Políticas de crédito utilizadas - Análise de Crédito e Cobrança
De acordo com Pereira (1991), há, tradicionalmente, três tipos de políticas de crédito. A seguir, confira quais são.
1. Política do Tipo Liberal
É usado em pequenas empresas, a compra é informal e anotada em caderno ou formulário, o comprador não assina nenhum documento, o pagamento é feito em parcelas acordadas, não há valor fixo e não é exigida garantia.
É a forma mais antiga de concessão de crédito, em que a confiança é a principal.
2. Política do Tipo Rígido
É utilizado por instituições financeiras e bancos, e o crédito é concedido somente se os clientes atenderem aos critérios estabelecidos, demonstrarem informações cadastrais e, principalmente, capacidade de pagamento.
Além das garantias e garantias, é exigida a segurança física, como bens móveis ou imóveis.
3. Política do Tipo Comercial ou Utilizável
É um sistema de parcelamento utilizado por indústrias, empresas e prestadores de serviços para conceder crédito a seus clientes.
O limite de crédito é emitido após uma análise cadastral que avalia a capacidade de pagamento do cliente.
A concessão é realizada de acordo com a comprovação do poder aquisitivo do cliente e suas garantias como aval, fiança ou outro tipo de garantia documentada.
Ao formular a política de crédito, Blatt (1999, p. 34) aponta que é preciso considerar a posição da firma no mercado, o uso da capacidade produtiva e dos recursos e seus objetivos financeiros. Em geral, uma empresa pode empregar uma das cinco possíveis políticas de crédito, disse ele:
Crédito rigoroso / cobranças liberais: A maioria das pessoas com bom crédito pode se qualificar para esta política, pois ele apenas verifica padrões rígidos de credibilidade.
Por isso, clientes com altas classificações de crédito podem obter crédito desta instituição. Cartas de crédito e garantias pessoais são utilizadas como formas de crédito.
As pessoas geralmente não têm muitos problemas para pagar suas contas graças a políticas de crédito rígidas. No entanto, as cobranças de devedores geralmente são brandas.
Por conta da política de linha dura da empresa, a carteira de contas a receber apresenta alta qualidade sem aumentar receitas ou vendas. Além disso, muitas contas com maior risco de crédito são rejeitadas.
Crédito moderado / cobranças moderadas: Uma política que categorize crédito moderado e cobranças moderadas é a opção mais ideal.
Este tipo de seguro proporciona o máximo crescimento de vendas, melhor fluxo de caixa, maiores margens de lucro e ótimas condições de recebimento.
Também mantém os custos e perdas de avaliação baixos, mantendo um equilíbrio saudável no negócio.
Crédito liberal / cobranças liberais: Os clientes podem comprar mercadorias a crédito e as informações de crédito que eles fornecem não são analisadas.
Isso significa que todos os clientes podem comprar a crédito sem repercussão – embora os níveis de vendas tenham aumentado, isso leva a maiores perdas devido ao aumento de dívidas incobráveis, despesas associadas a cobranças e honorários advocatícios.
No final, isso leva à ruína financeira para a empresa.
Crédito Gratuito/Cobrança Estrita: Política em que quase todos os clientes podem comprar parcelado, independentemente de sua capacidade financeira.
Atrasos são cobrados pesadamente, juntamente com cobrança conveniente, bem como taxas por atraso e ação legal rápida.
Essa política pode gerar lucros enormes, mas muitas vezes aumenta o custo dos cobradores e as perdas com dívidas incobráveis.
Blatt (1999) descobriu que ter uma política de crédito em vigor ajuda a empresa a se manter competitiva. Assim, ele recomenda levar em consideração as opções apresentadas pelas cinco listadas acima na hora de escolher a melhor política de crédito para um negócio.
Isso pode ser difícil de fazer, pois muitas pessoas consideram todas as cinco opções viáveis.
Mas uma vez feito isso, as empresas podem facilmente encontrar crédito suficiente para lidar com a maioria dos clientes e obter o equilíbrio certo entre sucesso e falência.
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