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Rodas e Pneus

Apesar de ser um assunto comumente negligenciado pela grande maioria dos usuários de veículos, as rodas e pneus são componentes extremamente importantes para o funcionamento de um automóvel.

A construção dessas peças envolve uma série de estudos e é um dos setores da mecânica automotiva que mais conseguem aplicar inovação e lucratividade em seus processos.

Pneus

O pneu, por exemplo, passou por inúmeras mudanças de composição e arranjo físico para tornar-se o tipo de borracha que utilizamos nos dias de hoje. Este componente é o único vínculo existente entre o veículo e o solo, sendo assim, é através dele que o torque do motor do veículo consegue chegar ao solo, exercendo uma força de tração com sentido oposto ao veículo permitindo aceleração e frenagem.

Além disso, esta peça também é responsável pela direção e estabilidade do veículo, juntamente com o sistema de suspensão. Isto acontece, pois os pneus e as rodas são os primeiros componentes a receber e amortecer os impactos e vibrações ocasionados por obstáculos, acidentes ou mudanças bruscas no solo.

A importância do pneu para a automotiva é tão relevante que pequenos erros na engenharia da peça podem acarretar em consequências estrondosas. O motivo para estas consequências está no fato de o pneu e as rodas serem peças que podem comprometer ou garantir diretamente a segurança dos passageiros.

Dessa forma, e entendendo o impacto desses componentes para a construção geral de um veículo, os estados passaram a cobrar através dos seus órgãos competentes, o cumprimento de requisitos de qualidade, desempenho e segurança para a liberação de pneus no mercado. O primeiro estado a realizar esta conduta, foi os Estados Unidos. Em seguida, outras nações aderiram às normas impostas, agregando-as em seus próprios países, inclusive o Brasil.

Entretanto, sabemos que atualmente todos os pneus possuem uma estrutura básica, composta por diversas camadas, onde cada uma delas possui uma função específica.

Imagem Interna

Fonte: Imagem 04.

Saiba como essas diferentes camadas influenciam na desenvoltura final do pneu:

1. A banda de rodagem é a única parte do pneu que fica em contato direto com o chão. Para os usuários de veículos que ainda não possuem o conhecimento sobre a tecnologia de pneus, a peça pode parecer apenas uma única estrutura de borracha, que seria a banda de rodagem.

Esta camada tem como principais funções a resistência a atritos, bem como evitar cortes e perfurações. Quando se acelera, freia ou direciona o veículo a resposta é dada principalmente pela banda de rodagem.

Por isso é tão importante que ela esteja em boas condições de uso, para que “obedeça” aos comandos do condutor. Dessa forma, o aspecto de “pneu careca” torna a peça inadequada para uso, pois tem a capacidade de causar sérios danos à segurança dos passageiros.

Esta camada é composta ainda por elementos específicos, chamados de barras, ranhuras, ombros e sulcos. Cada um deles confere uma característica específica à banda de rodagem. Por exemplo?

  • a) Sulcos: servem principalmente para evitar deslizamentos e permitir a refrigeração dos pneus através da drenagem de água. Eles determinam ainda a aderência da peça em diferentes superfícies e são capazes de reduzir os ruídos gerados pelo movimento do veículo.
  • b) Barras: são as partes do pneu que entram em contato direto ao chão, dessa forma, estes elementos são responsáveis por conferir a tração que permitirá o movimento do veículo.
  • c) Ranhuras: apesar de serem comumente confundidas com o design das peças, as ranhuras também exercem o papel de drenar água e permitir o resfriamento dos pneus. Dessa forma, a importância deste elemento ultrapassa os parâmetros estéticos.
  • d) Ombros: possui como principal função resistir a transferência de peso existente no momento da realização de curvas. Eles estão dispostos desde a extremidade da banda de rodagem, até a parede lateral do pneu. Para que seja capaz de aguentar os desgastes promovidos pelo processo de movimento, os ombros possuem uma camada extra de borracha e são elementos essenciais para a estabilização do veículo na pista..
2. A Parede Lateral é outro elemento composto por borracha. Ela tem como função resistir e amortecer as irregularidades presentes no solo, portanto seu papel na estabilidade do veículo é de alta relevância. Além disso, por se tratar de uma área que necessita de maior flexibilidade atrelada à resistência, a parede lateral dos pneus possuem composição utilizando borrachas específicas para este tipo de demanda.

3. As Cintas Estabilizadoras são componentes formados por fios de aço sobrepostos que se localizam abaixo da camada de borracha presente nos pneus. Para quem nunca teve contato com este tipo de conteúdo, é comum idealizar um pneu como se fosse apenas uma grande roda de borracha. Entretanto, hoje sabemos que isto não é verdade e que estes fios de aço possuem papéis específicos a serem exercidos na desenvoltura da peça. A sua função chave é garantir que o pneu tenha o maior contato possível com o solo, conferindo-lhe estabilidade. Além disso, as cintas estabilizadoras também possuem a demanda de restringir o diâmetro de cada peça, bem como proteger a camada de carcaça de danos externos, como as perfurações.

4. A terceira camada do pneu se chama Carcaça e está localizada logo abaixo das cintas estabilizadoras. É importante ressaltar que esta é uma camada composta por diferentes materiais sobrepostos, como fios de poliéster, nylon ou aço. Este é o componente responsável por resistir a impactos de pressão, choques e até ao próprio peso do veículo. Além disso, a carcaça também é o principal indicador para os índices de carga e velocidade suportados pelo pneu.

5. Já o Estanque, também conhecido como Liner, é a peça responsável por realizar o revestimento interno do pneu. A sua função é proteger a carcaça do pneu contra umidade. Quando nos referimos a pneus com câmara de ar, a borracha de revestimento é macia, para evitar danos à câmara. Já em pneus radiais, a borracha é impermeável. Dessa forma, é possível evitar a perda de pressão do pneu devido a vazamentos de ar comprimido, já que estes componentes permitem a vedação da peça.

6. Por último, o Talão é uma estrutura composta por fios de aço revestidos por cobre e borracha antioxidantes, que será responsável por impermeabilizar o componente. A sua principal função está atrelada a permitir que o pneu fique fixo na roda, impedindo o escapamento de ar. Logo, esta peça trata-se de um componente altamente resistente, localizado nas duas extremidades da carcaça dos pneus.

Rodas

As rodas já possuem estruturas e papéis diferentes, sendo que, juntamente ao pneu, essas estruturas são uns dos maiores responsáveis pela estabilidade do veículo. 

Além disso, apesar de ser vista como uma peça única, a roda é na verdade um conjunto de aro e disco, e está localizada entre o pneu e o veículo, atuando assim como elemento intermediário. Dessa forma, quando analisamos a estrutura da roda é possível entender que o aro é o objeto de suporte para o pneu, que se encontra em formato anelar. Já o disco é a peça que permite a conexão da roda com o cubo do veículo.


Fonte: Imagem 05.

A roda é considerada um item de segurança nos automóveis. Logo, elas precisam de manutenções preventivas para a possível identificação de danos que podem prejudicar a desenvoltura do veículo, através de defeitos nas suas estruturas, como o pneu.

É necessário ter em vista ainda, que a depender do tipo de defeito existente na roda, ela deve ser totalmente descartada. Por exemplo, caso ocorra algum desgaste nas bordas do aro, a recomendação é que as protuberâncias agudas e afiadas sejam retiradas para evitar problemas com o pneu. Entretanto, quando nos referimos a rodas que se encontram deterioradas, amassadas, deformadas ou apresentando saliências dos furos de fixação trincados, a peça deverá ser descartada.

Além deste ponto é relevante entendermos que as dimensões das rodas devem estar adequadas com as especificações do veículo. Isto acontece, pois peças que tiverem suas dimensões danificadas pelo uso ou fora dos parâmetros de referência podem comprometer seriamente a segurança do veículo, e como consequência, dos seus passageiros. 

Isto vale também para as ferramentas e peças secundárias utilizadas. Por exemplo, para que a roda seja fixada de forma correta ao cubo do veículo, é necessário que as dimensões das porcas e parafusos sejam coerentes com os furos de fixação do disco.



Este artigo pertence ao Curso de Mecânica Automotiva Básica

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