RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA PRÁTICA DA DIREÇÃO DEFENSIVA

Nos aprofundaremos em técnicas específicas mais adiante, mas a princípio, já podemos introduzir algumas regras gerais para a conduta defensiva em trânsito:

Esteja sempre preparado

Não podemos prever quando as colisões vão acontecer, mas elas podem ser evitadas quando você estiver bem preparado. Então, que ações preventivas você pode tomar?

● Mantenha as mãos no volante enquanto estiver atento aos veículos ao seu redor, bem como às condições da estrada.

● Quando você detectar um perigo potencial, comece a desacelerar, mude de faixa ou tome outras ações preventivas para tornar as condições de condução mais seguras.

Tudo isso vai ajudá-lo a evitar a possibilidade de se envolver em uma colisão.

Concentre-se na estrada e na sua direção

Você sabia que 4,6 segundos é o tempo médio necessário para enviar ou receber uma mensagem? Muita coisa pode acontecer nesse tempo de distração, e esta é uma das principais razões por trás dos acidentes de trânsito. Muitas coisas podem nos distrair enquanto dirigimos.

Coisas como música alta, passageiros falantes, um telefonema, e coisas que chamam sua atenção fora da janela são apenas alguns dos exemplos de coisas que tendem a nos distrair quando dirigimos.

Vamos admitir. A maioria de nós se permite nos distrair com essas coisas em algum momento ou outro. No entanto, a fim de garantir a sua segurança e a segurança daqueles ao seu redor, é imperativo focar na estrada e sua condução o tempo todo. Não aplique maquiagem, leia, troque de roupa, coma, faça telefonemas ou escreva mensagens ao dirigir.

Você não pode impedir que outros motoristas conduzam distraídos, mas você pode tomar medidas para que sua atenção total esteja na estrada.

Dirija a uma velocidade moderada

Outra razão comum por trás das colisões é dirigir acima do limite de velocidade recomendado. As chances de bater e se envolver em um acidente são maiores quando você dirige muito rápido. Pode não parecer perigoso ultrapassar o limite quando quase não há outros carros na estrada, mas o excesso de velocidade ainda pode aumentar o risco de se envolver em um acidente em 50%.

Certifique-se de cumprir os limites de velocidade e ajustar conforme necessário com base nas condições da estrada. Você pode precisar dirigir mais devagar do que o limite de velocidade postado quando as condições climáticas são menos do que o ideal.

Fique de olho em seus arredores

Embora seja importante prestar atenção aos carros à sua frente, é igualmente importante também ficar de olho no resto do seu entorno para que você possa facilmente detectar perigos potenciais. Monitore continuamente todo o tráfego ao seu redor, incluindo os carros atrás de você, ao seu lado, e os que passam por você.

Lembre-se que acidentes podem aparentemente vir a lugar nenhum de todos os ângulos, não apenas de veículos na sua frente. Faça com que seja um hábito verificar seus espelhos regularmente e estar atento aos pontos cegos do seu veículo. Pode haver perigos muito próximos ao seu carro que não são facilmente visíveis porque eles estão escondidos por pilares ou não dentro da vista de seus espelhos.

Mantenha uma distância segura do carro na sua frente

Você tende a dirigir muito perto do carro na sua frente? E se o motorista parar de repente? Você será capaz de responder rápido o suficiente para evitar uma colisão?

Sempre que você está atrás de outro veículo, é melhor manter uma distância segura, a fim de ter certeza de que você tem tempo suficiente para parar, no caso de o motorista bater em seus freios.

Comunique-se com outros motoristas usando sinais

Outra parte vital da condução defensiva é usar seus sinais para se comunicar com outros motoristas. Certifique-se de que outros motoristas entendam como você está manobrando através do tráfego usando as luzes do seu veículo, sinais de mudança de faixa e sinais manuais quando necessário.

Embora você possa controlar seu próprio comportamento enquanto dirige, você não tem controle sobre como outros motoristas se comportam. Garanta a segurança sua e de seus passageiros praticando direção defensiva.

Use sempre o cinto de segurança

Algumas pessoas acham que os cintos de segurança são irritantes. No entanto, acidentes sempre podem acontecer, e um cinto de segurança é uma das melhores maneiras de se proteger. Entre as pessoas que as usam rotineiramente, as taxas de lesões graves e fatalidade são drasticamente reduzidas.

Evite o excesso de velocidade

Mantenha-se no limite de velocidade e não hesite em reduzir a velocidade em casos de má iluminação ou tempo instável. Se o carro atrás de você ficar ansioso, facilite a sua passagem, mas não ceda a buzinas e pressão. Não permita que outros motoristas tomem decisões táticas por você.

Mantenha a calma

Muitos motoristas são agressivos ou têm pouca consideração pelos outros na estrada. Se você encontrar alguém assim, fique calmo. Não seja atraído para nenhum jogo perigoso de perseguição ou uma corrida para ver quem chega mais rápido. E em nenhum caso parta para a agressão verbal ou física. Diante de uma infração, basta anotar o número da placa e entrar em contato com a patrulha rodoviária local ou com o departamento de polícia local para relatar seu comportamento.

Lembre-se de manter seu veículo em dia

A manutenção adequada do seu veículo também evita acidentes, e ajuda você a se manter seguro, caso alguma coisa aconteça. Certifique-se de que seus freios são verificados anualmente. Certifique-se de que seu sistema de controle de tração está em bom funcionamento. Garanta que seus airbags estejam totalmente funcionais e que seus faróis, luzes de giro e lanternas traseiras estejam funcionando como planejado. Além disso, sempre pare no posto de gasolina para ter certeza de que seus pneus estão totalmente inflados, e o óleo e o combustível em dia.

Este artigo pertence ao Curso de Direção Defensiva