Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

4 Avaliações
Iolanda Santos Barreto de Meneses
★★★★★
Iolanda Santos Barreto de Meneses

Amei o curso

silvia Oli
★★★★★
silvia Oli

Tudo bom

Erenice Palmiro Maciel
★★★★★
Erenice Palmiro Maciel

Muito bom

Bianca Macedo Nunes
★★★★★
Bianca Macedo Nunes

Muito importante esse curso

SALA DE JANTAR


A sala de estar é um dos lugares mais frequentados por toda a família para que os membros possam interagir e compartilhar, de maneira descontraída, o momento da refeição.


Atualmente, a sala de jantar possui um conceito mais aberto, se integrando a outros ambientes, como salas de estar, cozinhas, jardins de inverno, varandas e sacadas.


Assim como nas salas de estar, aqui os móveis poderão servir como divisores de ambientes. Vale lembrar que o espaço de circulação deve ser de, no mínimo, 60 centímetros entre os móveis e de 1,20 metros entre a mesa e as paredes. A atmosfera da sala de jantar deve ser arejada e convidativa.


A iluminação deste cômodo deve estar focada tanto nos espaços de circulação quanto na mesa de jantar. O lustre é o principal item de iluminação, permite sofisticação ao ambiente e exerce bem as necessidades.


Candeeiros de mesa podem criar ambiente intimista e os apliques de parede são ideais para quando há quadros ou peças de arte.


▪ Mesas: o ponto de partida para distribuir os móveis deste cômodo é a mesa, sendo que o seu formato irá configurar todo o layout do espaço. 


Elas podem ter tampo oval, redondo, quadrado ou retangular. Geralmente, as salas de jantar retangulares combinam melhor com as mesas de bordas retas e as outras ficam melhores nas salas amplas. As mesas retangulares acomodam mais pessoas nesses espaços estreitos, principalmente se seus apoios forem centrais ou recuados.


As mesas redondas são mais versáteis e indicadas para ambientes menos formais, o que proporciona melhor interação entre as pessoas.

A escolha dos tecidos das cadeiras dependerá de alguns fatores, como a presença de crianças. Tecidos padrões, por exemplo, disfarçam as sujeiras. Também é possível escolher capas laváveis.


Capas de camurça e couro exigem cuidados especiais e não é tão adequada para casas com crianças.


▪ Tapetes: os grandes deixam o ambiente mais bonito e podem diferenciar a sala de jantar de outros ambientes.

Mas, sua ausência também tem vantagens, como realce do chão e sensação de ambiente mais fresco.


▪ Peças complementares: são os aparadores, as cristaleiras e os carrinhos de apoio. Assentos extras como pufes e banquinhos também podem ser encaixados aqui. 


▪ Toque final: é o momento de definir quais são os utensílios e elementos decorativos que farão parte da sala de estar. As toalhas, os trilhos ou jogos-americanos deverão ser os primeiros itens planejados, pois, é por cima deles que são colocados louças, copos, taças, xícaras, bandejas, guardanapos, travessas e faqueiros.

Já os arranjos florais, vasos e castiçais servem como curingas na decoração das mesas.


Este artigo pertence ao Curso Decoração de Interiores

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
Iolanda Santos Barreto de Meneses
★★★★★
Iolanda Santos Barreto de Meneses

Amei o curso

silvia Oli
★★★★★
silvia Oli

Tudo bom

Erenice Palmiro Maciel
★★★★★
Erenice Palmiro Maciel

Muito bom

Bianca Macedo Nunes
★★★★★
Bianca Macedo Nunes

Muito importante esse curso

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.