Principais Objetivos da Avaliação de Desempenho do Funcionário

O primeiro ponto destacável sobre a importância da avaliação de desempenho é identificar os pontos que precisam de melhorias, e a partir dos resultados obtidos, conseguir promover de forma clara, planos de melhoria.

Para isso, existe o programa de treinamento e desenvolvimento que deve ser explorado ao máximo para integrar os colaboradores, motiva-los frequentemente, e oportunizar crescimento e desenvolvimento.

Estes programas de treinamento também servem para promover a empresa como um todo, uma vez que se desenvolvem os colaboradores, e os mantém engajados, toda a empresa cresce exponencialmente.

O segundo ponto sobre a importância da avalição é a retenção de informações importantes para a empresa. É por meio dela que a empresa consegue identificar dificuldades que não consegue perceber no dia a dia.

Oportunizando os colaboradores de darem suas opiniões de forma anônima, a empresa garante resultados reais, sobre problemas reais, que muitas vezes, são omitidos por medo de repreensão ou falta de compreensão.

Além disso, há ainda um terceiro ponto que é, a oportunidade de analisar os perfis existentes na empresa, identificando quais as formações acadêmicas ou especializações dos colaboradores, entendendo assim o quão qualificada é a mão de obra existente.

A partir deste ponto pode-se elaborar com mais assertividade os programas de treinamento, adequando a linguagem e estrutura para todos os públicos. Além de poder identificar em quais áreas deve manter o foco dos treinamentos e eventos educacionais.

Identificando as qualidades de cada um dos colaboradores, o departamento de recursos humanos consegue fazer processos seletivos internos com mais facilidade e menor custo, consegue desenvolver um plano de carreira pensado nos colaboradores que já tem, e saber a melhor forma de usar das qualidades de cada um.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH