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Ritos nas Organizações

Essa contribuição foi dada pelos autores Beyer e Harrison. De acordo com esses pensadores, os ritos, ou seja, expressões planejadas de cultura organizacional que geram consequências para a organização, podem ser divididos em seis grupos, conforme se verá adiante.

Não é demais relembrar que os ritos, por serem aspectos visíveis de uma organização, se tratam de um artefato da cultura organizacional, conforme a classificação dos níveis de cultura de Schein.

1. Ritos de passagem

São os ritos que facilitam a transição, a passagem de uma situação para outra. Geralmente são utilizados após a contratação de um novo profissional, após uma mudança de função ou promoção de um determinado colaborador.

2. Ritos de degradação

A definição literal dos autores é de que esses são os ritos que “dissolvem identidades sociais e seu poder”. São todas as práticas que tem por objetivo minar o poder do indivíduo dentro de uma organização, como por exemplo, demissões, punições disciplinares, ou afins.

3. Ritos de Confirmação (ou de Reforço)

São determinados comportamentos que uma empresa faz para reconhecer algum comportamento particularmente elogiável ou ainda, um conjunto de ações que visa reforçar um ideal tido como essencial para os colaboradores. Um exemplo é um seminário que tenha por objetivo disseminar um ideal de colaboração entre os funcionários da empresa.

Outro rito bastante comum que é possível de ser usado como exemplo é a famosa foto de “funcionário do mês” afixada na parede do estabelecimento comercial.

4. Ritos de Reprodução ou Renovação

Tratam-se de atitudes que melhoram o funcionamento dentro da empresa. É uma forma diferente de categorizar os processos de desenvolvimento de pessoas, cujo objetivo é capacitar os funcionários para melhorar a sua produtividade dentro da organização.

5. Ritos para Redução de Conflitos

Tratam-se de todas as estratégias utilizadas nas empresas com o objetivo de reduzir ou mediar os conflitos existentes internamente. Como já apresentado em capítulos anteriores, há diversos métodos de se fazer isso, mas um bom exemplo é uma rede de comunicação para queixas internas dos funcionários.

6. Ritos de Integração

O objetivo dessas atividades é criar um ambiente em comum para os colaboradores. Esses ritos visam agregar os indivíduos, criando uma sensação de comunidade entre os envolvidos. Um exemplo são as festas da firma ou quaisquer outras comemorações coletivas entre os trabalhadores de uma organização.



Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Pessoas

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