Área do Aluno


ou



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SEMANAL


É conhecido o fato de que precisamos planejar para conquistar o que desejamos. Por isso, o planejamento estratégico é um dos principais fatores para o sucesso. Assim, torna-se mais uma ferramenta importante utilizada pelo coaching. Entretanto, a ideia do planejamento não é recente.


Trata-se de um conceito nascido com Aristóteles, filósofo ateniense e um dos fundadores da Filosofia ocidental. Famoso pelos seus conhecimentos de lógica e visão estratégica, ajudou Alexandre o Grande, rei da Macedônia, como seu tutor desde os treze anos, a conquistar todo seu império, tornando-se o mais famoso conquistador do mundo antigo.


Saindo da Filosofia, é hora de aplicar a ferramenta do planejamento estratégico no coaching. O início ideal é pelo planejamento estratégico semanal que, a priori, auxiliar no melhor gerenciamento do tempo. Para começar, o coaching deve questionar seu coachee quanto aos seguintes aspectos:


– Quais são as suas três prioridades para esta semana?

– O que você precisa finalizar?

– O que precisa lembrar?

– Quais as distrações que precisa eliminar ou adiar para não se prejudicar?

– Quais as ações que fará para realizar suas prioridades?


A partir destas perguntas, o coachee precisa estabelecer quais são suas prioridades, dando preferência para três a cada semana. Ao final dela, o orientado analisa o quanto progrediu em cada meta/prioridade, pontuando quais foram os pontos fortes e fracos. Ademais, é bom mencionar o que foi motivo de orgulho, o aprendizado e as valorizações.


Como o planejamento é semanal, ao fim de cada período, é interessante perguntar-se o que pode ser feito de diferente na próxima semana. Vale analisar como o coachee decidirá ser ou escolher outra forma de ver o mundo, além de uma ação que será tomada, um pensamento ou citação.


Os próximos passos serão fazer o seu planejamento trimestral, semestral e finalmente, o anual. Coloque sempre em destaque o seu objetivo principal a médio ou longo prazo, para se sentir motivado. Em suma, o coachee deve proceder da seguinte forma para montar o seu planejamento estratégico:


  • Escolher três metas importantes que precisam ser alcançadas para chegar ao sucesso

  • Abaixo de cada meta, escrever três ações indispensáveis para atingi-la

  • Estabelecer um prazo

  • Pensar em como cada uma das metas poderá ser atingida


O  plano de ação mantém o foco no estado desejado e contempla todos os níveis necessários para a mudança, criando um repertório de possibilidades e desenvolvendo competências. De posse de um roteiro definido e validado pelo coachee, o processo segue em direção ordenada, gradual e lógica, abrindo espaço para acompanhamento semanal.


Dessa maneira, ambos os envolvidos no processo, coach e coachee, são estimulados a atuar em alta performance; explorando capacidades, identificar entraves e criar possibilidades para elevar o potencial humano. Abaixo, segue um modelo de planejamento retirado do site da coaching Carolina Maino:





Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados