RESPONSABILIDADES DO PORTEIRO
Um porteiro - assim como os recepcionistas, por exemplo - é um rosto que representa o condomínio ou a instituição para a qual trabalha. É ele quem autoriza a entrada de moradores, funcionários ou prestadores de serviço.
Por ser a primeira pessoa com que os visitantes têm contato ao chegar em determinado local, é imprescindível que o porteiro tenha um porte amigável, cordial e respeitoso. Ele deve saber conversar e lidar com pedidos de moradores e passar a eles a sensação de confiabilidade.
Entretanto, o porteiro deve sempre evitar deixar a portaria, mesmo que seja para atender pedidos de moradores. Esse profissional deve também prezar pelo cumprimento do regulamento interno do condomínio ou clube, sendo um exemplo para os demais.
Uma das principais atribuições de um porteiro é manejar o controle de acesso de visitantes. Além de não deixar qualquer estranho entrar, essa é uma questão de segurança, pois existem muitas pessoas mal-intencionadas e que podem colocar a integridade de moradores ou sócios em risco.
Logo, é importante que o porteiro esteja sempre atento às identificações para permitir a entrada somente de quem realmente deve ser autorizado.
Outra de suas responsabilidades é o recebimento de encomendas ou recepção de diversos tipos de prestadores de serviço. Ele pode ser o encarregado de receber e distribuir as correspondências destinadas aos condôminos, inquilinos ou sócios.
Além disso, é quem primeiro recebe prestadores de serviço, como para instalação de internet ou TV a cabo, entrega e montagem de móveis, empresas de água, luz e gás, entre outros. Nesse caso, é de responsabilidade do porteiro se certificar de que aquele serviço realmente é necessário e foi agendado, prezando, assim, pela efetividade e segurança dos moradores.
Veja a seguir com mais detalhes alguns procedimentos cotidianos da vida profissional do porteiro, e algumas características necessárias para a realização deste trabalho.
Este artigo pertence ao Curso de Porteiro
Faça o Curso completo grátis!!