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RELAÇÃO INTERPESSOAL NO TRABALHO
A definição mais próxima de Relacionamento Interpessoal vem da Psicologia e Sociologia e a coloca como a ligação, conexão ou vínculo entre pessoas dentro no contexto de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional. Tomando a teoria de Sigmund Freud, o homem é, em sua essência, um ser relacional, ou seja, tem esta característica nata.
Por essa natureza de se relacionar, constantemente busca vínculos que alimentem a troca de energia, conhecimentos e emoções. Portanto, quanto melhores e mais positivos forem os relacionamentos interpessoais, maiores são as chances de conexões verdadeiras. Para isso, elementos como empatia e respeito são fundamentais.
Por que ter bom Relacionamento Interpessoal?
A forma como nos relacionamos com nós mesmos se reflete em como nos relacionamos com os outros. Se estamos bem-resolvidos com nossas próprias questões, as relações exteriores tendem a ser melhores. Do contrário, acabamos refletindo o que vai mal em como tratamos as outras pessoas.
Tal desconforto pode revelar atitudes negativas, agressivas e sabotadoras. A consciência dessa questão exercita a capacidade de empatia, de se colocar no lugar e entender suas ideias, sentimentos, motivações ou mesmo suas dores. Ser empático é respeitar as pessoas e um elemento essencial para relacionamentos interpessoais positivos.
Relacionamento Interpessoal no Trabalho
Empresas são os resultados de pessoas, então quanto melhor for a relação dos colaboradores, mais produtiva será a convivência. Grupos harmônicos trabalham em maior sintonia, pois se conhecem e se respeitam mutuamente, tornando o desempenho individual e o trabalho em equipe muito mais proveitoso.
E, como melhorar as relações interpessoais na empresa? Você, com certeza, já deve ter ouvido o ditado popular - “quando um não quer; dois não brigam.” Poucas coisas são tão válidas como essa frase no mercado de trabalho! Se não quer criar atritos com os colegas, não tem porque perder tempo fazendo isso.
Para criar um bom ambiente profissional, todos os envolvidos precisam colaborar e fazer a sua parte pelo bem de todos. Mesmo diante de situações que testam a paciência, é necessário exercitar a inteligência emocional e relacional, buscando a solução de qualquer tipo de ocorrência pacificamente.
A boa comunicação e relacionamento interpessoal facilitam que o colaborador resolva as pendências e supere os momentos de crise com mais sabedoria e agilidade. Desenvolver atitudes positivas é essencial para construir bons relacionamentos, o que pode ser feito através de algumas ações:
Desenvolva a empatia: se colocar no lugar do outro, compreender melhor os seus sentimentos e atitudes e evitar julgamentos apressados sobre sua forma de ser, pensar e agir.
Mantenha o respeito: jamais perca o respeito pelas pessoas ou se deixe levar pela raiva, independente do problema. Tudo que vai, volta e alimentar um ciclo de desrespeito só gera mais falta de entendimento.
Tenha uma comunicação efetiva: comunicação gera vínculo entre as pessoas e grupos, portanto, saber se comunicar, além de uma é um atributo essencial à construção de relacionamentos interpessoais positivos.
Respeite a Diversidade: cada pessoa tem sua origem e sua história. Para que possamos elevar a qualidade do relacionamento interpessoal, devemos evoluir como seres humanos e respeitar as diferenças.
Seja cooperativo: você não deve se furtar de contribuir com conhecimentos, habilidades e experiências para ajudar as pessoas ao seu redor a solucionarem os problemas, além de aprender e crescer continuamente.
Se você tem muitas dificuldades em se relacionar e confiar nas pessoas e, apesar das tentativas, ainda não conseguiu avançar, um profissional pode te ajudar a construir relacionamentos interpessoais positivos. Para isso, auxiliará a desenvolver aspectos importantes:
Comunicação: foco no desenvolvimento de habilidades de intercomunicação, diálogo positivo, na competência de falar com clareza e de ouvir na essência, de modo que a pessoa sinta-se capacitada a interagir e expor suas ideias.
Interação: abrir espaço para que se expresse, apoiar a que desenvolva a capacidade de criar vínculos e conexões positivas e verdadeiras com os demais, de modo que o ato de interagir seja bom para ela e gere relações confiáveis para sua vida.
Percepção: trabalhar para que o indivíduo consiga superar suas crenças limitadoras e experiências negativas em relação ao ser humano.
Aproximação: quebrar os bloqueios e medos, tanto internos com externos, que impedem a pessoa de se relacionar e fazer com que se sinta confortável o suficiente para construir seus relacionamentos interpessoais sem colocar tantas barreiras e restrições.
Por meio de técnicas, o processo confere o apoio para identificar as razões que dificultam o relacionamento interpessoal, como desenvolver estratégias efetivas para superar o problema e ir além nas relações. Também auxilia a desenvolver a comunicação interpessoal, de modo a conquistar maior qualidade de vida nas relações interpessoais.
Este artigo pertence ao Curso Assistente Administrativo
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