Área do Aluno


ou



RELACIONAMENTO NO TRABALHO

A relação interpessoal é fruto da interação entre pessoas. Ao mesmo tempo que, nas nossas relações pessoais, podemos escolher com quem nos relacionamos, no trabalho essas relações são impostas a nós, o que exige uma adaptação em busca de uma convivência harmoniosa. Isso vale tanto para colegas de trabalho quanto para clientes. 

Por isso, para manter um bom relacionamento no trabalho é importante em primeiro lugar partir do pressuposto de que é necessário lidar com pessoas que são diferentes, e que muitas vezes vão discordar de você e exigir posicionamentos, logo, trabalhe para se portar da melhor maneira possível. Abaixo falaremos sobre 3 possíveis abordagens interpessoais no ambiente de trabalho, a última delas sendo a postura mais recomendada: 

Passividade

O comportamento passivo se refere a pessoas que têm dificuldade para se impor e se expressar e que acabam aceitando tudo. Suas opiniões não são fortes, e embora pareça que um funcionário assim seja bom para a empresa, uma vez que faz tudo que pedem, isso prejudica todo o grupo, pois, pelo fato de não conseguirem se posicionar, podem acabar acumulando atividades e atrapalhando ao tentar ajudar. 

Agressividade

No extremo oposto disso, há pessoas que são reativas e que expressam as suas necessidades, emoções e opiniões de maneira hostil.

Essas pessoas costumam adotar um comportamento egoísta e pouco empático, em que não conseguem conversar de forma amigável, porque se consideram mais do que os outros. Este tipo de comportamento acaba gerando atrito na equipe e quebrando a harmonia.

Assertividade

Por fim, chegamos ao comportamento mais recomendado, que é o assertivo. Essas pessoas têm a habilidade de expressar opiniões, necessidades e sentimentos de forma correta, sem com isso violar o direito do outro.

Comunicação no relacionamento pessoal

A capacidade de se expressar adequadamente com outras pessoas evita desentendimentos. Os critérios abaixo valem para qualquer tipo de comunicação, seja ela verbal ou escrita.

Percepção

Entende-se por percepção a capacidade de atribuir significados a estímulos sensoriais. Essa capacidade é parte importante no processo de comunicação.

Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e de conseguir esboçar sentir o que a outra pessoa sentiria caso estivesse na mesma situação.

Praticar empatia é uma coisa que traz benefícios para si e para os outros. Além de despertar a vontade de ajudar ao próximo, ela cria uma melhor compreensão sobre o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Apoio

Nas relações de trabalho, é bem comum que cada pessoa se concentre em suas atividades e responsabilidades e com isso se perca a visão do conjunto como um todo, o que é prejudicial para o bom andamento dos trabalhos na empresa.

Nesse sentido, o apoio pode ser entendido como a ajuda oferecia a alguém em um momento de necessidade, seja um apoio prático, moral ou afetivo. 

Pratique a escuta ativa

A escuta ativa é o ato de colocar a escuta à disposição de outro, para depois haver uma troca de feedback. Quem escuta de verdade costuma ter um interesse genuíno no que é falado, o que ajuda a fortalecer um bom relacionamento interpessoal.

Mantenha uma atitude positiva

Atitudes positivas são a base para bons relacionamentos, inclusive no trabalho. Através dela é possível ter conexões mais profundas e verdadeiras.

Seja respeitoso

No ambiente de trabalho, a coisa normal é que as pessoas apresentem pensamentos diferentes e divergência de valores. Por causa disso, é importante ser tolerante e aberto às novas perspectivas, mostrando respeito pelos colegas.

Esteja aberto a criticas e feedbacks

Uma das vantagens de desenvolver um relacionamento interpessoal é obter outros pontos de vista. Essa é uma excelente oportunidade para aprender a lidar com críticas e sugestões, assim como buscar o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Estabeleça limites

Apesar da importância dos relacionamentos no trabalho, é preciso estabelecer limites e manter o foco na produtividade. É difícil dissociar a vida pessoal da profissional, mas esse deve ser um esforço diário. 



Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados