RELACIONAMENTO NO TRABALHO
A relação interpessoal é fruto da interação entre pessoas. Ao mesmo tempo que, nas nossas relações pessoais, podemos escolher com quem nos relacionamos, no trabalho essas relações são impostas a nós, o que exige uma adaptação em busca de uma convivência harmoniosa. Isso vale tanto para colegas de trabalho quanto para clientes.
Por isso, para manter um bom relacionamento no trabalho é importante em primeiro lugar partir do pressuposto de que é necessário lidar com pessoas que são diferentes, e que muitas vezes vão discordar de você e exigir posicionamentos, logo, trabalhe para se portar da melhor maneira possível. Abaixo falaremos sobre 3 possíveis abordagens interpessoais no ambiente de trabalho, a última delas sendo a postura mais recomendada:
Passividade
O comportamento passivo se refere a pessoas que têm dificuldade para se impor e se expressar e que acabam aceitando tudo. Suas opiniões não são fortes, e embora pareça que um funcionário assim seja bom para a empresa, uma vez que faz tudo que pedem, isso prejudica todo o grupo, pois, pelo fato de não conseguirem se posicionar, podem acabar acumulando atividades e atrapalhando ao tentar ajudar.
Agressividade
No extremo oposto disso, há pessoas que são reativas e que expressam as suas necessidades, emoções e opiniões de maneira hostil.
Essas pessoas costumam adotar um comportamento egoísta e pouco empático, em que não conseguem conversar de forma amigável, porque se consideram mais do que os outros. Este tipo de comportamento acaba gerando atrito na equipe e quebrando a harmonia.
Assertividade
Por fim, chegamos ao comportamento mais recomendado, que é o assertivo. Essas pessoas têm a habilidade de expressar opiniões, necessidades e sentimentos de forma correta, sem com isso violar o direito do outro.
Comunicação no relacionamento pessoal
A capacidade de se expressar adequadamente com outras pessoas evita desentendimentos. Os critérios abaixo valem para qualquer tipo de comunicação, seja ela verbal ou escrita.
Percepção
Entende-se por percepção a capacidade de atribuir significados a estímulos sensoriais. Essa capacidade é parte importante no processo de comunicação.
Empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e de conseguir esboçar sentir o que a outra pessoa sentiria caso estivesse na mesma situação.
Praticar empatia é uma coisa que traz benefícios para si e para os outros. Além de despertar a vontade de ajudar ao próximo, ela cria uma melhor compreensão sobre o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
Apoio
Nas relações de trabalho, é bem comum que cada pessoa se concentre em suas atividades e responsabilidades e com isso se perca a visão do conjunto como um todo, o que é prejudicial para o bom andamento dos trabalhos na empresa.
Nesse sentido, o apoio pode ser entendido como a ajuda oferecia a alguém em um momento de necessidade, seja um apoio prático, moral ou afetivo.
Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é o ato de colocar a escuta à disposição de outro, para depois haver uma troca de feedback. Quem escuta de verdade costuma ter um interesse genuíno no que é falado, o que ajuda a fortalecer um bom relacionamento interpessoal.
Mantenha uma atitude positiva
Atitudes positivas são a base para bons relacionamentos, inclusive no trabalho. Através dela é possível ter conexões mais profundas e verdadeiras.
Seja respeitoso
No ambiente de trabalho, a coisa normal é que as pessoas apresentem pensamentos diferentes e divergência de valores. Por causa disso, é importante ser tolerante e aberto às novas perspectivas, mostrando respeito pelos colegas.
Esteja aberto a criticas e feedbacks
Uma das vantagens de desenvolver um relacionamento interpessoal é obter outros pontos de vista. Essa é uma excelente oportunidade para aprender a lidar com críticas e sugestões, assim como buscar o autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Estabeleça limites
Apesar da importância dos relacionamentos no trabalho, é preciso estabelecer limites e manter o foco na produtividade. É difícil dissociar a vida pessoal da profissional, mas esse deve ser um esforço diário.
Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista
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