Área do Aluno


ou



Postos de Trabalho - Ergonomia e Riscos

Aumento da produção, qualidade do produto, uso efetivo do tempo e segurança dos funcionários são fatores importantes em qualquer situação de fabricação. Encontrar uma maneira de usar a ergonomia no local de trabalho afetará positivamente todos esses valores importantes no local de trabalho.

A melhor maneira de convencer a alta gestão de que a ergonomia deve ser implementada no local de trabalho é por uma abordagem baseada em dados. Ao identificar riscos específicos de segurança e de trabalho, como posturas desajeitadas, esforços contundentes e altas taxas de repetição, pode-se mostrar que a produção e a qualidade do produto sofrem quando os trabalhadores não estão realizando o melhor.

Também vejo a questão a longo prazo da lesão do trabalhador por postura corporal errada e auto de esforço. A postura corporal afeta muito as nossas costas. Lesões nas costas são uma das lesões mais difíceis de se recuperar. Assim como um deslizamento e lesão de queda, lesões nas costas podem ser devastadoras.

Veja algumas diretrizes ergonômicas simples que as empresas devem começar a aderir:

Para abordar questões de postura:

Realizar tarefas de manuseio de material entre a altura do joelho e a altura do ombro 
Realizar tarefas de montagem pesadas aproximadamente no nível da cintura 
Realizar tarefas de montagem de luz na altura da barriga aproximadamente 
Realizar tarefas de inspeção aproximadamente na altura do peito

Para resolver problemas de força:

Limitar as forças repetitivas dos dedos a menos de 0,9 kg
Limitar as forças repetitivas de mão e braço a menos de 4,5 kg
Limitar a curvação repetitiva para menos de 11,3 kg

Essas diretrizes simples podem ajudar a implementar uma ergonomia simples no local de trabalho. Abordagens simples para ajudar a melhorar a segurança do trabalhador são uma boa maneira de criar uma força de trabalho confiante. Ao escolher produtos de segurança, como piso antiderrapante, cria-se segurança em situações escorregadias

Uma abordagem proativa à ergonomia garantirá que:

  • Os projetistas receberão treinamento em ergonomia e terão informações e diretrizes apropriadas sobre redução de risco
  • Os tomadores de decisão que planejam novos processos de trabalho devem ter conhecimento dos princípios da Ergonomia que contribuem para a redução ou eliminação do risco.
  • As estratégias de design enfatizam a adequação das demandas do trabalho às capacidades e limitações dos trabalhadores. Por exemplo, para tarefas exigindo manuseio de materiais pesados, uso de assistência mecânica dispositivos para reduzir a necessidade de manuseio manual seria projetado no processo
  • Outros aspectos do projeto devem ser considerados, incluindo carga design, layout do local de trabalho para facilitar o acesso quando usando ajudas mecânicas e eliminando levantamentos desnecessários

Uma realidade desanimadora para muitos profissionais de segurança e ergonomia é que muitas das iniciativas acabam se tornando vítimas do próprio sucesso. Uma vez que eles cumprem os objetivos iniciais da organização, os investimentos em ergonomia e outras soluções de segurança evaporam ou são realocados em outros lugares.

Uma característica comum das organizações bem sucedidas em melhorar a ergonomia no local de trabalho é que a ergonomia é gerenciada como um processo — que identifica sistematicamente e reduz efetivamente o nível de exposição dos funcionários aos fatores de risco.

Normalmente, os processos de melhoria da ergonomia são baseados em um modelo de melhoria contínua, como os modelos de qualidade (ISO 9001), ambiental (ISO 14001) ou segurança (OHSAS 18001 ou ANSI Z10). Cada um desses modelos de sistema de gestão fornece um conjunto comum e familiar de etapas para gerenciar riscos ambientais e de segurança


Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados