Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

39 Avaliações
Maria Gabriele dantas da Silva
★★★★★
Maria Gabriele dantas da Silva

Quero melhorar meu currículo! Além disso quero ter um bom desempenho, e uma profissão e ser uma boa profissional

Mariana
★★★★★
Mariana

curso muito bom. Ótimas experiências para se adquirir diante deste. Nos ensina a trabalhar com excelência e passarmos uma boa qualidade de nós para o ambiente de trabalho, seja ele qual for!

Maria Vitória Pereira Santiago
★★★★★
Maria Vitória Pereira Santiago

Muito bom

EMANOEL FERREIRA DE SOUZA
★★★★★
EMANOEL FERREIRA DE SOUZA

Curso completo, muito bem elaborado.

Morgana Rocha sousa
★★★★★
Morgana Rocha sousa

Oportunidade ótima para quem não tem oportunidade de pagar por um curso

ALESSANDRA APARECIDA COSTA MOTA
★★★★★
ALESSANDRA APARECIDA COSTA MOTA

Este curso contém um conteúdo de aprendizado gostei muito

Gabriel Augusto Albino Custódio
★★★★★
Gabriel Augusto Albino Custódio

O curso é bastante importante, pois ele me capacitará pra ser um excelente profissional e contribuirá muito para desenvolver atividade laboral

Rodrigo de Almeida e Silva
★★★★★
Rodrigo de Almeida e Silva

otimo vai servir muito pra minha carreira

Jackeline Lima da Mota Gurgel
★★★★★
Jackeline Lima da Mota Gurgel

Amei poder realizar este curso na Escola Educação. Conteúdo muito bom e dinâmico.

Gabriel Augusto Albino Custódio
★★★★★
Gabriel Augusto Albino Custódio

Excelente, pois é incrível aumentar o conhecimento, ajudando a gerar emprego

PRODUÇÃO DE TEXTOS E TÉCNICAS DE REDAÇÃO


  • Comunicação empresarial, organizacional e corporativa


Uma organização, seja da iniciativa privada, pública, de grande ou pequeno porte, é feita por pessoas. Sendo assim, é necessário aplicar práticas comunicacionais que, a priori, dependerão de abordagens distintas conforme o tipo de público. Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "participar algo, tornar comum".


É a transmissão de informação entre emissor e receptor através de determinado canal. Desde o princípio dos tempos, a comunicação sempre foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. É aí que entram os conceitos relacionados a comunicação empresarial, organizacional e corporativa.


A comunicação empresarial é usada para atingir determinados objetivos junto ao público, como o aumento da credibilidade e a melhoria da imagem diante do mercado. A finalidade é a expansão dos negócios, o aumento dos lucros e o crescimento da organização. Mas, deve ser coerente com a missão, valores e visão da instituição.


Trata-se de uma ação vital à sobrevivência das companhias por ter papel de proporcionar algum tipo de lucro ou benefício à organização, seja ele social, de imagem ou mesmo financeiro. Assim, surgiu para auxiliar a organização a alcançar seus objetivos em questões de alinhamento, imagem pública e atração de novos negócios.


Além de evitar problemas e promover o clima organizacional propício à produtividade, existem vários benefícios na comunicação empresarial, a saber:


  • evita rumores e especulações do público interno e externo;

  • cria o sentimento de pertencimento e participação nos colaboradores, e de engajamento em consumidores;

  • faz com que as dúvidas, reclamações e sugestões encontrem um canal produtivo para expressão;

  • contribui para a construção da imagem positiva da empresa;

  • cria alinhamento de valores e propósitos que favorece a produtividade.


A comunicação empresarial é dividida em estratégias de comunicação interna e externa. A comunicação interna é voltada para o público relacionado ao negócio, ou seja, funcionários, prestadores de serviço e colaboradores terceirizados. É um instrumento de gestão por permitir transmitir os objetivos a todos os envolvidos nos processos internos.


Assim, evita ruídos que possam prejudicar o trabalho, além de melhorar o clima organizacional, pois viabiliza a adoção de estratégias de endomarketing que motivam os empregados. Diante disso, observa-se que a comunicação empresarial interna eficaz vem do entendimento das necessidades do público atendido.


Pode-se distinguir três categorias de comunicação interna, também conhecida por endomarketing:


  • Ascendente: quando os funcionários transmitem informações importantes para os gestores;

  • Descendente: quando a interação parte dos postos mais altos para os mais baixos (é interessante mencionar que uma comunicação bem feita, nesse caso, não soa autoritária);

  • Horizontal: quando o fluxo ocorre entre colaboradores em um mesmo nível hierárquico dentro da empresa.


A comunicação externa, por sua vez, é voltada para o público que a empresa deseja atrair. Não se resume a propagandas em veículos tradicionais e na internet, mas envolve outras formas de difundir ações e valores. Inclui, então, assessoria de imprensa, branding, redes sociais, relações públicas e eventos corporativos.


A função desta modalidade é divulgar projetos, inovações promovidas pela marca e informações que contribuam para a boa imagem da empresa e potencial de atrair clientes. Aqui, não há níveis hierárquicos, mas vários receptores. Os modelos mais usuais de comunicação externa são:


  • Comunicação mercadológica: quando a organização desenvolve ações voltadas para consumidores em geral, com foco no posicionamento de produtos e serviços;

  • Comunicação institucional: quando há um diálogo com a imprensa e com toda a sociedade, com foco no posicionamento da marca.


A comunicação organizacional, por sua vez, se refere à gestão e à otimização dos relacionamentos com os diferentes públicos de uma companhia. Assim, se destina aos consumidores, colaboradores, empresários, acionistas, políticos, entidades de classe ou à opinião pública.


O objetivo da comunicação organizacional é é sintonizar interesses entre a empresa e os grupos internos e externos que são alvo de suas ações. Para o sucesso desta modalidade, em primeiro lugar, é necessário compreendê-la como uma ferramenta estratégica fundamental para o sucesso da companhia.


Seu principal papel é compartilhar os valores e a cultura da empresa, de tal forma que eles sejam realmente assimilados pelo público-alvo, colaboradores ou ambiente externo. Por isso, deve ser plenamente intencional, utilizando os métodos mais eficazes para envolver o público-alvo e garantir os resultados desejados.


A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro da organização: institucional (melhora a imagem da empresa perante a sociedade), mercadológica (vende ou melhora a imagem dos produtos/serviços) e administrativa (transmite os dados do âmbito administrativo de uma organização).


Para efetivar a comunicação organizacional eficaz, é necessário atentar-se para alguns pontos essenciais, a saber:


  • incoerência entre discurso e prática: se os informativos dizem uma coisa e a empresa pratica outra, isso afeta a credibilidade da companhia e as mensagens deixarão de ter relevância para o público;

  • falta de transparência: existem informações estratégicas que devem ser preservadas até que se possa falar sobre elas, mas permitir que a “rádio-corredor” seja o único meio de obter informação é colocar o controle da comunicação organizacional nas mãos de terceiros,  um risco que nenhum gestor deve assumir;

  • erro de priorização: é preciso identificar quais são os principais públicos mais afetados por determinada situação e priorizar a comunicação para eles, demonstrando cuidado e respeito por parte da empresa e evitando a sensação de “ser o último a saber”.


Embora os termos sejam parecidos, a comunicação empresarial e a organizacional na verdade são atividades diferentes, mas complementares e fundamentais para o sucesso da organização. Observando os cuidados na condução dessas atividades, se tornam poderosas aliadas para transmitir uma mensagem coerente e forte sobre sua empresa.


Por fim, a comunicação corporativa, que pode ser definida como o conjunto de atividades que envolvem o gerenciamento e integração de todas as comunicações (interna e externa) e cria pontos de vista favoráveis ​​entre as pessoas das quais a empresa depende. São as mensagens que a organização emite para o público-alvo usando diferentes tipos de mídia.


As empresas têm como objetivo realizar uma comunicação e transmitir a mesma mensagem para todas as partes interessadas, transmitindo conhecimento, credibilidade, ética e conteúdo agregador. E por que ela é tão importante? Em primeiro lugar, por definir a marca na mídia e como ela será vista pelo público e seus concorrentes.


Ademais, a comunicação corporativa constrói as identidades corporativa (imagem da empresa) e organizacional (interna), além de auxiliar no gerenciamento de crise. O planejamento do trabalho de comunicação corporativa começa pela análise do ambiente empresarial, uma espécie de diagnóstico do negócio, da cultura da empresa.

Este artigo pertence ao Curso Assistente Administrativo

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
Maria Gabriele dantas da Silva
★★★★★
Maria Gabriele dantas da Silva

Quero melhorar meu currículo! Além disso quero ter um bom desempenho, e uma profissão e ser uma boa profissional

Mariana
★★★★★
Mariana

curso muito bom. Ótimas experiências para se adquirir diante deste. Nos ensina a trabalhar com excelência e passarmos uma boa qualidade de nós para o ambiente de trabalho, seja ele qual for!

Maria Vitória Pereira Santiago
★★★★★
Maria Vitória Pereira Santiago

Muito bom

EMANOEL FERREIRA DE SOUZA
★★★★★
EMANOEL FERREIRA DE SOUZA

Curso completo, muito bem elaborado.

Morgana Rocha sousa
★★★★★
Morgana Rocha sousa

Oportunidade ótima para quem não tem oportunidade de pagar por um curso

ALESSANDRA APARECIDA COSTA MOTA
★★★★★
ALESSANDRA APARECIDA COSTA MOTA

Este curso contém um conteúdo de aprendizado gostei muito

Gabriel Augusto Albino Custódio
★★★★★
Gabriel Augusto Albino Custódio

O curso é bastante importante, pois ele me capacitará pra ser um excelente profissional e contribuirá muito para desenvolver atividade laboral

Rodrigo de Almeida e Silva
★★★★★
Rodrigo de Almeida e Silva

otimo vai servir muito pra minha carreira

Jackeline Lima da Mota Gurgel
★★★★★
Jackeline Lima da Mota Gurgel

Amei poder realizar este curso na Escola Educação. Conteúdo muito bom e dinâmico.

Gabriel Augusto Albino Custódio
★★★★★
Gabriel Augusto Albino Custódio

Excelente, pois é incrível aumentar o conhecimento, ajudando a gerar emprego

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.