O conflito faz parte dos relacionamentos, parte das diferenças de opinião, e precisa ser administrado para não criar um mal maior. Relacionamentos conflitantes de longo prazo têm um alto custo emocional.
Vários fatores podem dificultar o bom desempenho e gerar conflito, entre eles: o número de pessoas envolvidas, a motivação dos membros, a falta de coesão, as dificuldades de comunicação e até mesmo regras restritivas de funcionamento.
As relações interpessoais caracterizadas por indefinições e falhas de comunicação criam espaços para dúvidas, mal-entendidos e desconfianças, desencadeando sentimentos pessoais de medo e raiva que são desencadeadores de conflitos.
Em um conflito, ideais e posições colidem, e uma ou ambas as partes devem ceder para chegar a um acordo e resolver o conflito, mas nem sempre é tão simples.
Em todos os setores organizacionais foram encontrados problemas interpessoais. Construir bons relacionamentos com as pessoas neste ambiente é responsabilidade de indivíduos e organizações.
É necessário que as pessoas aprendam a interagir para compartilhar informações, confrontar diferenças e colaborar com seus pares.
Aqui estão algumas ótimas dicas para construir relacionamentos:
1. Melhore seu estilo de comunicação
Avalie quão claro, apropriado e confiante você está ao expressar suas ideias.
Bons relacionamentos ocorrem em ambientes onde a comunicação é confiante e fluida, as conversas são conduzidas no mesmo tom e as pessoas sentem que estão sendo ouvidas umas das outras.
2. Aprenda a ouvir
Ouvindo além das palavras, vendo a expressão e o contexto. Muitas vezes, sem que alguém nos diga algo, percebemos que algo está errado e podemos ajudar ou fazer algumas correções a partir daí.
3. Seja cordial com os outros
Demonstrar educação para outras pessoas, mostrando apreço por uma gentileza ou presente é importante ao quebrar o gelo com alguém novo. Isso também mostra que você está aberto a se comunicar com eles.
4. Sorria com mais frequência
As pessoas deveriam sorrir com mais frequência. Isso leva a uma pessoa mais feliz.
Sorrir é uma habilidade importante - transmite prazer, desejo e até tristeza por meio de seu poder.
Um verdadeiro mestre dos sorrisos sabe exatamente como usar seus poderes para obter o máximo efeito.
Um sorriso indica o estado de espírito atual de uma pessoa, oferece um convite para entrar no mundo privado do outro e compartilhar suas experiências.
Sorrir é crucial para entender, pois tem um grande efeito sobre os outros.
Uma expressão genuína de emoção positiva pode reduzir o peso da angústia; um sorriso sarcástico pode piorar as coisas.
Da mesma forma, um sorriso sincero e aberto pode estimular a camaradagem; um sorriso hipócrita pode estranhar.
Um sorriso amigável ou uma carranca pode encorajar ou desencorajar as pessoas a trabalhar.
Da mesma forma, sorrisos de aprovação e carrancas de desaprovação podem ajudar ou atrapalhar os empregos.
Se você precisar passar pelo espaço de outra pessoa, dê-lhe a devida consideração.
5. Desconfie de ultrapassar limites ao ser amigável e invasivo
Evite forçar alguém a interagir com você quando preferir ficar quieto.
Em vez disso, demonstre que você está aberto a falar, mantendo uma expressão neutra e ficando em um lugar onde vocês dois possam ser vistos.
Quando precisar, não deixe de agradecer a pessoa que o ajudou. Ajude-os se puder! Seja confiável com seus parceiros.
Desenvolver relacionamentos de confiança com outras pessoas. Como resultado, seja uma pessoa ética que promova amizades.
7. Priorize o pensamento crítico ao chegar a uma conclusão
Predeterminar algo pode ser prejudicial, muitas vezes levando a eventos ou problemas subsequentes.
O perdão é crucial para o bem-estar emocional. Como parte desse processo, aprenda a entender as necessidades do seu próprio coração.
Todos cometem erros, inclusive você. Todo mundo merece uma segunda chance; você pode dar-lhes um também.