Além do prazer que contar uma história pode dar tanto ao contador quanto ao ouvinte, contar histórias é a forma mais antiga de ensinar e ajuda as crianças a aprender sobre o mundo ao seu redor.
Também foi encontrado para melhorar a aprendizagem da alfabetização mais tarde na vida, pois contribui para o desenvolvimento precoce da linguagem de uma criança, e pode ajudar as crianças a estabelecer um amor ao longo da vida pela aprendizagem.
Além dos benefícios educacionais da história, a introdução da ficção às crianças tem sido encontrada para aumentar sua inteligência emocional, tornando-as mais empáticas aos outros e desenvolvendo melhor a teoria da mente (a capacidade de entender os pensamentos e sentimentos dos outros).
Contar histórias também é uma ótima maneira de construir uma relação entre contador de histórias e criança, o que ajuda a criar um ambiente de nutrição que incentive as crianças a se desenvolverem. É por isso que é importante que pais e praticantes dos primeiros anos abracem a narrativa se quiserem ajudar as crianças a se desenvolverem tanto academicamente quanto pessoalmente.
Quando o cuidador deve começar a ler para crianças?
Quanto mais cedo melhor! Não importa se a criança mais nova no quarto do bebê não entende a história. Compartilhar a experiência de ler com eles significa que eles associarão positivamente histórias com conforto, segurança e interação humana feliz, o que os incentivará a ler no futuro. Além disso, ler para eles desde cedo ajudará a estabelecer a leitura como parte da rotina diária de uma criança nos anos seguintes.
Que livros você deve ler?
Que livros você deve ler?
Muitos livros infantis são criados puramente para entreter e trazer alegria às crianças, enquanto outros têm mensagens morais ou educativas que abordam assuntos e marcos importantes. Você deve procurar uma variedade de livros que cobrem uma variedade de assuntos para continuar lendo o tempo de leitura envolvente e divertido!
Os tópicos apresentados nos livros infantis incluem:
- Começando a escola – as crianças podem ficar bastante nervosas com a transição de um início de ano para uma escola. Ler sobre isso em um livro de histórias pode ajudar a prepará-los para o futuro e aliviar suas preocupações.
- Celebrações – há dezenas de crenças e culturas no mundo prontas para serem exploradas! Ler sobre celebrações culturais e eventos é uma forma maravilhosa de ensinar as crianças sobre diversidade cultural e celebrar nossas diferenças.
- Ir ao médico/dentista, ler sobre hospitais, operações e experiências médicas pode ajudar as crianças a entender sua saúde, tranquilizá-las e tornar menos assustador o pensamento dos procedimentos médicos.
- Ter um novo bebê na família – este pode ser um momento de turbulência, incerteza e estresse para as crianças. Introduzir a ideia de um irmão no início da gravidez ajuda a preparar as crianças para a nova chegada e lhes dá tempo para processar as informações em um ambiente calmo.
- Mudar de casa – afastar-se do que você sabe pode ser emocionante, mas também uma fonte de preocupação. "Vou fazer novos amigos?" "Vou gostar da minha nova escola?" O tipo de ansiedade depende da idade da criança, porém, prepará-la com bastante antecedência vai acostumá-la com a ideia, facilitando para elas quando chegar a hora.
- Temas difíceis de falar com as crianças como educadora de anos iniciais
A maioria dos livros infantis se concentra no bem da vida, no entanto, alguns mergulham em temas mais complicados que são importantes para apresentar às crianças para que elas possam lidar com elas adequadamente no futuro.
Por exemplo, existem livros sobre morte e separação dos pais que discutem esses eventos traumáticos de forma empática e direta para ajudar as crianças a lidar melhor com a situação. Outras histórias abordam o bullying e o abuso para que você possa introduzir esses assuntos sérios e avaliar a compreensão e resposta de uma criança a eles antes de solicitar uma conversa sobre o tema.
Como você aborda tais tópicos?
Pode ser útil ter fotos e fantoches na mão ao ler sobre assuntos mais complicados. Estes podem ser usados para engajar crianças e permitir que elas explorem seus sentimentos sobre um assunto sem intimidação; crianças são mais propensas a responder a uma história e expressar seus sentimentos sobre ela se eles podem falar em um espaço seguro, longe de qualquer julgamento.
Um boneco de personagem ou brinquedo é apenas a coisa para fazer as crianças falarem se elas não respondem ou se sentem desconfortáveis falando diretamente com um educador dos primeiros anos.
Usar kit de história também é uma ótima ideia para envolver crianças, não importa se você está lendo para elas por diversão ou educação. Eles são projetados para estender histórias de diferentes maneiras e podem ser comprados prontos ou criados por você mesmo.
O kit de histórias inclui um livro de histórias, jogos, cartas, bonecas e fantasias com base no tema e personagem das histórias. Estes ajudam a dar vida à história e são úteis para aumentar o interesse de uma criança pela leitura, ao mesmo tempo em que as leva a usar sua imaginação.
Qual é o ambiente perfeito de leitura?
Há duas coisas-chave que sua área de leitura deve ser: confortável e atraente. É importante separar sua zona de leitura da configuração normal da sala de aula. Para fazer isso, você pode incluir:
- Exposições de trabalho infantil para celebrar suas conquistas e tornar o espaço de leitura seu próprio
- Cartazes de palavras das diferentes línguas caseiras usadas por as crianças para criar familiaridade
- Brinquedos e recursos interativos, como bonecos de dedos e livros com sons e múltiplas texturas, para estimular e engajar crianças. Certifique-se de que os escolhidos sejam relevantes para a cultura e as comunidades das crianças em seu cuidado.
Uma vez que você tenha criado o espaço certo, é hora de pensar na praticidade. Certifique-se de que você tenha uma ampla gama de livros que vão apelar para diferentes faixas etárias, como livros de tabuleiro para crianças e livros de pano para bebês, e que estes estão posicionados ao alcance das crianças. Isso os tornará mais curiosos sobre a leitura e os encorajarão a selecionar um livro para eles mesmos desfrutarem.
Certifique-se de que você também mantenha o ruído de fundo ao mínimo durante o tempo de leitura e que todos saibam o nome uns dos outros: familiaridade e segurança são fundamentais para criar um ambiente em que as crianças se sintam confiantes o suficiente para aprender e se envolver com o tempo de história.
Seja como for contar histórias, você estará contribuindo para o desenvolvimento precoce das crianças e enriquecendo suas vidas, ao mesmo tempo em que lhes dá um apreço pela palavra escrita que ficará com elas por muitos anos. Então, fique preso e deixe o poder de contar histórias e trabalhar sua magia!
Para contar histórias, ler livros não é a única forma. Aqui estão algumas outras formas de contar histórias:
- Rimas
- Canções
- Livros de imagens
- Histórias culturais
- Fábulas
- Contação de histórias com fantoches ou outros personagens
- Experiências pessoais (ou de uma criança)
Enquanto utilizamos esses meios em nossos centros de cuidados infantis, eles também podem ser usados em casa com a criança. Passe algum tempo de qualidade com as crianças que cuida, usando uma das formas acima de contar histórias. Você estará promovendo seu desenvolvimento enquanto também experimenta momentos especiais com a criança. Aqui estão alguns dos benefícios da contação de histórias na educação infantil.
Melhora as habilidades linguísticas
A leitura não é a única maneira de incentivar as habilidades de desenvolvimento linguístico do a criança. Contar histórias é uma maneira divertida de a criança se acostumar a ouvir palavras, sílabas e sons diferentes que eles podem não ter ouvido normalmente em conversas diárias regulares.
Se você está contando histórias, a criança entenderá a pronúncia das palavras e começará a reconhecer como as frases devem soar e se organizar. Se eles estiverem lendo, sua linguagem verbal melhora, pois eles se engajam em frases mais longas do que o habitual com palavras desconhecidas — um elemento-chave para expandir seu vocabulário. Alternar entre você e a criança para um ganho bem arredondado de benefícios.
Este é um benefício particularmente importante que ocorre ao contar histórias para a criança. Ao ouvir uma história, as crianças terão que lembrar da trama, personagens e detalhes importantes. Esta não é uma ocorrência frequente em seu cotidiano, pois as conversas com adultos geralmente são diretivas ou descritivas, enquanto com outras crianças pode ser limitante.
Após a contação de histórias, nossos cuidadores se baseiam no benefício do aprendizado da memória fazendo perguntas sobre a história. Isso incentiva as crianças a prestar atenção ao longo do caminho e a tentar ativamente lembrar o enredo.
Fomenta o pensamento criativo e as habilidades cognitivas
Contar histórias para crianças sem a adição de ilustrações ou qualquer outro auxílio visual permite que elas imaginem personagens e configurações. Isso é importante para seu pensamento criativo e imaginativo. Em vez de um vídeo ou imagem fazendo o trabalho para eles, as crianças, em vez disso, são forçadas a pensar nisso sozinhas.
Além disso, ao ler parcelas para crianças, dependendo do enredo, elas começam a se fazer perguntas. Perguntas como: "Quem fez isso?", "Por que ele fez isso?" ou "Ele vai fazer isso?" vai começar a tocar em suas mentes. Naturalmente, eles vão tentar descobrir isso sozinhos. Aqui, o pensamento crítico sobre situações descritas na narrativa é introduzido e é importante para desenvolver essa habilidade mais tarde.
Incentiva o entusiasmo pelo aprendizado, escrita e leitura
Contar histórias, independentemente do meio, é uma atividade divertida e interativa para as crianças. À medida que aprendem através do processo e conteúdo da contação de histórias, as crianças começam a aprender a amar, aprender e associá-la a uma atividade divertida.
Isso é importante para incentivar uma perspectiva saudável sobre a aprendizagem e a escola mais tarde na vida. Também ensina às crianças habilidades fundamentais para seus últimos anos na escola, como ser capaz de sentar-se e ouvir, pensamento crítico e compreensão.
Desenvolve compreensão cultural e moral
Dependendo do conteúdo da narrativa, as crianças podem aprender valiosas lições culturais e morais. As fábulas integram a moral de maneiras criativas que geralmente são bastante receptivas às crianças. Além disso, algumas histórias explicam as culturas de diferentes lugares e pessoas. As crianças também aprendem a explorar suas próprias culturas e começam a desenvolver uma compreensão de que as pessoas vêm de diferentes origens, religiões e países.
Contar histórias é apenas uma maneira divertida e agradável. Há uma série de maneiras interessantes de explorar um currículo de contar histórias para pré-escolares. Ao variar as maneiras como você compartilha histórias, você pode manter viva e emocionante a magia da narrativa, ao mesmo tempo em que estende vocabulário, habilidade de escuta, memória e habilidades de discussão.
As crianças adoram ouvir livros, mas há uma arte para ganhar e manter a atenção das crianças durante um livro. Algumas dicas para lembrar ou tentar são:
- Pré-leia o livro para garantir que você saiba a ideia básica da história antes de começar.
- Comece um ritual que as crianças reconhecem como tempo de história. Pode estar tocando alguns sinos ou tão simples quanto uma canção curta para sinalizar seu tempo de história.
- Tenha uma área definida para as crianças se sentarem como um tapete, um cobertor ou almofadas macias. As crianças gostam de saber onde estão seus limites físicos.
- Discuta a capa com as crianças. O que podemos ver? Sobre o que seria o livro? Quem é o autor e ilustrador? A duração dessa discussão dependerá da idade das crianças e das habilidades de discussão.
- Use uma voz clara e adota diferentes vozes e tons para retratar diferentes personagens e sentimentos.
- Faça uma pausa ao longo da história para adicionar um comentário ou permitir que as crianças comentem e prevejam. Mantenha simples de começar com frases como "Oh, eu posso ver que João está triste hoje", adicionar perguntas mais complexas se as crianças podem lidar com a discussão durante a história, "O que você acha que o fez se sentir triste".
- Após a história, as crianças comentam sobre o que gostaram, o que aconteceu, fazer finais alternativos e relembrar a progressão da história. As possibilidades são infinitas.
Contar histórias é sobre linguagem, escuta e prazer. Ao estar envolvido em uma série de histórias, as crianças aprendem a contar sua própria história. Eles aprendem que há um começo, um propósito e um fim. Histórias ensinam sequenciamento lógico ao compartilhar suas próprias histórias.
Você pode incentivar as crianças a praticar a contação de histórias colocando adereços e livros em uma área para as crianças brincarem e explorarem mais. Você também pode ajudar as crianças a contar suas próprias histórias de não-ficção compartilhando notícias. Ao fazer as perguntas certas, você pode encorajar as crianças a expandir suas histórias para incluir um começo, um enredo e um fim.
Ao incluir uma variedade de maneiras de contar histórias, você pode adicionar uma nova abordagem dramática a um currículo de contar histórias para pré-escolares. Aproveite este tempo revisitando suas histórias favoritas de infância e descobrindo um amor por novas histórias.