PRINCIPAIS AUTORES DA LITERATURA INFANTIL
Os livros lidos na infância influenciam muito na construção do caráter e personalidade de um indivíduo que vai agregando valores e conceitos à vida através de suas leituras. A literatura infantil é representada por inúmeros escritores de grande talento e prestígio. Veja alguns deles:
Ziraldo: Desenhista, cartunista e escritor. Criou a revista brasileira em quadrinhos “A Turma do Pererê”. Em 1980 lançou o livro infanto-juvenil O Menino maluquinho, um sucesso que encanta milhares de crianças e que serviu de inspiração para peças de teatro, filme, quadrinhos e seriado de TV.
Ruth Rocha: Escritora brasileira de livros infantis, é membro da Academia Paulista de Letras. Sua obra mais conhecida é Marcelo, Marmelo, Martelo. Recebeu o prêmio Jabuti com o livro Escrever e Criar.
Monteiro Lobato: foi escritor e editor, sendo 'O Sítio do Picapau Amarelo', como ficou conhecida sua coleção de aventuras para os pequenos leitores, sua obra de maior destaque na literatura infantil. Conhecido como um dos primeiros autores de literatura infantil em nosso país e em toda América Latina.
Maurício de Sousa: Premiado autor brasileiro de histórias em quadrinhos, com mais de 200 personagens, criou a Turma da Mônica, obra que alegra e fascina milhares de crianças em todo o mundo.
Eva Furnari: Escritora e ilustradora de livros infanto-juvenil. No início de sua carreira dedicou-se a livros com ilustrações, sem texto. Personagem mais famosa: “A Bruxinha”.
Ana Maria Machado: Uma das escritoras de maior destaque no Brasil, seu primeiro livro infantil publicado foi Bento-que-bento-é-o-frade, que recebeu um prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.
Fernando Vilela: Escritor e ilustrador, ganhou com o livro Lampião e Lancelote o primeiro lugar no Jabuti 2007 em duas categorias: Melhor livro infantil e Melhor ilustração de livro.
Mariana Massarani: Escritora e ilustradora de livros infantis. Ganhou o prêmio Jabuti de Literatura em 1997 e 2003 na categoria Melhor ilustração de livro infantil e juvenil.
Angela-Lago: Escritora e ilustradora recebeu diversos prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e outros internacionais. Sua obra Cena de Rua foi incluído em uma coletânea da Abrams Press, de Nova York, selecionado entre os quinze melhores livros de imagens do mundo.
Daniel Mundukuru: escritor indígena doutor em educação e já foi premiado com o Jabuti e pela Academia Brasileira de Letras. Como mais de 50 livros publicados, Mundukuru é um dos autores de livros infantis indicados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Hans Christian Andersen, autor de “Soldadinho de Chumbo” e “A Pequena Sereia”. É considerado o responsável por revigorar os contos de fadas, explorando melhor os seus limites e adicionando novos desejos e fantasias. O autor, que escreveu mais de 150 contos, se inspirava em alguns daqueles que ouvira na infância, mas também gostava de afirmar o poder de seu próprio gênio e imaginação na elaboração das histórias.
Odilon Moraes: o paulistano é considerado um dos melhores autores de livros infantis ilustrados do país. Princesinha Medrosa, um conto de fadas moderno sobre uma menina que tenta superar o medo do escuro, é um de seus principais livros.
Irmãos Grimm autores de “A gata borralheira”. Jacob e Wilhelm nasceram na região de Frankfurt, na Alemanha, e dedicaram-se ao registro de fábulas infantis a partir das histórias orais contadas em seu país. Além disso, realizaram estudos de linguística e folclore, tendo dado grandes contribuições à língua alemã.
Jean de La Fontaine, foi um poeta e fabulista francês, autor de fábulas importantes, como “O Lobo e o Cordeiro”.
Antoine de Saint-Exupéry: escreveu para jornais e revistas franceses e publicou diversas obras, sempre com temas ligados à aviação e à guerra, entre elas 'O Aviador' , mas seu grande sucesso é mesmo o livro infantil 'O Pequeno Príncipe'.
Beatrix Potter: nasceu em 1866 na cidade de Londres. Ela começou a desenhar esses animais e quase todos eles viraram personagens de suas obras. Por conta dessa relação com a natureza, os efeitos da industrialização sobre o meio ambiente viraram uma questão central de sua vida. 'As Aventuras de Pedro Coelho' é uma de suas principais obras.
C.S.Lewis: com sua mente lógica e brilhante e seu estilo vivo e lúcido, escreveu livros adultos e histórias infantis conhecidas por milhões de pessoas no mundo inteiro. Entre elas estão 'As Crônicas de Nárnia'.
Cecília Meireles: é considerada a primeira grande escritora da literatura brasileira e a principal voz feminina de nossa poesia moderna. Suas obras são permeadas de musicalidade e combinam versos regulares e livres, além de metros diversos.
Adriana Falcão: conhecida pelo seu trabalho no teatro, TV e cinema — é dela, por exemplo, o roteiro do filme o Auto da Compadecida.
Roseana Murray: poetisa e escritora de obras infanto-juvenis brasileira, como Exercícios de Amor.
Eva Furnari: ilustradora e escritora ítalo-brasileira, autora de obras como Felpo Filva e Lolo Barnabé.
Duda Machado: escreve desde 1977, mas só 20 anos depois passou a dedicar-se a literatura infantil. Entre suas obras, estão Histórias com Poesias, Alguns Bichos & Cia e Tudo Tem a Sua História.
Este artigo pertence ao Curso de Contação de Histórias
Faça o Curso completo grátis!!