Bitcoin: Recomendações de Segurança
Aqui estão alguns principais pontos de destaque que você deve ter em mente quando se trata de proteção das bitcoins e protocolos de segurança em suas transações:
Não usar carteiras web
Uma carteira web também é chamada de carteira hospedada porque este é um tipo de carteira Bitcoin que é hospedada por terceiros. É como confiar Bitcoins a outra empresa.
Embora eles possam ser mais fáceis de usar, nem todos eles são capazes de fornecer um nível mais alto de segurança. Essas carteiras web são um ímã para hackers e, portanto, elas devem ser evitadas o máximo possível.
Limitar o acesso a carteiras corporativas de Bitcoin
É preciso ter muito cuidado ao dar acesso às carteiras de Bitcoin, especialmente em um ambiente corporativo. Devido à natureza anônima de cada transação bitcoin, pode ser difícil rastrear se alguém tentar roubar seus Bitcoins.
Se algum dia um funcionário tiver acesso à sua carteira de Bitcoin, ele ou ela pode facilmente transferir os fundos para outra carteira sem o seu conhecimento. Para organizações que possuem vários funcionários e que alguns deles precisam ter acesso à carteira Bitcoin para fazer determinadas transações, recomenda-se fazer uso de uma carteira que venha com várias assinaturas individuais.
É preciso ser capaz de atribuir uma sub-carteira para cada funcionário que precisará ter acesso aos seus Bitcoins e certificar-se de que cada sub-carteira deve ser protegida com criptografias.
Armazenar chaves privadas offline
Outra dica importante de segurança do Bitcoin que qualquer usuário de Bitcoin deve lembrar é manter as chaves privadas off-line. Como você sabe, as carteiras de Bitcoin fariam uso de chaves públicas para enviar e receber Bitcoins.
As chaves públicas também são usadas para outras funções, como verificar os saldos da sua conta Bitcoin. É também as chaves públicas que você usará para autorizar pagamentos de suas carteiras bitcoin. Portanto, se alguém puder ter acesso às suas chaves privadas, pode praticamente usar seus Bitcoins da maneira que quiserem sem o seu conhecimento.
A fim de aumentar a segurança da carteira Bitcoin, é importante remover as chaves privadas e, em seguida, armazená-las em algum lugar, talvez, em um computador separado que não esteja conectado à Internet. Dessa forma, pode se ter a certeza de que ele não será comprometido por ataques de hackers ou malware.
Usar um hardware dedicado
Fazer uso de um hardware dedicado para transações de Bitcoin é muito importante. Isso é para minimizar sua exposição a possíveis vírus. Também ajuda a dedicar o computador off-line exclusivamente para a carteira off-line porque minimiza a exposição potencial a vírus e hackers da Web.
Usar Linux em computadores online e off-line
A melhor maneira de mover dados entre computadores online e off-line é fazer uso de uma unidade USB. Isso também é para a segurança do usuário e a segurança do Bitcoin.
O Linux tem o melhor registro de resistir a quaisquer ataques baseados em USB, então isso o torna a melhor unidade USB para transferir transações relacionadas ao Bitcoin de computadores online para offline.
Manter um backup altamente seguro
Se um computador acidentalmente se perder ou for roubado, ou, ainda, no caso de ser destruído e o disco rígido parar de funcionar, então se perde o acesso à carteira e principalmente aos Bitcoins que estão nela.
Esta é a razão pela qual os especialistas em Bitcoin recomendam que se faça um backup em outro lugar. Uma outra recomendação de segurança do Bitcoin é criar vários backups que são armazenados em diferentes locais.
Fazer uso de carteiras baseadas em hardware
Conforme explicamos no capítulo anterior, é altamente recomendado usar esse tipo de carteira quando o assunto é a segurança do Bitcoin. Esta carteira efetivamente faz uso de uma chave USB que vem com um computador de bordo funcionando em seu próprio sistema operacional especial, que é dedicado a operar uma carteira Bitcoin.
Basta inseri-la em uma máquina online e todas as transações de Bitcoin podem ser assinadas com o uso de chaves privadas que são armazenadas no hardware. Mesmo que o computador online seja infectado por malware e outros vírus, os Bitcoins ainda serão capazes de enviar e receber fundos com segurança sem ter acesso a todas as chaves privadas importantes.
Este artigo pertence ao Curso de Bitcoin
Faça o Curso completo grátis!!