Principais Doenças Felinas - Doenças de Gatos
Conhecidas as doenças caninas, é hora de saber quais são as principais que acometem os gatos e que devem ter atenção especial para serem prevenidas e tratadas.
Leucemia felina e a imunodeficiência felina
São duas doenças que acometem os gatos domésticos, sendo elas provocadas por um retrovírus, uma família diferenciada de vírus, entre os quais se inclui o HIV.
As duas doenças, do ponto de vista clínico, são similares, mas os vírus bem como a forma de cada uma delas nos animais são distintos.
A leucemia felina, ou FeLV, é causada por um vírus do subtipo oncornaviridae, levando ao desenvolvimento de tumores no gato.
Já a imunodeficiência felina, ou FIV, é causada por um vírus do subtipo lentiviridae, e a doença vai evoluindo de maneira lenta.
O FeLV é transmitido por meio de mordidas ou da limpeza mútua que ocorre entre os gatos, além também da partilha das caixas de areia e dos vasilhames de comida.
O FIV é transmitido através das mordidas, através também da limpeza mútua e a mãe infectada pode passar a doença para as crias, apesar de ser menos frequente.
Peritonite infecciosa felina
Essa doença, conhecida como P.I.F., tem como característica principal a ascite, o que significa o acúmulo de líquido no abdômen do animal.
O agente causador dessa doença é da família dos coronavírus e a P.I.F. é um problema muito grave para os criadores de gatos, ainda mais em abrigos onde há muitos animais.
Os gatos de qualquer idade podem ser acometidos por essa doença, apesar de ela ter uma maior incidência nos gatos jovens.
A transmissão do vírus da doença acontece por via oro-fecal, sendo um gato que é sensível contaminado através da boca, seja por lambidas, por contatos com secreções ou com as fezes de um animal doente.
Herpesvírus do tipo 1
Esse vírus é responsável por ocasionar a rinotraqueite viral, que tem como características principais a descarga nasal, os espirros paroxísticos e a conjuntivite purulenta, que pode acarretar úlceras nas córneas e lesões na língua do animal.
O vírus tem a sua transmissão realizada através de contato direto, sendo que o período de incubação é curto, em geral, e a doença pode ser prevenida por meio da vacinação.
Asma felina
Esse é um termo usado para fazer a descrição de episódios de reincidência de tosse paroxística, de dispneia e de respiração sibilante nos animais.
A doença pode surgir por uma reação hipersensível do animal à inalação de diferentes pneumoalergenos, levando à contração da musculatura lisa das vias respiratórias, bem como a uma inflamação das vias aéreas.
A tosse violenta ocasionada pela doença pode desencadear até mesmo episódios de vômito ou a rejeição dos líquidos digestivos, sendo necessários, nos episódios mais graves, tratar com urgência o animal.
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop
Faça o Curso completo grátis!!