Área do Aluno


ou



Serviços Farmacêuticos em Farmácias e Drogarias

De acordo com o artigo 61 da RDC 44/2009, além da dispensação de medicamentos, as farmácias podem oferecer serviços farmacêuticos na presença de um profissional capacitado. Entre eles, podemos citar:

  • Acompanhamento e a avaliação da eficácia do tratamento prescrito;
  • Administração de medicamentos (nebulização, aplicação de injetáveis);
  • Aferição de parâmetros bioquímico (teste de glicemia capilar); Aferição de parâmetros fisiológicos (ex. aferição de pressão e temperatura);
  • Perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos;
  • Promoção do uso racional de medicamentos, a atenção farmacêutica domiciliar.

Vale salientar que os serviços como de aferição de glicemia e pressão arterial servem como forma de acompanhamento do estado de saúde do paciente. Nesse sentido, esse não é um instrumento adequado para o diagnóstico de enfermidades. Por isso, em caso de resultados anormais, o paciente deve ser orientado a buscar ajuda médica.

Ainda nesse contexto, dos serviços farmacêuticos, os aparelhos e acessórios utilizados para a medição de qualquer parâmetro fisiológico ou bioquímico devem possuir registro, notificação, cadastro junto à Anvisa.

Ou seja, tudo o que for utilizado deve ser devidamente regulamentado e passar constantemente por verificações, a fim de garantir que os resultados sejam o próximo da realidade possível, evitando qualquer tipo de equívoco tanto por estar desregulado, ou por manuseamento indevido.

Esses serviços não devem ser feitos no balcão, de qualquer forma. É importante salientar que o atendimento farmacêutico precisa ocorrer em um local privado, para garantir a segurança e conforto do paciente.

O atendimento é feito pelo farmacêutico do estabelecimento, entretanto, é necessário o apoio da equipe de atendentes para que o serviço garanta a privacidade e qualidade.

Nesse sentido, o local para o recebimento do paciente precisa ser organizado previamente, mantendo sempre a higiene e equipamentos necessários para o atendimento.

Não somente, a infraestrutura precisa ser adequada para as atividades que serão oferecidas.

Por isso, é necessário que o mobiliário, as dimensões e equipamentos sejam compatíveis com os serviços oferecidos.

No início desta apostila apontamos que é função do balconista da farmácia manter a organização da sala de injetáveis, essa é a mesma sala na qual ocorre os outros serviços farmacêuticos.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Atendente de Farmácia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados