Princípios da Liderança - Curso Gratuito de Administração de RH

1. Delegar tarefas: é preciso deixar que sua equipe faça a sua parte, é dar à eles trabalhos e responsabilidades individuais, é a divisão de tarefas.

Delegar é uma forma de motivar as pessoas, porque a grande maioria dos funcionários não quer apenas cumprir a sua carga horária, as pessoas querem se sentir importantes, querem sentir que a presença delas faz diferença na empresa, que seus esforços fazem diferença para a equipe também.

O líder aqui tem um papel importante de reconhecer as capacidades e individualidades de cada um, estimulá-las e, oferecer trabalhos que ajudem no desenvolvimento das habilidades de cada funcionário. Para isso é preciso dar apoio e suporte, sem tirar a autonomia e responsabilidade.

2. Incentivar a equipe: as pessoas querem se sentir parte, pertencentes à uma equipe, e quando um líder reconhece o trabalho de um funcionário, isso o incentiva a desempenhar cada vez melhor seu trabalho.

Para incentivar uma equipe é preciso saber reconhecer, seja por meio de elogios, incentivos ou recompensas.

É preciso saber ouvir, instruir, dar atenção para motivar uma equipe. Dividir conhecimentos é outra forma de motivar a equipe. É mais do que apenas ensinar uma função, é poder dividir outros conhecimentos úteis e se permitir aprender também, é uma troca de conhecimentos.

3. Estabelecimento de metas: ter metas e objetivos claros é o que faz com que os funcionários saibam para onde estão indo, o que se pretende alcançar, e como chegar até lá. Mas para isso, é necessário ter metas possíveis e viáveis, normalmente é estabelecido um percentual de crescimento esperado, comparado ao atingido pelo ano anterior.

Também é papel do líder auxiliar no cumprimento das metas, mostrar que faz parte da equipe e que desempenha um papel real.

4. Valorização e reforço positivo: há uma abordagem na psicologia que utiliza de reforços e punições para explicar a base dos comportamentos humanos. Quando algo é reforçado positivamente tendemos a voltar a repetir aquele comportamento, e é dessa forma que trabalham os colaboradores em uma empresa.

Falta de elogios e feedback gera desmotivação, faz com que as pessoas percam o interesse em fazer parte e contribuir para atingir os objetivos. Por isso, reforçar positivamente proporciona uma equipe muito mais engajada.

Não se trata apenas de elogiar as atitudes e os acertos, mas de reconhecer também os esforços diários, a busca constante do funcionário em melhorar. E para isso, é essencial saber a melhor forma de elogiar cada funcionário, para isso é preciso conhecer e ter uma boa comunicação com a equipe.

Valorizar a equipe, é uma forma de demonstrar confiança. Confiança gera motivação.

5. Dar apoio: é estar junto em todos os momentos, dar apoio e incentivo nos momentos bons, mas também estar perto e auxiliar para enfrentar os momentos de dificuldade.

O papel do líder é oferecer ajuda, não tomar o controle e assumir a responsabilidade, é lembrar ao funcionário das suas tarefas e ajudá-lo a executá-la. Além disso, sua abordagem não deve ser punitiva, é preciso saber corrigir os erros sem desmotivar e punir.

6. Coerência com o discurso: é o alinhamento entre a fala e as atitudes. Aquela velha frase conhecida por todos “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, jamais deve ser a realidade de um líder frente sua equipe.

O líder deve sempre ser o exemplo, alguém em quem os funcionários possam se espelhar, ter como modelo, e quererem seguir porque acreditam que o seu trabalho é bem feito, coerente e justo. O líder é visto como alguém de sucesso, por isso, as pessoas querem sempre ver nele alguém que tem um discurso coerente.

É poder seguir com segurança tanto o que diz, quanto o que faz.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH