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Sistema de Embreagem e Transmissão

O sistema de transmissão tem como objetivo comunicar às rodas a potência transformada no motor em energia mecânica. O tipo de mecanismo utilizado no sistema de transmissão depende diretamente do tipo de tração do veículo. Dessa forma temos que:

Num automóvel brasileiro convencional, com motor localizado na parte dianteira, a transmissão se inicia no volante do motor e é prolongada através da embreagem, do eixo de transmissão, da caixa de câmbio e do diferencial até as rodas de trás.

Já quando nos referimos a automóveis com motor à frente e com tração dianteira ou com o motor atrás e tração nas rodas de trás, temos então um sistema que dispensa o eixo transmissão sendo, neste caso, o movimento transmitido por meio de eixos curtos.

Quando pensamos no sistema de transmissão, de maneira geral temos que este é composto por um conjunto de 6 partes principais, são elas: a embreagem, a caixa de mudanças, a transmissão articulada e a semi-árvore. Cada um desses componentes será respectivamente elucidado a seguir:

1. Embreagem

 Este é um componente que se situa entre o volante do motor e a caixa de câmbio. Uma das suas funções é permitir o desligamento da energia motriz da parte da parte restante da transmissão para que seja possível libertá-la do torque quando as marchas são engrenadas ou mudadas.

Dessa forma, podemos dizer que a engrenagem é um conjunto de peças, que, quando articuladas, conseguem acoplar e desacoplar o motor do restante do sistema de transmissão. Para que isso aconteça, o motorista necessita acionar o pedal de embreagem do veículo.

2. Caixa de mudanças

Conhecida ainda como caixa de câmbio, este é um elemento do trem de força do veículo entre o motor e as rodas motrizes. Também denominado de caixa de marcha, trata-se de um conjunto de elementos que permite variar, convenientemente, a relação entre o número de rotações do motor, assim como o número de giros das rodas motrizes do veículo.

3. Transmissão articulada

É um conjunto de engrenagens de aço, responsável por transmitir o movimento de rotação da árvore secundária, da caixa de mudanças, ao diferencial, permitindo assim a variação de ângulo e de comprimento da transmissão, através das juntas universais e elásticas.

4 .Diferencial

É a peça responsável por transformar a velocidade que é originada pelo eixo, em duas velocidades distintas. De forma resumida, isto significa que essas engrenagens se combinam, para permitir rotações diferentes das rodas motrizes do veículo, quando esse se desloca nas curvas.

5. Semi-árvore

Também conhecida como semi-eixo, esta peça tem como principal função transmitir a rotação e o torque do diferencial às rodas motrizes.

Funcionamento do sistema de transmissão

Agora que você já foi capaz de entender quais são os principais componentes de transmissão tão importantes para os veículos, chegou a hora de conhecer como funciona este sistema a fundo, a partir do detalhamento do seu mecanismo de funcionamento.

Primeiro, é importante que você saiba que um sistema de transmissão pode ser tanto mecânico, quanto automático ou automatizado. São eles que garantem estes mesmos nomes aos veículos, e agora, você poderá entender o porquê.

De forma geral, quando o pedal de embreagem está livre, sem ser acionada pelo motorista, a embreagem faz a conexão do motor com a caixa de mudanças. Entretanto, quando acionamos o pedal, a embreagem acopla o motor com a caixa de mudanças.

Sendo assim, quando o motor está em movimento, para engatar as engrenagens de uma marcha, é necessário que a caixa de mudanças esteja desacoplada do motor. Depois de engrenada a marcha, a embreagem acopla lentamente a caixa de mudanças ao motor, sem causar trancos. É por este motivo que no momento de “passar a marcha” precisamos pisar na embreagem, e ao soltá-la devemos ter o cuidado de não realizar a conexão do motor com a caixa de mudanças de forma brusca.

Desse modo, a caixa de mudanças recebe o movimento de rotação do motor e consegue transmiti-lo por meio da transmissão articulada, ao diferencial na relação de velocidade que corresponde à marcha engrenada, que, por sua vez, transmite-o às semi-árvores e suas respectivas rodas.

Logo, se conseguíssemos resumir a sequência de transmissão do mecanismo de rotação do motor, teríamos portanto a seguinte ordem de acionamento: primeiramente o motor, em seguida a embreagem, que por sua vez acopla a caixa de mudanças, passando pela transmissão articulada, que transfere para o diferencial, finalizando o processo na semi-árvores e nas rodas motrizes.

Transmissão Mecânica

Nesse sistema a embreagem e a caixa de marcha, para transmitirem os movimentos de rotação do motor, às rodas motrizes, são operadas pelo motorista, por meio de comandos que conjugam o acionamento das duas.

Transmissão mecânica convencional. 

No sistema mecânico, convencional, a transmissão dos movimentos de rotação do motor tem início na embreagem, e continuidade através da caixa de mudanças, da transmissão articulada, do diferencial e das semi-árvores, até às rodas motrizes 

Existe ainda o sistema de transmissão mecânico compacto, onde a embreagem e a caixa de mudanças, para transmitirem os movimentos de rotação do motor, às rodas motrizes, também são operadas pelo motorista, por meio de comandos que conjugam o acionamento das duas A transmissão dos movimentos de rotação do motor, quando instalados na dianteira ou na traseira do veículo, dispensa a utilização da transmissão articulada, sendo, neste caso, transmitidos os movimentos por meio de árvores 

Automática 

Nesse sistema, a embreagem e a caixa de mudanças realizam automaticamente suas funções, sempre que se fizerem necessárias. O sistema de transmissão automática, de acordo com a velocidade do veículo e o número de rotações do motor, seleciona as marchas compatíveis ao deslocamento do veículo. Nesse sistema, o conversor de torque substitui a embreagem. A caixa de mudanças é comandada por pressões hidráulicas. Além desse tipo de transmissão automática hidráulica, que é a mais usada, há outros pouco usados, que são: transmissão automática eletromagnética, por correias e hidrostática. 

Automatizada

Uma nova alternativa em termos de caixa é a automatização (robotização) de caixas mecânicas, trata-se de um sistema que possui um gerenciamento eletrônico da embreagem, permitindo que se faça mudanças de marcha no câmbio sem acionamento de um pedal. Ex; Fiat dualogic e GM easytronic.



Este artigo pertence ao Curso de Mecânica Automotiva Básica

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