Princípios básicos da nutrição

Para compreender um pouco da nutrição é necessário entender sobre os seus conceitos e os princípios que a norteiam, conforme veremos a seguir.

Alimentos

Alimento é tudo aquilo que podemos ingerir para ser utilizado por nós como fonte de nutrientes, energia e desenvolvimento.

Nutrição

É uma ciência da área da saúde que estuda como os alimentos e nutrientes se comportam quando são ingeridos, absorvidos, utilizados e eliminados pelo organismo humano em pessoas saudáveis ou debilitadas.

Nutrientes

Se tratam de substâncias indispensáveis para o funcionamento do nosso organismo e são obtidas através dos alimentos.

Divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes (vitaminas e minerais), além da água, que são digeridos e absorvidos pelo nosso sistema digestório!

Sistema digestório humano

Figura 01: Sistema digestório humano.

Imagem Interna

A figura ilustra como é dividido o sistema digestório dos humanos, da boca até o ânus.

A saúde do corpo depende de um sistema digestório funcionando bem, já que é através dele que conseguimos adquirir todos os nutrientes da dieta. De forma geral, nós comemos o alimento inteiro, e o sistema digestório faz a sua parte para degradá-lo até a sua forma mais simples para que possamos absorver, e funciona da seguinte forma:

1. O processo de digestão é iniciado na boca, com a mastigação;
2. Quando engolimos o alimento, ele passa para o esôfago (um tubo que leva o alimento triturado até o estômago);
3. Chegando no estômago, o alimento começa a sofrer a ação do ácido gástrico para ser digerido;
4. Após atingir uma consistência adequada, se tornando uma mistura do alimento e do suco gástrico, ele segue em direção ao intestino delgado para ser absorvido;
5. No intestino delgado, após quebrar todos os nutrientes em moléculas minúsculas, é onde todo o processo de absorção ocorre;
6. Percorrendo todo o intestino delgado e tendo os nutrientes absorvidos, o que resta do alimento é conduzido para o intestino grosso, local onde a água é absorvida e o bolo fecal começa a ser formado;
7. Quando as fezes são formadas, chega o fim do percurso do alimento no trato digestório, aguardando a evacuação.

Outros órgãos também estão envolvidos no processo de digestão dos alimentos, pois secretam elementos essenciais para absorção dos nutrientes, como é o caso do fígado, pâncreas, vesícula biliar e glândulas salivares.

Este artigo pertence ao Curso de Introdução a Nutrição