Entrar/Criar Conta
SALA DE ESTAR/SALA DE TV
Em muitos casos é um dos maiores cômodos da casa, porque é o local social em que muitas pessoas poderão estar juntas. Ao mesmo tempo em que o sofá serve como ponto de partida para a distribuição dos móveis, ele pode atrapalhar na organização ou porque as pessoas só conseguem pensá-lo numa determinada posição ou porque seu tamanho é inadequado para determinada sala de estar.
Um erro comum é procurar encostar todos os móveis nas paredes na tentativa de proporcionar mais espaço ao ambiente.
Se a sala é pequena, ancore apenas o sofá na parede e deixe que os outros assentos como poltronas ou cadeiras com braços flutuem perto dele. Vale, inclusive, eliminar o centro de mesa.
Outra saída para espaços pequenos é posicionar esses assentos em linha diagonal ao sofá com um apoio do lado.
Sobre a circulação na sala, o acesso ao grupo de assentos deve ser facilitado de forma com que haja mais de um caminho para se chegar nele. O ideal é deixar um espaço de 90 centímetros entre os móveis e entre paredes e móveis. Mas, se a sala for realmente pequena, esse número pode cair para 80 centímetros.
Lembre-se de considerar o espaço livre para portas e gavetas e verifique se nenhum móvel irá bloquear as entradas no ambiente.
Para salas que possuem uma janela com boa vista, faça com que os assentos fiquem de frente para ela. Caso não tenha, veja qual outro lugar da sala pode servir como ponto focal. Se a TV é o único ponto focal possível, invista em prateleiras e arranjos decorativos para colocar em volta desse eletrônico, porque se este for o centro da atenção da sua sala, as funcionalidades do cômodo não serão bem aproveitadas. Momentos de conversa, de leitura, entre outros, serão dificultados, o que impede a qualidade de vida.
▪ Distribuição em "L" para salas quadradas: ambientes maiores e quadrados ganham mais amplitude visual se os sofás forem distribuídos em L, porque a sala ficará aberta para as demais áreas fazendo com que as cadeiras e o espaço dos outros recintos possam ser usados quando os moradores estiverem com muitos convidados.
▪ Sofá como divisor de ambientes: o sofá pode dividir ambientes quando os espaços da casa são integrados. É o caso das cozinhas acopladas às salas de estar. A vantagem é que a separação é feita sem a necessidade de levantar paredes.
▪ Criação de sub-ambientes: para salas grandes, é interessante dividi-la por tipo de atividade. Por exemplo, montar um grupo de assentos para conversar ou ver televisão, outra área com luminária de piso e mesa para trabalho, organização de contas ou para o dever de casa.
Quando estiver em dúvida sobre quais cores utilizar na sala de estar e de jantar, opte pelos tons neutros nas paredes e móveis e deixe as cores vivas para os acessórios.
Mas, se a intenção é inovar e dar um ar moderno, opte por tons divertidos e vibrantes nas peças maiores, mas, claro, com moderação.
Observe se é possível aproveitar bem a luz natural do Sol. Mas, é necessário tomar cuidado quando a varanda é uma extensão da sala, porque o ambiente pode ficar muito quente. Assim, persianas e cortinas serão necessárias.
As luzes artificiais devem ser focadas nos objetos de destaque, evitando a incidência em sofás ou poltronas para que as pessoas não sintam calor quando estiverem ali sentadas.
Spots podem direcionar bem a luz:
Já as lâmpadas embutidas valorizam o cenário. Para trazer ar de conforto e aconchego, opte pelas amareladas.
Sancas também fazem uma boa combinação nesses ambientes.
A sala de estar e a sala de TV são os ambientes que mais se destacam quando há uma combinação de textura e cores. Por isso, aproveite as capas e mantas como alternativas para destacar os sofás. Estofar o sofá com a textura e/ou cor escolhidas também é uma opção barata.
Este artigo pertence ao Curso Decoração de Interiores
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesTudo bom
Muito importante esse curso
Amei o curso
Tudo bom
Muito bom
Muito importante esse curso