Área do Aluno


ou



Qualidade Textual

Quando você imagina um texto de qualidade, o que vem a sua mente?

Um texto técnico como as pautas jurídicas, ou textos literários como as crônicas e poemas podem ambos ter qualidade, sem necessariamente possuírem algo em comum. Isto acontece, pois a qualidade de um texto depende da concisão, clareza e coerência do conteúdo transmitido ao seu leitor.

Mas será que só estes requisitos são suficientes para garantir a qualidade do seu texto?

Além destes pontos de qualidade, reunimos outros aspectos relevantes para a construção do seu texto de forma a expandir o seu leque de qualidade, resultando numa excelente redação.

  • Unidade: Pode ser apresentada por meio de comparações e contrastes, definições, causas e consequências. O ponto focal da unidade é definir uma ideia e objetivo único a alcançar através do seu texto. Ou seja, no caso das redações para concursos e vestibulares, a sua unidade é a sua tese, que deverá ser baseada no tema disponibilizado na prova.
  • Concisão: Quando nos referimos a um texto de qualidade, estamos tratando de uma redação que seja capaz de mostrar seu ponto de vista de forma breve, sucinta e resumida. Isto significa que, sempre que for possível, é importante evitar dar voltas intermináveis para falar sobre o que realmente importa. Algumas dicas relevantes para construir um texto conciso são:

- Evite acrescentar informações irrelevantes;

- Vá direto ao assunto;

- Controle-se para não encher seu texto com detalhes excessivos;

- Evite períodos muito longos, eles tornam a leitura mais cansativa;

- Ao mesmo tempo, evite encher seu texto de períodos muito curtos, pois eles contribuem para um texto final mais longo e cansativo;

- Conheça a sua medida de concisão. Neste caso, a sua medida será o limite de linhas definido para a realização da prova;

  • Clareza: A clareza é o fator de qualidade que depende do seu entendimento sobre o destinatário. Quando escrevemos um texto para advogados, utilizamos a linguagem jurídica. Já quando dirigimos uma história para crianças, devemos utilizar linguagens que tornem o texto mais claro e atrativo para o entendimento delas. Logo, clareza, é uma questão de se colocar no lugar do outro, saber que nem sempre aquilo que é evidente para você, será claro para seu destinatário. Dessa forma, preparamos uma série de dicas que te ajudarão a construir um texto com maior clareza:

- Escolha as palavras com cuidado, nem sempre o seu leitor conhecerá os termos técnicos aos quais você está se referindo. Logo, utilize palavras de conhecimento comum; evite utilizar termos vagos ou estrangeirismos;

- Planeje o passo a passo do seu texto, utilizando etapas contínuas. Dessa forma, você contribuirá para que o leitor seja capaz de assimilar cada etapa;

- Conecte as suas ideias de forma adequada, para isso, você poderá utilizar os advérbios e conjunções como instrumentos de conexão.

  • Coerência: Você já deve ter notado que algumas pessoas falam uma coisa, mas quando tomam uma atitude, fazem exatamente o contrário. Isto é o que chamamos de incoerência. Da mesma forma, conseguimos identificar nos textos situações confusas, contraditórias e que causam confusão para o entendimento do leitor. Para construir um texto com coerência, precisamos nos atentar a alguns fatores da escrita, como por exemplo:

- Coerência das informações contidas no texto. A exemplo, caso você coloque uma informação sobre a violência doméstica no Brasil, em seguida, não utilize argumentos para demonstrar que a violência contra mulheres no país não é um problema público. Além da violência doméstica ser um fator de um crime de alta incidência inegável no país, ao desenvolver este tipo de informação contraditória, você estará prejudicando a formação do raciocínio do seu leitor.

- Fundamentação da conclusão. Ao construir o seu parágrafo de conclusão atente-se ao tipo de conteúdo utilizado para embasar a finalização do seu texto. Certifique-se de utilizar, fatos, informações concretas e dados seguros, e não apenas a sua imaginação como fonte.

- Relevância das Informações. Tenha certeza de estar colocando no seu texto informações que irão contribuir diretamente para o entendimento do leitor sobre o assunto. Além disso, é extremamente importante saber quais dados utilizar, a partir de fontes seguras de informação. Por fim, observe se todos os dados que poderão contribuir para a riqueza e coerência do seu texto foram dispostos na redação.

- Organização das ideias. Assim como no fator de qualidade anterior, a forma como organizamos e ligamos as informações contidas no texto também são importantes para a manutenção da coerência da redação. A forma como seu texto está organizado pode influenciar de forma positiva ou negativa o entendimento do leitor, resultando assim, na coerência final da sua redação.

  • Adequação: Como você pode ter percebido, existirá momentos no decorrer da sua escrita em que alguns fatores de qualidade serão utilizados em detrimento de outros. Ou seja, por ora você precisará priorizar a clareza, em detrimento da concisão da sua redação. De igual forma, em alguns momentos, a coerência será o fator de qualidade mais importante para o seu texto. Este tipo de escolha é o que chamamos de adequação da escrita.

  • Ênfase textual: É a forma que um tópico é disposto, de modo que seja capaz de se destacar dentre os vários contidos no texto, atingindo o objetivo do redator e chamando atenção para um ponto de interesse. Alguns dos meios para conseguir a ênfase no texto é através de:

- Escolha o ângulo correto de abordagem. Quando escrevemos um assunto pela abordagem errada, temos como consequência o desinteresse do leitor sobre o seu texto. De forma contrária, qualquer assunto deixa de ser maçante quando apresentado de forma atrativa ao leitor.

Exemplo:

  • Ele trabalha e estuda. (Sem ênfase.)
  • Ele não só trabalha, mas também estuda. (Com ênfase.)

Note que a forma como as estruturas textuais foram organizadas mudaram de forma significante o ponto focal de informação da frase.

  • Elegância: Um erro comum entre muitos redatores é querer mostrar conhecimento utilizando palavras e termos difíceis, e por consequência, perder a elegância da sua redação. Entretanto, o que algumas pessoas não entendem é que um texto elegante está longe de ser um texto difícil. Muito pelo contrário, um texto elegante é aquele que não é desinteressante, enfadonho ou cansativo. Aquele, que com linguagem simples, consegue transmitir as informações necessárias para o entendimento do leitor. 
A exemplo, trouxemos dois tipos de textos, um escrito pela equipe médica do hospital Albert Einstein, o outro, escrito de forma simplificada sobre o mesmo assunto:

Definição pelo Hospital Israelita Albert Einstein: Síncope é um sintoma definido como perda súbita e transitória da consciência secundária à hipoperfusão cerebral difusa. Normalmente apresenta início súbito, curta duração e recuperação espontânea.

Definição pelo Hospital Santa Cruz: Desmaio é a perda dos sentidos, desfalecimento. Conhecido também como síncope.

  • Domínio da informação: O segredo para ser um bom redator é construir textos com informações relevantes sobre o assunto, caso contrário, o conteúdo presente em sua redação será superficial e fraco. Alguns hábitos podem te auxiliar a captar o máximo de informações possíveis, como por exemplo, a leitura constante, o diálogo com pessoas informadas, assistir conteúdos relevantes como filmes e documentários, participar de eventos em sua escola, trabalho ou meio social de convívio. Todos esses aspectos são capazes de contribuir diretamente para a expansão do seu leque de informações. 

A exemplo, segue introdução de uma redação elaborada para a prova do Enem 2020, por Aline Soares Alves, PB. A pontuação final da autora foi de 1000 pontos, ou seja, a nota máxima da avaliação.

O filme O Coringa retrata a história de um homem que possui uma doença mental e, por não possuir atendimento psiquiátrico adequado, ocorre o agravamento do seu quadro clínico. Com essa abordagem, a obra revela a importância da saúde psicológica para um bom convívio social. Hodiernamente, fora da ficção, muitos brasileiros enfrentam situação semelhante, o que colabora para a piora da saúde populacional e para a persistência do estigma relacionado à doença psicológica. Dessa forma, por causa da negligência estatal, além da desinformação populacional, essas consequências se agravam na sociedade brasileira.

Note, que para a construção da sua redação, Aline utilizou como referência a obra cinematográfica “The Joker”. Mesmo não sendo uma produção de cunho científico, é possível avaliar e utilizar o conteúdo da obra como fonte de conhecimento. Isso acontece, pois toda produção humana é passível de informação, o que define a sua relevância é o nosso criticismo.

Outro exemplo de redação que obteve nota máxima na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, foi a da autora Nathaly Nobre, utilizando como referência a obra cinematográfica “Nise: O Coração da Loucura”.

A obra cinematográfica brasileira “Nise: O Coração da Loucura” retrata a luta de Nise da Silveira pela redução dos estigmas nas alas psiquiátricas e nas formas de tratamento enfrentadas por pacientes com enfermidades mentais, na medida em que desumaniza estes. Nesse contexto, é evidente a perpetuação do preconceito em relação às doenças psíquicas, pois são, em sua maioria, menosprezadas e omitidas no cenário moderno do Brasil. Assim, faz-se necessário investir em educação voltada à questão da saúde mental, bem como romper com paradigmas da forma de vida contemporânea.

Diferente do exemplo anterior, a produção utilizada como fonte de embasamento da redação é de gênero biográfico, ou seja, conta a história real de uma mulher na luta pelo conhecimento científico voltado a pacientes com enfermidades mentais.

Dessa forma, podemos perceber que as nossas fontes de informação estão a toda nossa volta, através das experiências dos nossos avós, nos livros de história, nos filmes de humor, ação ou romance. O que nos mostra a necessidade de abandonar certos pensamentos de que fontes de embasamento teórico são apenas obras filosóficas e livros clássicos.



Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Redação

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados