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Relacionamento Interpessoal Ideal

O conflito faz parte dos relacionamentos, parte das diferenças de opinião, e precisa ser administrado para não criar um mal maior. Relacionamentos conflitantes de longo prazo têm um alto custo emocional.

Vários fatores podem dificultar o bom desempenho e gerar conflito, entre eles: o número de pessoas envolvidas, a motivação dos membros, a falta de coesão, as dificuldades de comunicação e até mesmo regras restritivas de funcionamento.

As relações interpessoais caracterizadas por indefinições e falhas de comunicação criam espaços para dúvidas, mal-entendidos e desconfianças, desencadeando sentimentos pessoais de medo e raiva que são desencadeadores de conflitos.

Em um conflito, ideais e posições colidem, e uma ou ambas as partes devem ceder para chegar a um acordo e resolver o conflito, mas nem sempre é tão simples.

Em todos os setores organizacionais foram encontrados problemas interpessoais. Construir bons relacionamentos com as pessoas neste ambiente é responsabilidade de indivíduos e organizações.

É necessário que as pessoas aprendam a interagir para compartilhar informações, confrontar diferenças e colaborar com seus pares.

Aqui estão algumas ótimas dicas para construir relacionamentos:


1. Melhore seu estilo de comunicação

Avalie quão claro, apropriado e confiante você está ao expressar suas ideias.

Bons relacionamentos ocorrem em ambientes onde a comunicação é confiante e fluida, as conversas são conduzidas no mesmo tom e as pessoas sentem que estão sendo ouvidas umas das outras.


2. Aprenda a ouvir

Ouvindo além das palavras, vendo a expressão e o contexto. Muitas vezes, sem que alguém nos diga algo, percebemos que algo está errado e podemos ajudar ou fazer algumas correções a partir daí.

3. Seja cordial com os outros

Demonstrar educação para outras pessoas, mostrando apreço por uma gentileza ou presente é importante ao quebrar o gelo com alguém novo. Isso também mostra que você está aberto a se comunicar com eles.

4. Sorria com mais frequência

As pessoas deveriam sorrir com mais frequência. Isso leva a uma pessoa mais feliz.

Sorrir é uma habilidade importante - transmite prazer, desejo e até tristeza por meio de seu poder. 

Um verdadeiro mestre dos sorrisos sabe exatamente como usar seus poderes para obter o máximo efeito.

Um sorriso indica o estado de espírito atual de uma pessoa, oferece um convite para entrar no mundo privado do outro e compartilhar suas experiências.

Sorrir é crucial para entender, pois tem um grande efeito sobre os outros.

Uma expressão genuína de emoção positiva pode reduzir o peso da angústia; um sorriso sarcástico pode piorar as coisas. 

Da mesma forma, um sorriso sincero e aberto pode estimular a camaradagem; um sorriso hipócrita pode estranhar. 

Um sorriso amigável ou uma carranca pode encorajar ou desencorajar as pessoas a trabalhar. 

Da mesma forma, sorrisos de aprovação e carrancas de desaprovação podem ajudar ou atrapalhar os empregos.

Se você precisar passar pelo espaço de outra pessoa, dê-lhe a devida consideração.


5. Desconfie de ultrapassar limites ao ser amigável e invasivo

Evite forçar alguém a interagir com você quando preferir ficar quieto. 
Em vez disso, demonstre que você está aberto a falar, mantendo uma expressão neutra e ficando em um lugar onde vocês dois possam ser vistos.


6. Exercite sua gratidão

Quando precisar, não deixe de agradecer a pessoa que o ajudou. Ajude-os se puder! Seja confiável com seus parceiros.
Desenvolver relacionamentos de confiança com outras pessoas. Como resultado, seja uma pessoa ética que promova amizades.


7. Priorize o pensamento crítico ao chegar a uma conclusão

Predeterminar algo pode ser prejudicial, muitas vezes levando a eventos ou problemas subsequentes.

O perdão é crucial para o bem-estar emocional. Como parte desse processo, aprenda a entender as necessidades do seu próprio coração.

Todos cometem erros, inclusive você. Todo mundo merece uma segunda chance; você pode dar-lhes um também.


Este artigo pertence ao Curso de Básico de Vigia Escolar

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