Política de Cobrança - Análise de Crédito e Cobrança
Manter a taxa de clientes inadimplentes baixa é um desafio significativo para qualquer negócio.
As empresas geralmente subestimam o efeito bola de neve do fluxo de caixa de clientes B2B e B2C inadimplentes.
Idealmente, as instituições devem criar uma política de cobrança abrangente para reduzir seu risco. Eliminar todos os inadimplentes é quase impossível devido à natureza da psicologia humana.
Ao criar uma política empresarial estruturada, é possível criar regras para cada situação que ajudem as empresas a cumprir suas obrigações financeiras sem afetar negativamente suas operações.
Essas regras também se referem a qualquer ação que uma empresa possa tomar quando os pagamentos estiverem atrasados. Isso lhes dá a capacidade de manter suas obrigações financeiras conforme acordado.
Diretrizes sobre quanto tempo pode levar para receber pagamentos atrasados de contas a receber estão incluídas em uma política de cobrança.
Uma política de crédito é a definição de critérios e regras que uma empresa usa para decidir se concede ou recusa a solicitação de crédito de um cliente.
Garantir a segurança financeira de um negócio exige que os resultados contábeis correspondam à situação real e aos objetivos da empresa. Isso ajuda as empresas a permanecerem consistentes com seus objetivos.
As empresas com políticas de crédito buscam agilizar o processo decisório na hora de conceder crédito aos clientes.
Cada empresa deve desenvolver sua própria política de cobrança e escolher algo mais criterioso.
Deve satisfazer as necessidades dos clientes e dos lucros simultaneamente.
Boas práticas nas atividades de cobrança
Com políticas bem estruturadas, as empresas têm diretrizes de como agir sob qualquer condição. Além disso, é importante continuar adotando algumas boas práticas para minimizar o número de pagamentos em atraso e clientes inadimplentes.
Uma delas é manter os registros dos clientes sempre atualizados. Parece simples, mas não se preocupe, pode fazer uma grande diferença.
Por exemplo, imagine ter que entrar em contato com um cliente e descobrir que o número de telefone mudou, ou que o responsável saiu da empresa. Seria necessário um processo de localização, o que levaria a ineficiências no atraso de cobranças no início das ações de comunicação.
Com os dados atualizados, os colaboradores ganham tempo e eficiência ao não perder tempo procurando diferentes métodos de coleta. Também é uma boa prática agir rápido.
É claro que "rápido" varia muito de organização para organização, mas é importante considerar aqui que você não permite que os atrasos sejam estendidos, pois a cada dia de atraso, o pagamento se torna menos provável.
Na maioria dos casos de inadimplência ou atraso, há uma razão válida para que um atraso no início das cobranças possa fazer com que o devedor deixe de pagar mais de um pagamento, em vez de pagá-lo primeiro.
Com isso em mente, documente todas as interações e transações, certificando-se de que sua empresa tenha um histórico de pagamentos, bem como uma revisão de solicitações de prazos anteriores e condições negociadas.
Por fim, para desenvolver uma política de cobrança eficaz, invista em tecnologias que tornem todas as atividades e controles eficientes, como um CRM inteligente e personalizado que permita que sua empresa atue no momento certo e tenha todas as informações atualizadas para os melhores resultados.
Este artigo pertence ao Curso de Análise de Crédito e Cobrança
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