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Planejamento Estratégico e o RH

O setor de recursos humanos é quem assume o controle destes planejamentos, visto ser o setor capacitado para lidar com as pessoas de forma mais assertiva, além de ter conhecimentos técnicos sobre a elaboração e monitoramento destes indicadores.

Na construção e acompanhamento de todas as políticas e planejamentos pensados para a empresa, é interessante que o profissional de RH trabalhe com uma abordagem conhecida como os 8 C’s do planejamento estratégico:

Conhecimento: é preciso saber o que de fato é planejamento estratégico, conhecer os métodos de aplicação, as ferramentas que podem ser utilizadas, e as formas de medir os resultados.

Confiança: acreditar em si e na equipe, e principalmente no poder de transformação que as políticas e os planejamentos podem trazer para a empresa, e para todos os colaboradores.

Colaboração: não há conquista sem colaboração, por isso é importante desenvolver este sentimento em todos, explicando os planos de ação definidos.

Coragem: um dos maiores obstáculos encontrados pelos profissionais de RH, na busca por melhorias, é a resistência à mudança. É preciso ter iniciativa, coragem, e introduzir aos poucos estes novos aspectos a cultura da empresa.

Competência: é colocar em prática o que foi definido, com qualidade, e cumprir com os prazos definidos, para apresentar bons resultados finais.

Comunicação: não há desenvolvimento de nenhum projeto dentro da empresa, que traga bons resultados, sem comunicação. As pessoas não tem interesse em participar de algo que não sabem o propósito, por isso, usar dos meios de comunicação interna da empresa, para informar à todos as mudanças planejadas, e o detalhamento de todos os processo, é fundamental.

Além de comunicar, também é preciso atualizar, ou seja, permitir que as pessoas saibam como estão indo os indicadores. Uma boa prática é colocar um informativo mensal sobre os principais indicadores da empresa.

Comprometimento: não basta desenvolver todos estes planos e metas sem engajamento. É preciso estar a frente, mostrar que acima de tudo, você também faz a sua parte na promoção da mudança desejada.

Controle: criar mecanismos para exercer o controle sistemático sobre o andamento dos planos de ação, o cumprimento dos prazos e o atingimento das metas.



Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH

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