Política de crédito - Análise de Crédito e Cobrança
A política de crédito de uma empresa orienta o analista financeiro em suas decisões, combinando informações de marketing e financeiras. Isso leva a efeitos diretos na empresa.
A política de crédito deve equilibrar as necessidades da empresa com as expectativas do administrador.
Isso inclui quaisquer elementos determinados pelo administrador que precisem ser incluídos na política de crédito. Alguns exemplos específicos disso são o volume de vendas da empresa e a quantidade de capital de giro que os gerentes exigem. Além disso, é importante que o caixa esteja disponível para gerar lucro para o negócio (SANTOS, 2000).
A concessão de crédito é considerada uma das principais razões para o crescimento da empresa. Segundo Silva (1997), a decisão de conceder crédito está relacionada ao volume de vendas que se pretende realizar dentro de um determinado produto e período.
Para Blatt (1999), o crédito deve ser baseado em informações de crédito completas e seguras, histórico de pagamentos, identificação de clientes, análise de demonstrativos financeiros, qualidade de cobrança e vendas a crédito aprimoradas.
Silva (2008) relata que a decisão de conceder crédito pode ser entendida como uma escolha entre alternativas.
No entanto, os gestores precisam ter uma boa visão dos clientes, lucros adicionais que advêm do aumento das vendas, inadimplência por má seleção de devedores e aumento do investimento em recebíveis e estoques, além de mercados comportamentais.
As contas a receber são geradas por vendas a prazo após a concessão do crédito, mas essa extensão de crédito traz risco de inadimplência, análise, cobrança e taxas de cobrança.
Portanto, os administradores devem controlar suas contas estabelecendo e gerenciando políticas de crédito (HOJI, 2004).
A política de crédito define os parâmetros da empresa, que incluirão os elementos básicos de concessão, acompanhamento e cobrança de crédito, o que representa um aspecto relevante e ajuda a tentar maximizar a riqueza dos acionistas, além de orientar as decisões de crédito com base em expectativas e metas estabelecidas.
De acordo com Assaf Neto, é preciso examinar quatro grandes aspectos ao desenvolver uma política de crédito para todos. Estes eram sistemas monetários, demografia, história financeira e tecnologia disponível.
- Padrões de Crédito: definem os requisitos mínimos necessários para ser aprovado para crédito. Geralmente, realizado por agrupamentos de cliente conforme o grau de risco oferecido ao crédito e é calculado em cima o custo de perda relacionado à categoria do cliente.
- Prazo de Crédito: Os períodos durante os quais uma empresa financia um cliente geralmente duram entre um e sete dias. Esse prazo depende da estrutura de preços competitivos, dos riscos envolvidos na compra dos consumidores, da natureza do produto, da política da empresa e de outros fatores.
- Concessão de Desconto: Um desconto é considerado uma forma de política de crédito, pois afeta vendas, investimentos e despesas relacionadas ao crédito. Além disso, aumenta quanto tempo o preço de venda permanece em vigor antes de ser totalmente pago.
- Política de Cobrança: A empresa utiliza diferentes métodos para atender a data de vencimento, dependendo da necessidade de cada cliente. Santos (2000) relata que a política de crédito de uma empresa deve incluir prazos de cobrança, concessão de crédito a novos clientes, limites máximos de crédito de vendas para cada cliente, avaliação de descontos para pagamentos antecipados, juros por atrasos e análise de clientes inadimplentes.
Em conjunto, percebe-se que a base da boa governança de uma empresa é esclarecer sua política de crédito e estabelecer os padrões necessários para coibir problemas futuros.
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