RECEBIMENTO E ENTRADA DE MATERIAIS
Este é um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transporte, combinando o pedido do fornecedor com os estoques.
O processo de recebimento inicia-se com a recepção dos veículos de transporte realizada na entrada da empresa, que tem os seguintes objetivos:
- Triagem da documentação comprobatória do recebimento;
- Verificação se a compra é autorizada pela empresa;
- Verificação se a compra autorizada está dentro do prazo de entrega contratual;
- Verificação se o número do documento de compra consta na nota fiscal;
- Registro dessas informações no sistema;
- Encaminhamento desses veículos para descarga.
O exame para verificação de conformidades é feito através da análise das cargas, observando evidências de quebras, umidade e amassados.
Compras não autorizadas ou em desacordo com as políticas de entrega devem ser recusadas, indicando os motivos no verso da nota fiscal e nos documentos da transportadora.
Outro documento que serve para análise de avarias e verificação de volumes é o “Conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga”, que é emitido no recebimento da mercadoria a ser transportada.
Depois de concluir esta etapa, os materiais devem ser encaminhados para o almoxarifado. Para a descarga do veículo de transporte, é necessário o uso de equipamentos especiais, como porta-paletes e empilhadeiras.
O cadastro dos dados necessários para o registro do recebimento do material deve ser atualizado nos seguintes sistemas:
- Gestão de Materiais e Sistema de Gestão de Estoque: dados necessários para o ingresso de materiais em estoque, visando o seu controle;
- Sistema de Contas a Pagar: dados relacionados à liberação de pendências com fornecedores e suas posições;
- Sistema de compras: dados necessários para atualizar os saldos e cancelar os processos de compra.
Este artigo pertence ao Curso de Almoxarifado
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