Área do Aluno


ou



Sacos e Bicos de Confeitar

Faz parte do arsenal básico do confeiteiro, pois permite a decoração de bolos, cupcakes, tortas e biscoitos, além de ser usado para rechear sobremesas e dar forma a suspiros.

  • Tipos de sacos

Os sacos normalmente são de plástico, podendo ser reutilizáveis ou descartáveis, em alguns casos podem utilizar o saco de papel, porém não é comum.

Possuem diversos tamanhos para se adequar e facilitar a quantidade de recheio que será utilizado.

  • Tipos de bicos

Nesse ponto, existe um mundo de bicos de confeitar com diversas nomenclaturas e numerações diferentes. Em sua maioria são de aço inox pela maior durabilidade e precisão, entretanto existem bicos de plástico, que são baratos, porém com um tempo perde a sua delicadeza. 

O tipo do formato do bico é o que vai diferenciar totalmente a decoração da sua guloseima. 

Os mais comuns são:

Perlê: São mais pontiagudos e tem a ponta redonda, muito utilizado para contorno, linhas, pontos, rechear bolos e cupcakes, e escrever.

Pitanga aberta: Usados para desenhar principalmente estrelas, flores ou conchas. A depender da pressão que é exercida sobre o bico diferentes formas podem ser criadas. Também é bem útil para acabamentos de bolos.

Pitanga fechada: Semelhante a anterior, mas possui o seu aro mais fechado, criando assim ranhuras.

Babado: Só nesse tipo, possui a capacidade para criar dezenas de babados diferentes. Eles são utilizados principalmente nas laterais de bolos para um acabamento clássico.

Pétalas: Como o nome já diz, é ideal para fazer pétalas devido a seu bico afinado. Entretanto, ele não se limita apenas a isso. A depender do tamanho e pressão, diversas outras figuras podem ser construídas.

Alguns outros que valem a pena citar são os bicos: serra, folha, múltiplo e chuveiro.

O que usar para confeitar com os bicos?

Nesse ponto, o mais comum é utilizar chantilly, chocolate, creme de confeiteiro, marshmallow, glacê ou glacê cremoso. Porém, qualquer substância que seja possível dar forma com o bico, pode ser utilizada. Um exemplo é a utilização do bico de confeiteiro para se fazer churros!

Pincel

Utilizado para espalhar uma substância, como óleo, gema de ovo e caldas, sobre algum alimento ou utensílio. São vendidos os com cerdas de silicone e os de cerdas de fios. 

A grosso modo, os de silicone não espalham totalmente óleos e manteiga, porém não soltam fios no alimento, são mais fáceis de serem limpos, e espalham bem líquidos como as caldas. Já os com fios, são ótimos para espalhar a gordura, como por exemplo na hora de untar a fôrma (como foi ensinado mais a cima) e gema de ovo.

Medidores

Na culinária é comum a utilização de termos para as receitas como “1 xícara de chá”, “½ colher de sopa”, “1 colher de chá”, e outros. 
Entretanto, cada casa possui xícaras de chá e colheres com tamanhos diferentes. Esses utensílios domésticos não são padronizados com um tamanho único e variam bastante entre si.

Portanto, é necessário que um bom confeiteiro utilize medidores precisos para fazer as receitas. Os mais comuns são de inox e de plástico. 

Os de inox vão durar por longos tempos, e não correm risco de serem derretidos com produtos quentes, diferentemente dos de plástico, que devem ser utilizados unicamente para produtos frios ou secos.

Há uma variedade de tamanhos de medidores que facilitam a vida do confeiteiro, como por exemplo: meia xícara, ⅓ de xícara, ¼ de xícara, 1 colher de sopa, ½ colher de sopa, 1 colher de café, e diversos outros. 

Peneira

Seu uso é necessário na culinária pois as farinhas e alimentos em pó, tendem a ficar com uma textura pesada e compacta, devido a umidade em seus pacotes. Por este motivo, é necessário peneirar para que voltem ao normal, tornando a massa mais aerada e fofa. 

As peneiras são de plástico ou inox, e seguem a mesma regra de sempre. As de inox irão durar mais e suportar calor, enquanto a de plástico não.

Facas

Essas são indispensáveis para qualquer cozinheiro dispensando apresentações. O ideal é que possua um kit de facas completo!

Bowls ou tigelas

São os utensílios onde é feita grande parte das misturas. Portanto, é necessário ter um bom quantitativo e de diversos tamanhos, para facilitar e agilizar a preparação.

Rolo de massa

Por fim, os rolos para abrir massa, tradicional em pizzarias, são muito utilizados na confeitaria, principalmente para pasta americana e massa folhada. São feitos de inox, plástico ou madeira. Entretanto, neste caso não são indicados os rolos de madeira pois acumulam sujeiras e umidade.



Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados