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Processo de Gerenciamento de Projetos e Seleção de Projetos

O processo de gerenciamento de projetos começa com a identificação do projeto. Um empreendedor em busca de alguma oportunidade de investimento está procurando um projeto em todos os lugares.

Existem tantas organizações de consultoria, seminários e revistas que são úteis na identificação de um projeto.

  • Identificação do projeto e análise prima facie: Esta etapa é crucial, pois 99,2% dos projetos são descartados durante esta etapa. Para falar de forma positiva, uma grande porcentagem dos projetos que atravessam a barreira do estudo prima facie chega ao seu destino de implementação. O empreendedor tem medo durante esses processos particulares, especialmente quando ele é um novo empreendedor.
  • Desempenho das indústrias existentes: geralmente observa-se que estamos olhando para o desempenho das indústrias existentes no setor proposto. Se as indústrias de agrotóxicos não vão bem, a ideia de montar um projeto de empresa de agrotóxicos é descartada.
  • Tendência de preços: o aumento dos níveis de preços também revela o aumento dos níveis de demanda e assim, cria espaço para um novo projeto.
  • Diferença de preços entre os preços internacionais e domésticos: Commodities com preço internacional mais baixo em relação ao preço doméstico sempre tem perigo de importação, enquanto commodity com preços internacionais mais altos é lucrativa, pois oferece oportunidade de exportação.
  • Políticas governamentais: Qualquer setor promovido pelo governo é sempre impulsionado. O atual apoio do governo à infraestrutura levou ao movimento de vários grupos industriais no campo da infraestrutura.
  • Aspectos de localização: O empreendedor também busca o benefício da localização com em relação à disponibilidade de matéria-prima, proximidade do mercado, benefícios governamentais e outras disponibilidades de infraestrutura, como estradas, energia e água.
  • Situação financeira: O empreendedor também analisa o custo aproximado do projeto nesta fase e confirma a disponibilidade de recursos para avançar para a próxima etapa.
  • Preparação do projeto: Os projetos que ultrapassaram a barreira do estudo prima facie são estudados em profundidade e é elaborado um Relatório Detalhado do Projeto (DPR). As várias análises aprofundadas feitas nesta fase incluem.
  • Viabilidade técnica: Isso inclui a seleção de uma tecnologia apropriada, fonte para a tecnologia selecionada (desenvolvida ou transferida), planejamento de capacidade, seleção de local, identificação de matéria-prima etc.
  • Viabilidade de mercado: Durante este estudo, a lacuna de oferta de demanda é determinada. Os principais concorrentes e seus pontos fortes e fracos são analisados, os canais de marketing são determinados e planejados e o mercado-alvo e os pontos fortes competitivos são analisados.
  • Viabilidade financeira: O custo do projeto e as fontes de financiamento são planejados.

A avaliação financeira é feita para o projeto. Isso é analisado usando vários índices e técnicas de orçamento de capital, como Análise de Equilíbrio, Retorno sobre Ativos, Margens de Lucro, Valor Presente Líquido (VPL), Período de Retorno (PBP), Taxa Interna de Retorno (TIR), etc.

  • Análise de custo-benefício social: Durante esta análise em particular, tentamos determinar o custo para a nação devido ao projeto proposto e comparar com os benefícios.
  • Implementação do projeto: Durante esta fase, as equipes são selecionadas, as atividades são identificadas e distribuídas aos membros do grupo, e os cronogramas de atividades são formados e monitorados. Isso é feito com a ajuda de várias ferramentas, como gráfico de Gantt, diagramas de rede e ferramentas de monitoramento.
  • Revisão do projeto: O relatório de revisão é um documento muito importante que descreve os problemas enfrentados e as mudanças feitas no plano original do projeto.
Relatório Detalhado do Projeto (DPR)

O conteúdo de um Relatório de Projeto detalhado de acordo com as normas das instituições

  • Informações gerais: Nome, forma de organização, setor, natureza dos produtos, promotores e sua contribuição.
  • Histórico e experiência dos promotores
  • Arranjos de marketing e venda: Aplicação de produtos ou serviços propostos, taxa de crescimento, players existentes e concorrentes

Detalhes do projeto proposto que incluem:

  • Produtos propostos e sua capacidade
  • Processo de fabricação e sua origem (contrato com o fornecedor para suporte)
  • Detalhes sobre os principais equipamentos necessários para o processo acima
  • Equipe de gestão com sua qualificação e experiência
  • Detalhes do terreno e construção
  • Detalhes de água e energia
  • Efluentes (se houver) e seu sistema de tratamento e disposição conforme plano
  • Disponibilidade de matéria-prima
  • Requisito de mão de obra
  • Arranjos técnicos
  • Processo de produção
  • Aspectos ambientais
  • Cronograma de implementação
  • Custo do projeto
  • Meios de financiamento
  • Demonstração de rentabilidade e fluxo de caixa (por dez anos em geral)
  • Avaliação com base em estimativas de rentabilidade
  • Considerações econômicas
  • Anexos que incluem estimativa de resultados de trabalho, cálculo de necessidade de capital de giro e dinheiro de margem, índices de cobertura e análise de sensibilidade.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Projetos

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