PRIMEIROS ASPECTOS GRÁFICOS
Como mencionado no tópico anterior, os quatro elementos expressivos da escritura são a base, a delimitação, a pressão e o curso.
Base
Base ou linha de base é uma linha imaginária na qual as letras se assentam.
É caracterizada por áreas superiores e inferiores e tem a função de dividir a colocação vertical com a direção do movimento. Ela representa a realidade, o ponto inicial da consciência, a fundação para o movimento e a vida. Logo, seus padrões trazem interpretação sobre as atitudes para experiências e atividades. Por isso, a inclinação da linha é como se fosse um barômetro do ânimo.
Pessoas que escrevem em linha reta e consistente tendem a ser do tipo psicológico fleumático.
- Escrita ascendente: condiz a uma elevação do espírito e representa otimismo e esperança. Ela exige energia e, por isso, aponta sinal de esperança. Também pode indicar autoconfiança e ambição.
- Escrita descendente: demonstra debilidade e desânimo que fazem com que o espírito “afunde” o escritor. Isso pode ser duradouro ou em apenas algumas palavras que trazem lembranças depressivas. A escrita se move para a parte da figura que lida com negatividade e pessimismo e pode lembrar um passo arrastado, típico de quem perdeu a esperança. Porém, esta linha de base pode indicar apenas exaustão.
- Linha de base flutuante: pode indicar esforço e turbulência mental. Geralmente é causada por um possível envolvimento emocional com aquilo que está sendo escrito. Porém, se esta linha de base é estável, quem escreve pode ser mal-humorado ou instável. É por isso que várias amostras devem ser analisadas.
Este artigo pertence ao Curso de Grafologia
Faça o Curso completo grátis!!