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PRESSÃO E CURSO

O curso tem a ver com a força da vida e o fluxo de energia. A pressão exercida nele representa a vitalidade intelectual, a energia psicológica, a paixão sexual e a intensidade emocional. Vale frisar que a pressão se define pela força aplicada na superfície de escrita com o instrumento (não tem a ver com a pressão do aperto da mão). Assim, a pressão indica a capacidade para atividades vigorosas.


Além disso, a espessura do curso permite interpretar a discriminação sensorial. Já a direitura do curso representa uma aproximação firme, enquanto a curvilínea representa uma aproximação macia. A transição do curso é definida como o ponto de inflexão. Este é o ponto na qual as linhas mudam seu sentido e sua inclinação. A transição da linha representa o grau de consciência e de flexibilidade cognitiva. Um baixo curso e um alto curso à linha de base representam a resposta subconsciente e consciente da manutenção do movimento da vida, respectivamente.


O tempo de reação psicológica de quem escreve determina a velocidade da escrita. O escritor está ajustando constantemente a função da velocidade com mudanças no comprimento, no sentido, na duração, na pressão e na aceleração do curso. Um curso rápido e fino tem características como um posicionamento de quarenta e cinco graus e move-se para a direita de forma com que o dedo polegar controla os movimentos verticais e o pulso os movimentos horizontais. A escrita rápida é um catalisador da energia interna que realça o movimento, o pensar e as reações rápidos.

O tamanho da escrita tem a ver com a diferença entre o controle interno e exterior da atenção.



Este artigo pertence ao Curso de Grafologia

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