Processos de Recrutamento e Seleção de Pessoas
Esta é uma das etapas mais importantes da área de departamento pessoal, é onde as necessidades da empresa são solucionadas. Antes de se iniciar qualquer tipo de processo seletivo, é extremamente importante que a empresa avalie todos os aspectos que envolvem a contratação de um novo funcionário.
Desde os custos envolvidos, até uma descrição bem detalhada de todas as funções a serem exercidas, análise de centro de custo e perfil desejado. Um processo de recrutamento bem feito evita diversos problemas setoriais e financeiros, traz para a empresa o funcionário certo para a vaga em aberto.
Não se trata apenas do funcionário que irá suprir uma necessidade de mão de obra, mas sim de um funcionário que almeja crescimento pessoal e profissional, que se integrará à empresa e realizará seu trabalho em prol de crescimento mútuo. Que caminhará lado a lado em busca de atingir os objetivos.
Vamos trabalhar a seguir o passo a passo de um processo de recrutamento e seleção de sucesso:
3.1 - Anúncio da vaga:
Definida toda a parte interna e financeira de um processo de recrutamento, é então o momento de anunciar a vaga. O anúncio deve conter as informações essenciais, como o nome da empresa, o cargo a ser exercido, bem como uma descrição das funções.
É importante avaliar quais pré-requisitos são necessários para o desenvolvimento do trabalho e especificá-los no anúncio, por exemplo, grau de escolaridade desejado, experiência prévia, ou conhecimentos e habilidades específicas.
Algumas empresas ainda disponibilizam no anúncio informações sobre horário de trabalho, salário, condições contratuais e benefícios. Tudo aquilo que for um diferencial na empresa, pode e deve ser usado no momento do anúncio de uma vaga, com o objetivo de atrair mais candidatos interessados.
3.2 - Triagem de currículos:
Após a publicação do anúncio, é função do departamento pessoal a análise de todos os currículos recebidos. É sempre importante manter um banco de talentos interno, já que de todos os currículos, apenas um será selecionado para a contratação.
Um banco de talentos pode evitar o gasto com novos processos seletivos e anúncios de vagas, por já possuir currículos arquivados. Por mais interessantes que alguns currículos sejam, nem todos podem ser escolhidos, porém, não devem também ser descartados, afinal um contrato de trabalho pode se encerrar por diversos motivos, em diversos momentos.
É comum que um anúncio receba respostas de pessoas que estão interessadas em outros cargos ou funções, por isso, não descarte automaticamente aqueles currículos que não preencham os requisitos. Procure sempre agradecer a candidatura e informar que, mesmo não correspondendo às necessidades atuais da empresa, o currículo será mantido no banco de talentos e analisado para futuras contratações.
Após avaliar todos as candidaturas, é feita uma pré-seleção dos currículos que mais se adequam à vaga e os selecionados são chamados para o processo seletivo da empresa.
3.3 - Processo seletivo:
Cada empresa possui um processo seletivo diferente, algumas fazem suas escolhas apenas baseadas no currículo e na entrevista, e outras optam por realizarem testes práticos, comportamentais, psicológicos, dinâmicas de grupos, ou ainda testes de conhecimentos específicos para o cargo em questão. Podem ainda solicitar um contato da empresa anterior para buscarem referências.
Atualmente este processo pode ser realizado de diversas formas, por isso, é muito comum encontrar empresas que fazem tudo online, tanto as entrevistas quanto os testes. Dessa forma, o primeiro contato do colaborador com a empresa será, de fato, no seu primeiro dia de trabalho.
É imprescindível dar especial atenção ao momento da preparação do processo seletivo, pois é a partir dele que o departamento pessoal tomará sua decisão final. Por isso, uma entrevista bem estruturada deve responder muito mais do que apenas as questões básicas, e conhecer o histórico de trabalhos desempenhados anteriormente.
Este momento deve ser aproveitado para conhecer o candidato, saber quais são seus objetivos profissionais e pessoais, entender o que o mesmo pretende dentro da empresa e quais suas ambições e valores.
Quando aplicado algum tipo de teste, é importante avaliar características específicas de cada função, ou seja, de nada adianta aplicar um teste que seja padrão para todo tipo de vaga, pois ele não trará os resultados esperados.
Para cargos em que atenção é um fator primordial, é interessante a aplicação de um teste de atenção, como o AC (atenção concentrada), por exemplo, que é básico, rápido de aplicar e de fácil correção. Tenha atenção que se trata de um teste psicológico, portanto, só pode ser aplicado por um profissional da área da psicologia.
As dinâmicas são também interessantes para processos seletivos de cargos de liderança ou de trabalho em equipe, pois através delas é possível observar o comportamento dos candidatos em diversas situações, principalmente no que diz respeito ao trabalho em equipe, sua capacidade de empatia, de saber ouvir e se expressar, e sua forma de se posicionar nas mais variadas situações.
Se há algo que as empresas já entenderam é que o seu bem mais precioso são as pessoas, é isso o que as torna diferentes, é o seu diferencial competitivo. Ter pessoas engajadas e que almejem a conquista das metas e objetivos certamente proporcionará um crescimento para a empresa, especialmente no quesito financeiro.
Um bom processo de recrutamento e seleção tem também como objetivo a diminuição do turnover, ou seja, da rotatividade de funcionários. Cada funcionário contratado envolve custos, assim como cada funcionário desligado da empresa também. Desta forma, a diminuição da rotatividade acarreta em menos custos para a empresa, funcionários mais engajados, e um trabalho mais linear, que sempre é percebido pelo cliente final.
Ainda há outros tipos de recrutamento que vale a pena destacar, são eles:
- Recrutamento interno: este é um processo aberto internamente, engloba todos os procedimentos citados acima, porém, o anúncio da vaga não é feito para o público geral e sim dentro da própria empresa. É a oportunidade que a empresa oferece a todos os colaboradores de crescimento profissional, seja dentro do seu próprio setor, como para outros setores.
Este é um método que reduz consideravelmente os custos de um processo seletivo e é também uma forma de engajamento dos colaboradores, proporcionando a oportunidade de crescimento e o reconhecimento pelos seus esforços, que é o que todo funcionário gosta de vivenciar.
É importante ter um processo bem estruturado para garantir uma decisão final justa e não desmotivar aqueles que não foram selecionados. Por isso sempre que puder, opte por realizar um recrutamento interno antes de abrir externamente.
- Recrutamento de PCD: atualmente há uma cota que todas as empresas de médio e grande porte devem seguir em relação à contratação de pessoas com deficiência (PCD). Mas além do preenchimento destas cotas, é uma oportunidade das empresas encontrarem funcionários capacitados para os seus cargos em aberto e que muitas vezes têm dificuldades em entrar e se manter no mercado de trabalho, pela discriminação com base em sua deficiência.
- Recrutamento de jovem aprendiz: esta é uma contratação de custo mais baixo para a empresa e beneficia os jovens que querem se inserir no mercado de trabalho. Trata-se da contratação de jovens estudantes de cursos profissionalizantes, que trabalham geralmente em jornadas de meio período.
É um processo vantajoso para ambas as partes, o jovem que terá muitas vezes seu primeiro contato com o mercado de trabalho, podendo aprender e crescer dentro da empresa, e também para a empresa que poderá trabalhar com um funcionário aberto a experiências e conhecimentos que puder reter. Trata-se de um funcionário sem vícios de trabalhos anteriores, que pode se adaptar mais facilmente às demandas da empresa.
Tenha atenção que há uma série de requisitos a seguir para que um funcionário possa ser enquadrado em uma contratação de jovem aprendiz:
Uma empresa de médio e grande porte deve destinar, respectivamente, entre 5% a 15% das suas vagas para o programa de jovem aprendiz, sendo caracterizado como jovem segundo a CLT, todos aqueles entre os 14 e os 24 anos de idade, além disso, deve garantir que sua jornada de trabalho não ultrapasse às 6 horas diárias, ou 30 horas semanais.
- Recrutamento de estagiários: a Lei n.11788/2008 define as normas de contratação de estagiários. E por mais que o termo dê a entender que se trata de uma contratação de jovens, não há aqui qualquer tipo de restrição quanto a idade, tal como acontecia na contratação de jovem aprendiz.
Destina-se a todos os estudantes de cursos profissionalizantes, ensino médio, educação especial, graduações e titulações seguintes. Tem o objetivo de oportunizar aprendizado prático na área de estudo, e é necessário efetivar um contrato com a instituição de ensino.
Sendo este um recrutamento de uma pessoa em formação, é necessário que esse estagiário esteja sob supervisão de um profissional do quadro permanente da empresa, e que exerça a mesma função.
É preciso ter atenção a algumas regras, tais como: a questão salarial será acordada entre empregado e empregador e irá variar conforme o tipo de estágio realizado. A carga horária também irá variar conforme o nível de ensino. E vale ressaltar que os estagiários possuem direito a férias da mesma forma que os demais colaboradores, e suas faltas também podem ser descontadas do salário.
Ainda é importante ter atenção ao limite de estagiários permitido por empresas, visto ser uma contratação de custo reduzido, é necessário respeitar os limites estabelecidos:
Empresas de até cinco funcionários, só podem contratar um estagiário.
- De 6 a 10 funcionários, até 2 estagiários;
- De 11 a 25 funcionários, até 5 estagiários;
- Mais de 25 funcionários, o número deve corresponder ao máximo de 20% do quadro de empregados.
Agora que você já sabe o passo a passo do processo de recrutamento e seleção desempenhado pelo setor de departamento pessoal, e também alguns dos diferentes tipos de contratações possíveis, vamos trabalhar a respeito dos documentos necessários para o processo de admissão.
Este artigo pertence ao Curso de Departamento Pessoal
Faça o Curso completo grátis!!