Entrar/Criar Conta
Processo de Gerenciamento de Projetos e Seleção de Projetos
O processo de gerenciamento de projetos começa com a identificação do projeto. Um empreendedor em busca de alguma oportunidade de investimento está procurando um projeto em todos os lugares.
Existem tantas organizações de consultoria, seminários e revistas que são úteis na identificação de um projeto.
- Identificação do projeto e análise prima facie: Esta etapa é crucial, pois 99,2% dos projetos são descartados durante esta etapa. Para falar de forma positiva, uma grande porcentagem dos projetos que atravessam a barreira do estudo prima facie chega ao seu destino de implementação. O empreendedor tem medo durante esses processos particulares, especialmente quando ele é um novo empreendedor.
- Desempenho das indústrias existentes: geralmente observa-se que estamos olhando para o desempenho das indústrias existentes no setor proposto. Se as indústrias de agrotóxicos não vão bem, a ideia de montar um projeto de empresa de agrotóxicos é descartada.
- Tendência de preços: o aumento dos níveis de preços também revela o aumento dos níveis de demanda e assim, cria espaço para um novo projeto.
- Diferença de preços entre os preços internacionais e domésticos: Commodities com preço internacional mais baixo em relação ao preço doméstico sempre tem perigo de importação, enquanto commodity com preços internacionais mais altos é lucrativa, pois oferece oportunidade de exportação.
- Políticas governamentais: Qualquer setor promovido pelo governo é sempre impulsionado. O atual apoio do governo à infraestrutura levou ao movimento de vários grupos industriais no campo da infraestrutura.
- Aspectos de localização: O empreendedor também busca o benefício da localização com em relação à disponibilidade de matéria-prima, proximidade do mercado, benefícios governamentais e outras disponibilidades de infraestrutura, como estradas, energia e água.
- Situação financeira: O empreendedor também analisa o custo aproximado do projeto nesta fase e confirma a disponibilidade de recursos para avançar para a próxima etapa.
- Preparação do projeto: Os projetos que ultrapassaram a barreira do estudo prima facie são estudados em profundidade e é elaborado um Relatório Detalhado do Projeto (DPR). As várias análises aprofundadas feitas nesta fase incluem.
- Viabilidade técnica: Isso inclui a seleção de uma tecnologia apropriada, fonte para a tecnologia selecionada (desenvolvida ou transferida), planejamento de capacidade, seleção de local, identificação de matéria-prima etc.
- Viabilidade de mercado: Durante este estudo, a lacuna de oferta de demanda é determinada. Os principais concorrentes e seus pontos fortes e fracos são analisados, os canais de marketing são determinados e planejados e o mercado-alvo e os pontos fortes competitivos são analisados.
- Viabilidade financeira: O custo do projeto e as fontes de financiamento são planejados.
A avaliação financeira é feita para o projeto. Isso é analisado usando vários índices e técnicas de orçamento de capital, como Análise de Equilíbrio, Retorno sobre Ativos, Margens de Lucro, Valor Presente Líquido (VPL), Período de Retorno (PBP), Taxa Interna de Retorno (TIR), etc.
- Análise de custo-benefício social: Durante esta análise em particular, tentamos determinar o custo para a nação devido ao projeto proposto e comparar com os benefícios.
- Implementação do projeto: Durante esta fase, as equipes são selecionadas, as atividades são identificadas e distribuídas aos membros do grupo, e os cronogramas de atividades são formados e monitorados. Isso é feito com a ajuda de várias ferramentas, como gráfico de Gantt, diagramas de rede e ferramentas de monitoramento.
- Revisão do projeto: O relatório de revisão é um documento muito importante que descreve os problemas enfrentados e as mudanças feitas no plano original do projeto.
- Informações gerais: Nome, forma de organização, setor, natureza dos produtos, promotores e sua contribuição.
- Histórico e experiência dos promotores
- Arranjos de marketing e venda: Aplicação de produtos ou serviços propostos, taxa de crescimento, players existentes e concorrentes
Detalhes do projeto proposto que incluem:
- Produtos propostos e sua capacidade
- Processo de fabricação e sua origem (contrato com o fornecedor para suporte)
- Detalhes sobre os principais equipamentos necessários para o processo acima
- Equipe de gestão com sua qualificação e experiência
- Detalhes do terreno e construção
- Detalhes de água e energia
- Efluentes (se houver) e seu sistema de tratamento e disposição conforme plano
- Disponibilidade de matéria-prima
- Requisito de mão de obra
- Arranjos técnicos
- Processo de produção
- Aspectos ambientais
- Cronograma de implementação
- Custo do projeto
- Meios de financiamento
- Demonstração de rentabilidade e fluxo de caixa (por dez anos em geral)
- Avaliação com base em estimativas de rentabilidade
- Considerações econômicas
- Anexos que incluem estimativa de resultados de trabalho, cálculo de necessidade de capital de giro e dinheiro de margem, índices de cobertura e análise de sensibilidade.
Este artigo pertence ao Curso Gestão de Projetos
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesGENIAL. MUITO BOM.
gostei do conteúdo didático ,como sou uma pessoa que sempre gosto de aproveitar meu tempo pra fazer cursos gratuitos, esse foi bem desenvolvido espero que seja um impulso a mais na minha carreira profissional. parabéns pela instituição cursos escola.
Muito bom
Foi um curso fantástico. Gostei e estou esperando certificado pelo email para iniciar outro.
GENIAL. MUITO BOM.
Bom o curso
gostei do conteúdo didático ,como sou uma pessoa que sempre gosto de aproveitar meu tempo pra fazer cursos gratuitos, esse foi bem desenvolvido espero que seja um impulso a mais na minha carreira profissional. parabéns pela instituição cursos escola.
Curso mais bom de excelência ok
Muito bom