Planejamento e estrutura textual
Dentre todas as etapas de uma avaliação seletiva, a redação pode ser a mais difícil de todas. Isso acontece, pois um erro comum entre os participantes de concursos e vestibulares está na falta de planejamento do texto. É de comum conhecimento que uma avaliação seletiva possui um número mínimo e máximo de linhas a serem desenvolvidas para que sejam consideradas pelo avaliador.
Dessa forma, ao realizar a construção de um texto de forma aleatória, você poderá cometer erros que afetarão diretamente na sua redação. O principal erro cometido pela ausência de planejamento está na estruturação precária da redação. Isso acontece, pois uma redação não organizada, pode conter a falta de simetria entre parágrafos, ocasionando na desestruturação do texto de forma geral.
É por este motivo que é de extrema importância que você saiba algumas dicas para agilizar e estruturar o seu texto, prevendo de forma coesa os principais pontos a serem abordados em sua redação. Primeiro, saiba que todos os seus parágrafos devem ter uma estrutura de início, meio e fim, independente do seu objetivo.
Além disso, considerando o número total de linhas disponíveis para a realização da sua redação, você deve considerar uma estrutura ideal de 4 parágrafos discursivos, sendo uma introdução, 2 desenvolvimentos e a conclusão do texto.
Dessa forma, ao iniciarmos a introdução, é necessário contextualizar o tema abordado para que o leitor entenda a problematização do assunto. Em seguida, é necessário realizar a abordagem da sua tese, de forma clara e coesa, para que o avaliador entenda qual o seu ponto de vista. Esta tese pode ser única, com apenas um foco, ou ainda ser dividida em duas partes, com até dois pontos focais. Por último, é necessário concluir a introdução para que assim, possa ser realizado o desenvolvimento do seu texto.
O desenvolvimento da sua redação vai ser dividido em um, dois ou três parágrafos, sendo necessário avaliar sempre a simetria final do texto. Considerando um modelo ideal de 2 desenvolvimentos, no parágrafo D1 será necessário realizar uma transição entre a introdução e o próximo texto. Você poderá realizar esta transição através da utilização de termos como: “Dessa forma”, “Portanto”, “Logo”, “Consequentemente” e outros que sirvam de conectivos entre a conclusão do texto 1 e o início do desenvolvimento. De forma análoga, o mesmo deve ser realizado no D2.
É importante salientar ainda, que os argumentos escritos no desenvolvimento, devem estar diretamente relacionados com a tese proposta na introdução. Logo, é necessário utilizar argumentos claros e fortes para convencer o avaliador sobre o seu ponto de vista. Quando a tese é dividida em dois pontos focais, é interessante abordar o primeiro ponto disposto na introdução como D1 e o segundo no D2. Dessa forma, existe uma organização evidente na estruturação da sua redação.
Como exemplo, trouxemos a redação de Isadora Peter Furtado, realizada no ano de 2015 para a prova no Exame Nacional do Ensino Médio, que obteve como tema “A persistência da violência contra mulher no Brasil”.
A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão. Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o desrespeito às leis. Segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem.
Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer direitos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto. Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as mulheres corroboram a ideia de que elas são vítimas de um histórico-cultural. Nesse ínterim, a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista.
Conforme previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante à lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que prevê mesmo salário para mesma função, também garantidas por lei. No entanto, o que se observa em diversas partes do país, é a gritante diferença entre os salários de homens e mulheres, principalmente se estas forem negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais sentem-se inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para corrigir a problemática.
Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. Some-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.
A partir deste exemplo, é possível revisar diversos pontos já abordados neste curso, o primeiro deles é acerca do entendimento do tema. Perceba que para construir todo o texto, primeiro a autora precisou entender os principais fatores de modificação do tema, como citado anteriormente neste módulo.
Em seguida, foi realizada a contextualização do assunto, ao colocar que “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão.” Note que além de introduzir o tema ao leitor, ela explicou o porquê da problemática associada.
Ainda na introdução, nota-se que a tese proposta pela autora apresentou uma estrutura de dois tópicos focais resultando na seguinte frase: “Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o desrespeito às leis”. Note que a tese afirma que em relação a persistência da violência contra mulher, existem dois motivos que perduram para este fato, sendo primeiramente o legado histórico e em seguida o desrespeito às leis.
Dessa forma, a autora inicia seu D1 mostrando que a comprovação do legado histórico está no fato das mulheres terem adquirido seu direito à independência muito tempo depois dos homens. O primeiro artifício para a construção desse parágrafo esteve no uso do termo conectivo “Comprova-se isto”. Logo, a partir da sua utilização, foi possível associar o primeiro período do segundo parágrafo com a última frase da introdução. No segundo período do D1 a autora enfatiza a sua tese, mostrando assim, a validade do seu argumento para o leitor. Em seguida, ela realiza a conclusão do D1 destacando a temática trabalhada em sua redação.
Já em seu segundo parágrafo de desenvolvimento, a redatora optou por iniciar o texto utilizando a contextualização do tema. Em seguida, foi desenvolvida a tese da redação onde ela argumentos os principais pontos que comprovam o desrespeito às leis como forma de persistência da violência contra mulher. Já o fim do parágrafo mostra a necessidade de mudanças nesse comportamento, o que permitiu uma conexão com a conclusão da redação.
Isto acontece, pois toda conclusão de redação deve mostrar um ponto de vista, ou, como no caso da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, uma proposta de intervenção. O segredo deste último processo da prova, está em responder às cinco perguntas da proposta de intervenção: quem, como, para quê e porquê.
Desta forma, trazendo a conclusão da autora temos que: “Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado (QUEM) proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral (PORQUÊ), criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem (O QUÊ). Some-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores (COMO), no intuito de formar cidadãos comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo (PARA QUÊ).
Logo, foi possível perceber a necessidade de entender como realizar a estruturação do seu texto para que assim, você possa construí-lo mantendo a qualidade e a estética da redação.
Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Redação
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