Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

1293

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS

Regras Prática para a Gestão de Cargos e Salários


Quem realmente delimita as políticas e procedimentos para gestão de cargos e salários é a empresa, uma vez que esses são elementos específicos que precisam de adequar a realidade da organização.

Alguns temas são recorrentes e necessários para a elaboração de regras práticas de qualquer empresa.

A primeira delas é quanto ao uso das faixas salariais. Juntamente com o nível de competência do colaborador e do seu desempenho nas funções do cargo, a faixa salarial aponta a evolução vertical da empresa. Com o enquadre na faixa salarial, a empresa determina o salário de cada colaborador segundo o cargo que ele ocupa e o desempenho que ele exibe.

A outra regra é quanto às alterações salariais. Elas podem ser em função de antecipações, de promoções (o valor varia entre 15% e 25%), do reajuste de mercado, de uma nova classificação do cargo, de acordo coletivo, de transferências, de aumentos legais ou por mérito (o valor varia entre 5% e 12%). Assim como o enquadre na faixa salarial, a alteração de salários também depende do da classe do cargo e do desempenho dos profissionais ocupantes.

  • As alterações por promoção geralmente partem do reconhecimento do desenvolvimento profissional do colaborador;
  • As alterações por reajuste de mercado ocorrem quando a empresa alinha a sua política salarial com as definições de remuneração do mercado;
  • As alterações por conta de uma nova classificação do cargo são frutos de alterações nas funções do cargo;
  • As alterações por acordo coletivo, antecipações ou aumentos legais são concedidos por situações específicas e atendem um grupo de colaboradores;
  • As alterações por transferência acontecem quando um colaborador muda de cargo;
  • As alterações por conta do mérito têm relação com o desenvolvimento do profissional que ocupa o cargo e das funções que ele exerce por conta do referido cargo.

A última regra é sobre os parâmetros de reconhecimento de evolução de desempenho e progresso profissional. Esses parâmetros ajudam a flexibilizar decisões salariais de classes e de profissionais específicos.

O conjunto dessa e de outras regras tornam a gestão de cargos e salários mais coerente e eficaz. Além disso, uma gestão justa inspira segurança para os colaboradores e aumenta o sentimento de pertencimento deles. Como consequência, tanto a produtividade quanto o nome da marca ganham destaque no ramo e, certamente, esse é o sonho de toda empresa.

Agora que você já está familiarizado com as regras de gestão, saiba como administrar o plano que embasa esse gerenciamento. Fique conosco e acompanhe nossas dicas!

Este artigo pertence ao Curso Gestão de Cargos e Salários

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.