SISTEMA DE TRANSCRIÇÃO PARA LIBRAS
Existem diversos sistemas de convenções para escrever as LIBRAS, mas a maior parte deles demanda tempo de estudo. Um dos métodos mais simples com o qual podemos trabalhar é o Sistema de notação em palavras. Trata-se de sistema que vem sendo adotado por pesquisadores de línguas de sinais do Brasil e outros países.
O nome vem das palavras de uma língua oral-auditiva que são utilizadas para representar, aproximadamente, os sinais. Deste modo, a LIBRAS pode ser representada a partir das seguintes convenções:
1) Os sinais, para efeito de simplificação, serão representados por itens lexicais da Língua Portuguesa em letras maiúsculas:
Fonte: Slideshare
2) Um sinal que é traduzido por duas ou mais palavras em LP será representado pelas palavras correspondentes separadas por hífen. Ex: CORTAR-COM-FACA = CORTAR
3) Um sinal composto, formado por dois ou mais sinais, que será representado por duas ou mais palavras, mas a ideia de uma coisa só, serão separados pelo símbolo
4) A datilologia (alfabeto manual), usada para expressar nome de pessoas, localidades e outras palavras que não possuem sinal está representada pela palavra separada, letra por letra, pelo hífen:
5) O sinal soletrado, palavra da língua portuguesa que, por empréstimo, passou a pertencer À LIBRAS, é representada pela datilologia do sinal em itálico:
6) Não há desinências de gêneros na LIBRAS. O plural representado, em LP, por palavra da que possui estas marcas, está terminado com o símbolo @ para reforçar a ideia de ausência e não haver confusão.
7) Expressões facial e corporal, simultaneamente feitas com um sinal, estão representados acima do sinal ao qual está acrescentando alguma ideia que pode ser em relação ao:
Para simplificação, serão usados os sinais de pontuação utilizados nas línguas orais auditivas para representar frases nas formas exclamativas e interrogativas.
8) Os verbos que possuem concordância de gênero, através de classificadores, estão sendo representados com o tipo de classificador em subscrito. É o tipo do morfema usado através das configurações de mãos que podem ser incorporados a um morfema lexical para mencionar a classe a que pertence o referente para descrevê-lo quanto a forma ou tamanho, ou a maneira como esse referente se comporta na ação verbal.
9) Verbos em concordância de lugar ou número-pessoal, através do movimento direcionado, estão representados pela palavra correspondente com uma letra em subscrito que indicará:
10) Em casos da marca de plural pela repetição do sinal, esta será representada por uma cruz no lado direito acima do sinal que está sendo repetido:
11) Quando um sinal geralmente feito com uma das mãos, ou dois sinais feitos pelas duas mãos simultaneamente, serão representados um abaixo do outro com indicação das mãos: direita (md) e esquerda (me).
Referência de aula: professora Dilaína Maria (SlideShare)
Este artigo pertence ao Curso de Libras Básico
Faça o Curso completo grátis!!