso de Escrita Fiscal

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados