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Recebimento de Itens

Esse é um dos processos mais comuns no estoque, pois é quando os funcionários do armazém recebem os materiais que uma empresa compra dos fornecedores.

No processo de armazenamento do material, é necessário contar e contar novamente, e fazer uma breve reunião sobre os itens adquiridos. Esses materiais geralmente são entregues por fornecedores que são responsáveis ​​por sua integridade até chegar ao estoque.

O local de entrega já deve constar no contrato ou na fatura do produto.

Responsabilidade pelas transferências de custódia para a empresa receptora somente quando o material for entregue.

Os recibos podem ser classificados de duas maneiras diferentes:

  •  Temporário: significa que o material adquirido pode ou não ser aceito no recebimento. De um modo geral, a aceitação ou não dos materiais estará sujeita a procedimentos de reunião;
  •  Inequívoco: é um recibo consistente com a descrição contida no documento fiscal. Ou seja, o material é verificado e recebido por meio de documentação conforme especificações do contrato.

Nesse sentido, uma pergunta recorrente é sobre a importância da implementação de procedimentos para recebimento de material.

Seu principal objetivo é garantir que o item adquirido esteja em boas condições e cumpra os regulamentos no documento fiscal do produto.

Esse processo, além de fortalecer a relação profissional entre fornecedor e comprador, evita desperdícios e trabalho duplo.

Em geral, evita ineficiências de estoque e despesas operacionais.

Verificação de itens

O processo de recebimento de material vai além do descarregamento e armazenamento do produto. As atividades de recebimento não param por aí, pois envolvem desde o recebimento do material até o armazenamento.

É muito importante que o artigo seja minuciosamente revisado antes do recebimento do material. Isso evitará erros e enganos no recebimento de materiais, reduzindo assim os custos operacionais da troca.

Nesse sentido, a validação dos itens adquiridos deve seguir os seguintes procedimentos:

  1. Análise das condições do material ou produto ao ser recebido
  2. Identificação do produto
  3. Armazenagem em locais específicos
  4. Informações de local físico da estocagem para o sistema
  5. Avaliação periódica das condições
  6. Distribuição dos produtos

Durante a reunião, use os seguintes métodos:

  • Inspeção visual: inspeção de superfície, cujo objetivo é identificar danos e observar a integridade física do item adquirido;
  • Verificação quantitativa: inclui a verificação da quantidade identificada em fatura ou documento similar.

Esta reunião pode ser realizada:

a) Calculado pela quantidade total de materiais adquiridos: Aqui, todos os itens são contabilizados, esse processo pode ser feito de duas formas:

  • O funcionário realiza um inventário conforme especificado na fatura. O objetivo é investigar possíveis equívocos sobre a quantidade de itens no momento da entrega;
  • O funcionário primeiro conta os itens comprados e depois compara com as informações contidas na fatura. Esta técnica também é conhecida como numeração cega.

b) Amostragem por item: Neste método, o valor declarado na nota é validado pelo percentual de cada item, que por sua vez será objeto de análise para erros e vieses de validação.

  • Reunião qualitativa: refere-se à análise da qualidade do produto adquirido. Isso é obtido comparando informações de faturas e contratos com fornecedores.

Esses procedimentos são projetados para garantir o recebimento adequado dos itens, levando em consideração o seguinte:

  • características dimensionais do item;
  • as características específicas do item;
  • Restrições sobre o item.

Depois de verificar os itens recebidos, o dono da loja pode rejeitar a mercadoria completamente, desde que verifique que o acordo no contrato não corresponde.

Os recebimentos podem ser parciais. Obviamente, isso dependerá das condições em que o item adquirido se encontra, ou seja, se a integridade física do material está protegida.

As razões para uma recusa completa de montagem são descritas abaixo.

Confira: 

  • A fatura não corresponde à quantidade do produto recebido;
  • Falta de documentos fiscais;
  • As especificações do produto são diferentes das especificações do recibo.

Se o número de itens se desviar em mais de 3% em relação à amostra analisada, a remessa deve ser rejeitada imediatamente.

Quando isso acontece, é possível reagendar a entrega dos materiais.

O recebimento total do item corresponde à entrega correta do item especificado na fatura ou documento similar.

Devemos estar atentos aos seguintes aspectos:

  • Documentos necessários;
  • Número dos animais;
  • A qualidade do item.

O recebimento parcial refere-se à aceitação do item parcial correto. Quando isso acontece, é necessário descrever o item recebido na fatura ou fatura e reagendar o item perdido para um novo horário de entrega.

É importante observar que a fatura só poderá ser entregue se as partes faltantes da mercadoria também forem entregues corretamente.

Para esta nova entrega, um novo cronograma e novos procedimentos de recebimento devem ser implementados.



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