Sistema Linfático

O sistema linfático é formado por um conjunto de células, tecidos, vasos, canais e órgãos que se espalham pelo corpo com o intuito de participar do processo de filtragem e remoção do excesso de líquido do organismo. Além de ser o principal sistema de defesa para a entrada de microrganismos invasores.

Com isso, o sistema linfático contribui para a síntese de células imunológicas como os linfócitos, os quais são responsáveis por combater os microrganismos que podem causar enfermidades. Além de atuar na absorção de lipídios (gorduras) no intestino.

Ademais, diferente do sistema cardiovascular, o sistema linfático não tem um órgão que é responsável pelo bombeamento da linfa (substância semelhante ao plasma do sangue).

Desse modo, para que haja a circulação da linfa, é preciso que exista a ação de forças externas, como a contração dos músculos esqueléticos que estão localizados ao redor do sistema.

Além do mais, também é necessário a contração do músculo liso das paredes vasculares e a variações de pressão provenientes da respiração.

Funções

• Certificar a proteção do organismo contra as doenças provocadas por microrganismos patogênicos;
  • Garantir o retorno dos fluidos encontrados nos espaços intersticiais para a corrente sanguínea;
  • Participar da absorção de gorduras no trato gastrintestinal;
  • Produção de linfócitos;
  • Participação no sistema imunológico;
  • Filtragem e remoção dos resíduos e células defeituosas presentes no organismo.

Constituintes

Os principais constituintes do sistema linfático são: linfa, vasos linfáticos, linfonodos, ductos linfáticos e órgãos linfáticos.

Veja a seguir o que e quais são as funções de cada um deles:

Linfa

A linfa é caracterizada por um líquido transparente que flui nos vasos linfáticos. Ela é constituída por água, proteínas, linfócitos, nutrientes e outras substâncias, como enzimas, hormônios e outros tipos de leucócitos. Com isso, ela é a responsável por percorrer através da circulação linfática.

Portanto, a sua principal função é drenar os resíduos e o excesso de água do corpo, além de fazer a transportação dos glóbulos brancos para todo o organismo.

Vasos linfáticos

Os vasos linfáticos são constituídos por capilares finos e pequenos, os quais transportam a linfa. À medida em que eles percorrem os caminhos para mover a linfa para o coração, ocorre a ampliação dos seus tamanhos. Além disso, eles fazem a transportação em apenas um único sentido, pois assim é possível impedir o refluxo.

Eles atuam diretamente no sistema de defesa do organismo. Uma vez que, os vasos linfáticos coletam e transportam a linfa para ser filtrada nos linfonodos. Dessa forma, eles garantem a eliminação dos resíduos, excesso de água e outras substâncias tóxicas para o organismo.

Linfonodos

Também chamados de nódulos linfáticos, os linfonodos são pequenas glândulas que estão localizadas em regiões do corpo como pescoço, axilas, virilha, tórax e abdômen. Eles são formados por tecido linfoide e são responsáveis por fazer a filtragem da linfa, antes que ela retorne para o sangue.

Sendo assim, eles agem removendo vírus, bactérias e células cancerígenas. Além de serem responsáveis por produzir e armazenar linfócitos e outras células imunológicas, com o objetivo de combater os microrganismos invasores.

Ductos linfáticos

Os ductos linfáticos são canais extensos, subdivididos entre ducto linfático direito e ducto linfático esquerdo. Eles se conectam ao coração e, por isso, a linfa passa por esses canais antes de retornar para a corrente sanguínea. Logo, é neles que os vasos linfáticos armazenam a linfa já filtrada.

Portanto, ele é o principal responsável por evitar o acúmulo de líquido no corpo, como o edema. Visto que, os ductos linfáticos agem mantendo o volume de sangue normal.

Órgãos linfáticos

Os órgãos linfáticos estão distribuídos ao longo do caminho dos vasos linfáticos, os quais são estimulados pelo sistema sempre que existe uma inflamação ou infecção no organismo. Os principais órgãos linfáticos são:

• Baço: é o maior órgão linfático de todos. Ele está situado na parte superior esquerda do abdômen e em cima do estômago. Sua função é produzir os linfócitos e filtrar o sangue;
  • Timo: caracterizado por ser uma glândula localizada na parte superior do tórax, ele é o responsável pela síntese e multiplicação dos linfócitos T;
  • Apêndice: é constituído por tecido linfóide e, por isso, ajuda a combater os microrganismos patogênicos antes que eles cheguem ao intestino. Além disso, acredita-se também que o apêndice armazena bactérias benéficas que equilibram a microbiota intestinal;
  • Medula óssea: tecido esponjoso e macio que é encontrado dentro de alguns ossos, ela tem a função de produzir as células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Este artigo pertence ao Curso de Massagem Redutora